terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Instrutor das Classes

O instrutor de classes

Como vimos ontem, a instrução das classes corresponde ao principal programa dos desbravadores. Então, quem seria o membro da diretoria responsável por esta importante tarefa? Aí é que temos uma grande divisão: muitos acreditam que a tarefa de instrução das classes é do conselheiro, sendo feita dentro do cantinho da unidade; mas um outro grupo de líderes [eu sou um deles] acredita que o conselheiro já tem as suas funções específicas (clique AQUI e AQUI para conferir) e instruir as classes é tarefa de um outro membro da diretoria: o instrutor. Dessa maneira, o conselheiro tem tempo para cumprir com as suas responsabilidades e podemos envolver mais pessoas na direção do Clube, sem contar que assim podemos dar as classes com as unidades juntas (masculinas e femininas).
Então vamos conhecer esse membro tão importante e, às vezes, esquecido da direção.
--
O Instrutor é um membro da diretoria do Clube que atua diretamente com os Conselheiros e Diretores Associados, sendo os últimos [diretores associados] os responsáveis pela fiscalização do seu trabalho.

Em geral o trabalho do instrutor é ser responsável por uma classe específica, sendo que não necessariamente ele precise dar a instrução de todos os requisitos, mas ele, sempre que achar conveniente, pode pedir a alguém para fazê-lo.

O Clube também pode ter um grupo de Instrutores responsáveis pelas especialidades, que deverão procurar sempre especialidades legais para serem dadas ao Clube e quem pode instruí-las.

Mas os Instrutores não são apenas pessoas do Clube, eles podem ser convidados para ministrar matéria específica, e nem precisam ser adventistas, mas precisam ser chamados somente com a autorização do Diretor do Clube. Por exemplo, você vai dar uma instrução de Lapidação e ninguém no Clube sabe isso. Então o Instrutor responsável por especialidades deve providenciar qualquer pessoa que entenda do assunto para dar essa especialidade, com a devida autorização do Diretor.

Funções do instrutor

Ser responsável por ministrar uma das Classes. Como mencionado acima, ele é o responsável para que no final das atividades os meninos sejam investidos, providenciando a instrução de todo o cartão e não necessariamente ele deve dar a instrução de todo o cartão.

Avaliar os itens do cartão. Como foi ele ou um convidado que deu a instrução, deve ser ele quem deve assumir a responsabilidade de avaliar o garoto e dizer se este cumpriu o exigido satisfatoriamente ou não.

Preparar os garotos para a avaliação regional. A palavra final de quem vai ser investido ou não é do Regional, portanto, você deve cuidar para que seus desbravadores realmente estejam preparados para a avaliação com ele, para que não fiquem constrangidos por não poderem ser investidos.

Montar um calendário de instrução e encaminhá-lo para os Diretores Associados. Você deve montar um cronograma de todas as instruções que você vai dar ao longo do ano, de forma que tudo esteja concluído até o dia da investidura. Cuide para que o seu calendário não choque com programas estabelecidos pelo Clube, da mesma forma, observe as atividades do Clube para aproveitar alguma instrução específica. Por exemplo, no dia tal, o Clube vai fazer uma caminhada num lugar que tem muitas árvores, seus garotos precisam da especialidade de árvores, então, aproveite para marcar a data dessa instrução no dia dessa caminhada.

Manter um trabalho conjunto com o Conselheiro para melhor avaliar os desbravadores. O contato que o Instrutor tem com os desbravadores é somente na hora da instrução, sendo que muitas vezes ele nem sabe muito bem o que está acontecendo com cada um. Por isso, para um melhor rendimento das Classes, esteja muito próximo dos Conselheiros dos seus meninos para que você saiba lidar com algum eventual problema que esteja acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário