AM01
Arte de Contar Histórias Cristãs
1.
Mencionar três fontes onde tenha encontrado material para história de cada uma
das cate-gorias a seguir. Conte uma história para cada categoria.
a. História sagrada
b. História da igreja
c. Natureza
d. História de algum personagem
e. Parábola com recursos visuais
2. Para as histórias que contar no cumprimento do item acima, faça o seguinte:
a. Contar uma história para crianças de no máximo 5 anos de idade, com duração mínima de 3 minutos.
b. Contar uma história para um grupo de crianças com idades entre 10 e 12 anos, com duração mínima de 5 minutos.
3. Fazer um resumo por escrito de uma história que você vai contar.
4. Explicar como, e em que circunstâncias, o material do curso deve ser modificado nas seguintes situações:
a. Contar uma história na primeira pessoa, segunda pessoa e terceira pessoa.
b. Ouvintes, faixa etária e propósitos diferentes.
c. Encurtar uma história.
d. Alongar uma história.
5. Explicar por que é necessário um objetivo definido ao contar uma história. Explicar como se obtém um bom clímax de uma história.
6. Contar uma história sobre missionários em terra estrangeira, com duração mínima de 5 minutos.
7. Contar uma história que ensine princípios de saúde.
a. História sagrada
b. História da igreja
c. Natureza
d. História de algum personagem
e. Parábola com recursos visuais
2. Para as histórias que contar no cumprimento do item acima, faça o seguinte:
a. Contar uma história para crianças de no máximo 5 anos de idade, com duração mínima de 3 minutos.
b. Contar uma história para um grupo de crianças com idades entre 10 e 12 anos, com duração mínima de 5 minutos.
3. Fazer um resumo por escrito de uma história que você vai contar.
4. Explicar como, e em que circunstâncias, o material do curso deve ser modificado nas seguintes situações:
a. Contar uma história na primeira pessoa, segunda pessoa e terceira pessoa.
b. Ouvintes, faixa etária e propósitos diferentes.
c. Encurtar uma história.
d. Alongar uma história.
5. Explicar por que é necessário um objetivo definido ao contar uma história. Explicar como se obtém um bom clímax de uma história.
6. Contar uma história sobre missionários em terra estrangeira, com duração mínima de 5 minutos.
7. Contar uma história que ensine princípios de saúde.
AM02
Asseio e Cortesia Cristã
Asseio e Cortesia Cristã
1.
Que combinação bem equilibrada de forças Jesus desenvolveu em Sua juventude?
(Lucas 2:52)
2. De acordo com o Salmo 8, que estima Deus atribui a seu valor pessoal?
a. Enviar cinco cartões feitos à mão com mensagens pessoais, poemas ou versos bíblicos para pessoas que estão precisando de encorajamento.
3. Os nomes são importantes para Deus? Ele sabe o seu nome? (Isaías 43:1; Êxodo 33:17; Isaías 45:4)
4. Demonstrar ou discutir técnicas adequadas de conversação, incluindo:
a. Maneira apropriada de falar com pessoas mais velhas em público.
b. Como abordar as pessoas e fazer as apresentações necessárias.
c. Perguntas que devem ser evitadas.
d. Como pensar em coisas agradáveis para se dizer.
e. Como demonstrar preocupação pelos sentimentos dos outros.
f. O que dizer quando atende a porta.
g. Como atender o telefone corretamente.
5. Se você deseja usar seu dom de fala para a glória de Deus, qual deveria ser a sua oração? (Salmos 19:14)
6. Fazer uma lista de sete pontos que demonstrem o poder de uma postura correta. Verificar sua postura e perfil físico. Demonstrar a correta posição para ficar em pé, e para sentar-se. Leia Educação, página 198, parágrafo 3, e anote os benefícios mencionados que lhe advirão resultados de uma postura correta.
7. Apresentar duas razões porque a boa forma física é importante. Explicar a relação entre um regime adequado, exercícios e controle de peso.
8. Mencionar a importância de um asseio adequado, incluindo banho, higiene corporal, hálito, cuidado apropriado das roupas, etc.
9. Descrever a maneira correta de lavar o cabelo e de cuidar dos “utensílios capilares”.
10. Descrever o cuidado adequado com suas mãos e unhas.
11. Saber a importância de uma “higiene” diária da alma, e de desenvolver um caráter cristão, e por que “pertencer a Cristo” faz uma diferença em sua maneira de vestir-se e agir.
12. Discutir as orientações bíblicas que o ajudarão a lidar com sua sexualidade e manter seus pensamentos puros. Discutir inteligentemente aquilo que se pode ou não se pode fazer ao namorar.
13. Relacionar quatro razões por que seu rosto é importante para você e demons-trar como a sua maneira de exercitar-se e dormir pode melhorar sua aparência facial. Que relação os pensamentos têm sobre a fisionomia? Descrever um cuidado facial apropriado.
14. Conhecer as regras de etiqueta à mesa, que facilitam a sua vida, e a dos ou-tros, tais como o que fazer com a faca e o garfo após usá-los. Saber como ser um convidado agradável, e uma alegria para seu anfitrião ou anfitriã.
15. Relacionar os dez princípios que podem ajudá-lo a superar a inibição e a vergonha.
2. De acordo com o Salmo 8, que estima Deus atribui a seu valor pessoal?
a. Enviar cinco cartões feitos à mão com mensagens pessoais, poemas ou versos bíblicos para pessoas que estão precisando de encorajamento.
3. Os nomes são importantes para Deus? Ele sabe o seu nome? (Isaías 43:1; Êxodo 33:17; Isaías 45:4)
4. Demonstrar ou discutir técnicas adequadas de conversação, incluindo:
a. Maneira apropriada de falar com pessoas mais velhas em público.
b. Como abordar as pessoas e fazer as apresentações necessárias.
c. Perguntas que devem ser evitadas.
d. Como pensar em coisas agradáveis para se dizer.
e. Como demonstrar preocupação pelos sentimentos dos outros.
f. O que dizer quando atende a porta.
g. Como atender o telefone corretamente.
5. Se você deseja usar seu dom de fala para a glória de Deus, qual deveria ser a sua oração? (Salmos 19:14)
6. Fazer uma lista de sete pontos que demonstrem o poder de uma postura correta. Verificar sua postura e perfil físico. Demonstrar a correta posição para ficar em pé, e para sentar-se. Leia Educação, página 198, parágrafo 3, e anote os benefícios mencionados que lhe advirão resultados de uma postura correta.
7. Apresentar duas razões porque a boa forma física é importante. Explicar a relação entre um regime adequado, exercícios e controle de peso.
8. Mencionar a importância de um asseio adequado, incluindo banho, higiene corporal, hálito, cuidado apropriado das roupas, etc.
9. Descrever a maneira correta de lavar o cabelo e de cuidar dos “utensílios capilares”.
10. Descrever o cuidado adequado com suas mãos e unhas.
11. Saber a importância de uma “higiene” diária da alma, e de desenvolver um caráter cristão, e por que “pertencer a Cristo” faz uma diferença em sua maneira de vestir-se e agir.
12. Discutir as orientações bíblicas que o ajudarão a lidar com sua sexualidade e manter seus pensamentos puros. Discutir inteligentemente aquilo que se pode ou não se pode fazer ao namorar.
13. Relacionar quatro razões por que seu rosto é importante para você e demons-trar como a sua maneira de exercitar-se e dormir pode melhorar sua aparência facial. Que relação os pensamentos têm sobre a fisionomia? Descrever um cuidado facial apropriado.
14. Conhecer as regras de etiqueta à mesa, que facilitam a sua vida, e a dos ou-tros, tais como o que fazer com a faca e o garfo após usá-los. Saber como ser um convidado agradável, e uma alegria para seu anfitrião ou anfitriã.
15. Relacionar os dez princípios que podem ajudá-lo a superar a inibição e a vergonha.
Para
as jovens / garotas:
16. Demonstrar dois exercícios que melhorarão sua postura, e ajudarão a diminuir quadris, cintura, coxas e barriga.
17. Saber escolher um corte de cabelo que combine com seu rosto.
18. Saber o estilo e roupas apropriados para usar de acordo com seu tipo corporal.
19. Demonstrar a maneira correta de colocar um casaco ou capa.
16. Demonstrar dois exercícios que melhorarão sua postura, e ajudarão a diminuir quadris, cintura, coxas e barriga.
17. Saber escolher um corte de cabelo que combine com seu rosto.
18. Saber o estilo e roupas apropriados para usar de acordo com seu tipo corporal.
19. Demonstrar a maneira correta de colocar um casaco ou capa.
Para
os jovens / garotos:
16. Saber como arrumar o cabelo e escolher um corte de cabelo que melhore sua aparência.
17. Relacionar regras de vestimenta e estilo apropriado de roupa para usar se você for alto/baixo, magro/gordo.
18. Explicar por que os cristãos deveriam praticar as boas maneiras. Demonstrar como puxar a cadeira para uma jovem ou senhora sentar-se à mesa, e como levar uma jovem de casa a um evento social.
16. Saber como arrumar o cabelo e escolher um corte de cabelo que melhore sua aparência.
17. Relacionar regras de vestimenta e estilo apropriado de roupa para usar se você for alto/baixo, magro/gordo.
18. Explicar por que os cristãos deveriam praticar as boas maneiras. Demonstrar como puxar a cadeira para uma jovem ou senhora sentar-se à mesa, e como levar uma jovem de casa a um evento social.
AM03
Aventuras por Cristo
Aventuras por Cristo
É
essencial que você planeje pelo menos de seis meses a um ano trabalhando nessa
especialidade. Você deve escolher uma data para começar, e apenas os projetos
iniciados após esta data valerão “pontos” para esta especialidade.
1.
Escolher dois dos itens a seguir a realizá-los com constância durante pelo
menos seis meses.
a. Ler a Inspiração Juvenil todos os dias.
b. Estudar regularmente a lição da Escola Sabatina a cada semana.
c. Seguir o plano de leitura do ano bíblico jovem fielmente.
d. Desenvolver um diário de oração pessoal, alistando pessoas e pedidos pelos quais está orando e as respostas a estas orações.
e. Planejar e realizar pelo menos um culto familiar por semana.
2. Escolher três dos itens a seguir:
a. Enviar cinco cartões feitos à mão com mensagens pessoais, poemas ou versos bíblicos para pessoas que estão precisando de encorajamento.
b. Visitar dez ou mais pessoas e convidá-las para um evento especial da igreja ou do clube de Desbravadores.
c. Escolher um amigo e visitar alguém que tem estado ausente da Escola Sabatina ou da Igreja. Leve um cartão e um presente feito em casa. Compartilhe esta experiência com sua família e ore por esta pessoa.
d. Manter durante um mês o seu quarto limpo e a cama arrumada; realizar pelo menos três projetos e demonstrar gentileza para com o pai, e três para com a mãe, que lhes demonstre o quanto você os ama.
e. Juntar quinze revistas antigas e entregá-las a membros ausentes da Escola Sabatina, crianças em hospitais, etc.
f. Levar uma gravação em cassete de um sermão do pastor de sua igreja, mais alguma música especial a um abrigo para pobres durante três semanas.
g. Ligar para o pastor, primeiro ancião ou diácono e oferecer-se para ajudá-lo com quaisquer tarefas que queira que você faça – duas horas por semana – durante um período de três semanas.
3. Escolher um dos itens a seguir e realizá-los com um grupo:
a. Procurar jardins que precisam de uma limpeza, e recolher a sujeira em sacos plásticos. Deixar um bilhete e um exemplar do livro Caminho a Cristo. Não aceitar pagamento.
b. Planejar uma festa de aniversário com jogos, presentes e diversões num asilo, para um paciente que faça aniversário em data perto do seu.
c. Envolver toda a família num projeto de testemunho, tal como dar estudos bíblicos, distribuir exemplares do Caminho a Cristo em hotéis, adotar uma família necessitada, fazer um projeto de trabalho para alguém de idade que precise de ajuda em casa.
d. Ler Mateus 25:35-40, e em seguida caminhar pela vizinhança e fazer uma lista das necessidades de seus vizinhos. (Estão solitários, necessitados, a grama precisa ser cortada, o jardim está cheio de ervas daninhas, etc.) Planejar o tempo de forma a suprir tantas das necessidades quantas forem possíveis.
e. Envolver-se em alguma tragédia que tenha acontecido em sua comunidade, de forma a ajudar as pessoas que precisam de ajuda.
4. Inventar seu próprio empreendimento missionário, no qual deve envolver-se pelo menos três vezes, duas horas cada vez.
a. Ler a Inspiração Juvenil todos os dias.
b. Estudar regularmente a lição da Escola Sabatina a cada semana.
c. Seguir o plano de leitura do ano bíblico jovem fielmente.
d. Desenvolver um diário de oração pessoal, alistando pessoas e pedidos pelos quais está orando e as respostas a estas orações.
e. Planejar e realizar pelo menos um culto familiar por semana.
2. Escolher três dos itens a seguir:
a. Enviar cinco cartões feitos à mão com mensagens pessoais, poemas ou versos bíblicos para pessoas que estão precisando de encorajamento.
b. Visitar dez ou mais pessoas e convidá-las para um evento especial da igreja ou do clube de Desbravadores.
c. Escolher um amigo e visitar alguém que tem estado ausente da Escola Sabatina ou da Igreja. Leve um cartão e um presente feito em casa. Compartilhe esta experiência com sua família e ore por esta pessoa.
d. Manter durante um mês o seu quarto limpo e a cama arrumada; realizar pelo menos três projetos e demonstrar gentileza para com o pai, e três para com a mãe, que lhes demonstre o quanto você os ama.
e. Juntar quinze revistas antigas e entregá-las a membros ausentes da Escola Sabatina, crianças em hospitais, etc.
f. Levar uma gravação em cassete de um sermão do pastor de sua igreja, mais alguma música especial a um abrigo para pobres durante três semanas.
g. Ligar para o pastor, primeiro ancião ou diácono e oferecer-se para ajudá-lo com quaisquer tarefas que queira que você faça – duas horas por semana – durante um período de três semanas.
3. Escolher um dos itens a seguir e realizá-los com um grupo:
a. Procurar jardins que precisam de uma limpeza, e recolher a sujeira em sacos plásticos. Deixar um bilhete e um exemplar do livro Caminho a Cristo. Não aceitar pagamento.
b. Planejar uma festa de aniversário com jogos, presentes e diversões num asilo, para um paciente que faça aniversário em data perto do seu.
c. Envolver toda a família num projeto de testemunho, tal como dar estudos bíblicos, distribuir exemplares do Caminho a Cristo em hotéis, adotar uma família necessitada, fazer um projeto de trabalho para alguém de idade que precise de ajuda em casa.
d. Ler Mateus 25:35-40, e em seguida caminhar pela vizinhança e fazer uma lista das necessidades de seus vizinhos. (Estão solitários, necessitados, a grama precisa ser cortada, o jardim está cheio de ervas daninhas, etc.) Planejar o tempo de forma a suprir tantas das necessidades quantas forem possíveis.
e. Envolver-se em alguma tragédia que tenha acontecido em sua comunidade, de forma a ajudar as pessoas que precisam de ajuda.
4. Inventar seu próprio empreendimento missionário, no qual deve envolver-se pelo menos três vezes, duas horas cada vez.
AM04
Aventuras por Cristo
nível avançado
Aventuras por Cristo
nível avançado
É
essencial que você planeje pelo menos de seis meses a um ano trabalhando nessa
especialidade. Você deve escolher uma data para começar, e apenas os projetos
iniciados após esta data valerão “pontos” para esta especialidade.
1.
Escolher dois dos itens a seguir a realizá-los com constância durante pelo
menos seis meses.
a. Ler a Inspiração Juvenil todos os dias.
b. Estudar regularmente a lição da Escola Sabatina a cada semana.
c. Seguir o plano de leitura do ano bíblico jovem fielmente.
d. Desenvolver um diário de oração pessoal, alistando pessoas e pedidos pelos quais está orando e as respostas a estas orações.
e. Planejar e realizar pelo menos um culto familiar por semana.
2. Escolher três dos itens a seguir:
a. Enviar cinco cartões feitos à mão com mensagens pessoais, poemas ou versos bíblicos para pessoas que estão precisando de encorajamento.
b. Visitar dez ou mais pessoas e convidá-las para um evento especial da igreja ou do clube de Desbravadores.
c. Escolher um amigo e visitar alguém que tem estado ausente da Escola Sabatina ou da Igreja. Leve um cartão e um presente feito em casa. Compartilhe esta experiência com sua família e ore por esta pessoa.
d. Manter durante um mês o seu quarto limpo e a cama arrumada; realizar pelo menos três projetos e demonstrar gentileza para com o pai, e três para com a mãe, que lhes demonstre o quanto você os ama.
e. Juntar quinze revistas antigas e entregá-las a membros ausentes da Escola Sabatina, crianças em hospitais, etc.
f. Levar uma gravação em cassete de um sermão do pastor de sua igreja, mais alguma música especial a um abrigo para pobres durante três semanas.
g. Ligar para o pastor, primeiro ancião ou diácono e oferecer-se para ajudá-lo com quaisquer tarefas que queira que você faça – duas horas por semana – durante um período de três semanas.
3. Escolher um dos itens a seguir e realizá-los com um grupo:
a. Procurar jardins que precisam de uma limpeza, e recolher a sujeira em sacos plásticos. Deixar um bilhete e um exemplar do livro Caminho a Cristo. Não aceitar pagamento.
b. Planejar uma festa de aniversário com jogos, presentes e diversões num asilo, para um paciente que faça aniversário em data perto do seu.
c. Envolver toda a família num projeto de testemunho, tal como dar estudos bíblicos, distribuir exemplares do Caminho a Cristo em hotéis, adotar uma família necessitada, fazer um projeto de trabalho para alguém de idade que precise de ajuda em casa.
d. Ler Mateus 25:35-40, e em seguida caminhar pela vizinhança e fazer uma lista das necessidades de seus vizinhos. (Estão solitários, necessitados, a grama precisa ser cortada, o jardim está cheio de ervas daninhas, etc.) Planejar o tempo de forma a suprir tantas das necessidades quantas forem possíveis.
e. Envolver-se em alguma tragédia que tenha acontecido em sua comunidade, de forma a ajudar as pessoas que precisam de ajuda.
4. Inventar seu próprio empreendimento missionário, no qual deve envolver-se pelo menos três vezes, duas horas cada vez.
a. Ler a Inspiração Juvenil todos os dias.
b. Estudar regularmente a lição da Escola Sabatina a cada semana.
c. Seguir o plano de leitura do ano bíblico jovem fielmente.
d. Desenvolver um diário de oração pessoal, alistando pessoas e pedidos pelos quais está orando e as respostas a estas orações.
e. Planejar e realizar pelo menos um culto familiar por semana.
2. Escolher três dos itens a seguir:
a. Enviar cinco cartões feitos à mão com mensagens pessoais, poemas ou versos bíblicos para pessoas que estão precisando de encorajamento.
b. Visitar dez ou mais pessoas e convidá-las para um evento especial da igreja ou do clube de Desbravadores.
c. Escolher um amigo e visitar alguém que tem estado ausente da Escola Sabatina ou da Igreja. Leve um cartão e um presente feito em casa. Compartilhe esta experiência com sua família e ore por esta pessoa.
d. Manter durante um mês o seu quarto limpo e a cama arrumada; realizar pelo menos três projetos e demonstrar gentileza para com o pai, e três para com a mãe, que lhes demonstre o quanto você os ama.
e. Juntar quinze revistas antigas e entregá-las a membros ausentes da Escola Sabatina, crianças em hospitais, etc.
f. Levar uma gravação em cassete de um sermão do pastor de sua igreja, mais alguma música especial a um abrigo para pobres durante três semanas.
g. Ligar para o pastor, primeiro ancião ou diácono e oferecer-se para ajudá-lo com quaisquer tarefas que queira que você faça – duas horas por semana – durante um período de três semanas.
3. Escolher um dos itens a seguir e realizá-los com um grupo:
a. Procurar jardins que precisam de uma limpeza, e recolher a sujeira em sacos plásticos. Deixar um bilhete e um exemplar do livro Caminho a Cristo. Não aceitar pagamento.
b. Planejar uma festa de aniversário com jogos, presentes e diversões num asilo, para um paciente que faça aniversário em data perto do seu.
c. Envolver toda a família num projeto de testemunho, tal como dar estudos bíblicos, distribuir exemplares do Caminho a Cristo em hotéis, adotar uma família necessitada, fazer um projeto de trabalho para alguém de idade que precise de ajuda em casa.
d. Ler Mateus 25:35-40, e em seguida caminhar pela vizinhança e fazer uma lista das necessidades de seus vizinhos. (Estão solitários, necessitados, a grama precisa ser cortada, o jardim está cheio de ervas daninhas, etc.) Planejar o tempo de forma a suprir tantas das necessidades quantas forem possíveis.
e. Envolver-se em alguma tragédia que tenha acontecido em sua comunidade, de forma a ajudar as pessoas que precisam de ajuda.
4. Inventar seu próprio empreendimento missionário, no qual deve envolver-se pelo menos três vezes, duas horas cada vez.
AM05
Cidadania Cristã
Cidadania Cristã
1.
Descrever as bandeiras de seu país,
estado ou cidade, JA e Desbravadores.
2. Saber como hastear a bandeira nacional com duas outras bandeiras, nas seguintes circunstâncias:
a. acampamento ou campori
b. programa do dia dos Desbravadores
c. desfile
3. Demonstrar como dobrar e saudar a bandeira nacional. Mencionar quando e como ela deve ser hasteada.
4. Explique o significado e a razão para a existência do Hino Nacional, e recitar a letra de memória.
5. Apresentar os direitos e deveres de um cidadão em seu país.
6. Entrevistar uma autoridade local, regional ou federal de seu país, e aprender sobre seus deveres e atividades.
7. Escrever um trabalho de uma página ou fazer uma apresentação oral de dois minutos sobre uma pessoa famosa de seu país. Mencionar o que ela fez para alcançar reconhecimento.
8. Fazer um dos itens a seguir:
a. Fazer uma lista de dez citações famosas de líderes de seu país.
b. Fazer uma lista de dez lugares históricos famosos em seu país.
c. Fazer uma lista de dez eventos históricos muito conhecidos em seu país.
9. Descrever o que você pode fazer como cidadão para ajudar sua igreja e país.
10. Acompanhar os passos de um indivíduo que esteja tentando conseguir a cidadania em seu país, e aprenda como isto é feito.
11. Explicar o sistema de governo em seu país.
12. Explicar o significado da declaração que Jesus fez em Mateus 22:21: “Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
13. Explicar por que há leis estabelecidas em seu país.
2. Saber como hastear a bandeira nacional com duas outras bandeiras, nas seguintes circunstâncias:
a. acampamento ou campori
b. programa do dia dos Desbravadores
c. desfile
3. Demonstrar como dobrar e saudar a bandeira nacional. Mencionar quando e como ela deve ser hasteada.
4. Explique o significado e a razão para a existência do Hino Nacional, e recitar a letra de memória.
5. Apresentar os direitos e deveres de um cidadão em seu país.
6. Entrevistar uma autoridade local, regional ou federal de seu país, e aprender sobre seus deveres e atividades.
7. Escrever um trabalho de uma página ou fazer uma apresentação oral de dois minutos sobre uma pessoa famosa de seu país. Mencionar o que ela fez para alcançar reconhecimento.
8. Fazer um dos itens a seguir:
a. Fazer uma lista de dez citações famosas de líderes de seu país.
b. Fazer uma lista de dez lugares históricos famosos em seu país.
c. Fazer uma lista de dez eventos históricos muito conhecidos em seu país.
9. Descrever o que você pode fazer como cidadão para ajudar sua igreja e país.
10. Acompanhar os passos de um indivíduo que esteja tentando conseguir a cidadania em seu país, e aprenda como isto é feito.
11. Explicar o sistema de governo em seu país.
12. Explicar o significado da declaração que Jesus fez em Mateus 22:21: “Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
13. Explicar por que há leis estabelecidas em seu país.
AM06
Colportagem
Colportagem
Nota: Entre em contato com o
departamental de colportagem em sua associação. Ele poderá ajudá-lo a
selecionar um livro ou revista para vender, e lhe designará uma região de
trabalho.
1.
A partir da Bíblia e do Espírito de
Profecia, escreva um resume de, no mínimo, 250 palavras, soabre a importância
do uso de literatura para levar pessoas a Cristo.
2. Dar o nome de cinco qualificações essenciais ao colportor evangelista.
3. Como se mantém um colportor evangelista?
4. Que quatro passos devem ser dados na venda de um livro ou revista?
5. Resuma sucintamente como despertar o interesse na compra de um livro ou revista.
6. Saber como reagir a objeções à compra de um livro ou revista.
7. Fazer um dos itens a seguir:
a. Manter uma “pesquisa literária” durante quatro meses, anotando quais os livros mais procurados, e os menos procurados.
b. Fazer um projeto de casa em casa, ou pelo correio, de distribuição de lite-ratura em seu bairro. Gastar 10 horas nisso. Incluir na literatura um cartão resposta para que a pessoa solicite literatura adicional, estudos bíblicos, e/ou um curso por correspondência.
c. Vender livros e/ou revistas adventistas por um período de pelo menos 5 semanas, com no mínimo 20 horas de trabalho por semana.
d. Distribuir livros religiosos a autoridades do governo de hospitais ou asilos. Gastar pelo menos 10 horas nesse projeto.
e. Oferecer um ano de assinatura da revista Vida & Saúde a médicos de seu bairro, ou cidade. Levante o dinheiro para as assinaturas a partir de doações.
f. Enviar literaturas e/ou Bíblias aos campos missionários. Parte deste projeto será coletar a literatura e/ou Bíblias, verificando para onde devem ser enviados, empacotando e enviando ao local certo.
2. Dar o nome de cinco qualificações essenciais ao colportor evangelista.
3. Como se mantém um colportor evangelista?
4. Que quatro passos devem ser dados na venda de um livro ou revista?
5. Resuma sucintamente como despertar o interesse na compra de um livro ou revista.
6. Saber como reagir a objeções à compra de um livro ou revista.
7. Fazer um dos itens a seguir:
a. Manter uma “pesquisa literária” durante quatro meses, anotando quais os livros mais procurados, e os menos procurados.
b. Fazer um projeto de casa em casa, ou pelo correio, de distribuição de lite-ratura em seu bairro. Gastar 10 horas nisso. Incluir na literatura um cartão resposta para que a pessoa solicite literatura adicional, estudos bíblicos, e/ou um curso por correspondência.
c. Vender livros e/ou revistas adventistas por um período de pelo menos 5 semanas, com no mínimo 20 horas de trabalho por semana.
d. Distribuir livros religiosos a autoridades do governo de hospitais ou asilos. Gastar pelo menos 10 horas nesse projeto.
e. Oferecer um ano de assinatura da revista Vida & Saúde a médicos de seu bairro, ou cidade. Levante o dinheiro para as assinaturas a partir de doações.
f. Enviar literaturas e/ou Bíblias aos campos missionários. Parte deste projeto será coletar a literatura e/ou Bíblias, verificando para onde devem ser enviados, empacotando e enviando ao local certo.
AM07
Estudo de Línguas
Estudo de Línguas
Nota: Depois que tiver
escolhido uma língua estrangeira, obtenha um livro adequado para o aprendizado
desta língua, e estude-o com profundidade. É claro que é melhor estudar línguas
sob a instrução de um professor competente, numa escola ou curso.
1. Ler e traduzir à primeira vista um texto de pelo menos 300 palavras, a partir de um livro ou revista escrito numa língua que não seja sua língua natal.
2. Ser capaz de manter uma conversação nesta outra língua, por um período de, no mínimo, 5 minutos.
3. Ouvir parte de um discurso ou declaração de no mínimo 2 minutos, feito por alguém cuja língua materna seja a língua estrangeira que você escolheu, e traduza o mesmo para a sua língua.
4. Escrever uma carta simples na língua estrangeira de sua escolha, dizendo que contatos você foi capaz de manter com pessoas cuja língua materna seja a língua que você escolheu.
5. Conhecer e ser capaz de repetir de memória o Voto e a Lei do Desbravador nesta língua estrangeira.
6. Escrever ou apresentar oralmente informações sobre a população estrangeira que possa existir em seu bairro, região ou cidade, e que oportunidades você tem de conversar com aqueles que falam a língua que você estudou.
1. Ler e traduzir à primeira vista um texto de pelo menos 300 palavras, a partir de um livro ou revista escrito numa língua que não seja sua língua natal.
2. Ser capaz de manter uma conversação nesta outra língua, por um período de, no mínimo, 5 minutos.
3. Ouvir parte de um discurso ou declaração de no mínimo 2 minutos, feito por alguém cuja língua materna seja a língua estrangeira que você escolheu, e traduza o mesmo para a sua língua.
4. Escrever uma carta simples na língua estrangeira de sua escolha, dizendo que contatos você foi capaz de manter com pessoas cuja língua materna seja a língua que você escolheu.
5. Conhecer e ser capaz de repetir de memória o Voto e a Lei do Desbravador nesta língua estrangeira.
6. Escrever ou apresentar oralmente informações sobre a população estrangeira que possa existir em seu bairro, região ou cidade, e que oportunidades você tem de conversar com aqueles que falam a língua que você estudou.
AM08
Etnologia Missionária
Etnologia Missionária
Nota: Esta especialidade tem
como objetivo o estudo de raças e nacionalidades que não a sua. Após decidir
qual a nacionalidade que deseja estudar, você deve ler livros sobre o assunto;
os mesmos poderão ser encontrados em bibliotecas ou em outras fontes.
1.
Faça um estudo em primeira mão sobre
a vida de qualquer grupo racial ou nacionalidade que não sejam os seus, e com
os quais tem a oportunidade de entrar em contato. O objetivo é adquirir uma
compreensão e simpatia por suas virtudes, hábitos, defeitos e necessidades, e
também para apresentar-lhes o evangelho. Os pontos a seguir devem ser
observados neste estudo:
a. Sua história no país de origem, ou em seu país, caso a ocupação exceda 100 anos.
b. Sua literatura, com menção dos principais escritores, e familiarização com os melhores exemplos de prosa e verso.
c. Seus hábitos sociais na comunidade e em família; por exemplo, se são fechados ou se gostam de estar em contato com outras pessoas, e quais os costumes da família, e como a mesma é governada.
2. Comparar sua língua (se diferente da sua) com a sua, se lhe parece bonita e expressiva, ou não. Aprender a falar algumas frases nesta língua, adquirindo um vocabulário de, no mínimo, 100 palavras.
3. Através deste estudo, oferecer aos estrangeiros um constante serviço, como por exemplo, cuidar de crianças pequenas, contar histórias da Bíblia, ensinar em classes da Escola Sabatina, distribuir literatura religiosa ou de saúde, e ajudando-os na busca por uma saúde melhor.
4. Escrever um relatório todas as descobertas feitas a partir dos itens acima, e algo de sua experiência com as pessoas, e suas sugestões para ajudar e melhorar suas vidas.
a. Sua história no país de origem, ou em seu país, caso a ocupação exceda 100 anos.
b. Sua literatura, com menção dos principais escritores, e familiarização com os melhores exemplos de prosa e verso.
c. Seus hábitos sociais na comunidade e em família; por exemplo, se são fechados ou se gostam de estar em contato com outras pessoas, e quais os costumes da família, e como a mesma é governada.
2. Comparar sua língua (se diferente da sua) com a sua, se lhe parece bonita e expressiva, ou não. Aprender a falar algumas frases nesta língua, adquirindo um vocabulário de, no mínimo, 100 palavras.
3. Através deste estudo, oferecer aos estrangeiros um constante serviço, como por exemplo, cuidar de crianças pequenas, contar histórias da Bíblia, ensinar em classes da Escola Sabatina, distribuir literatura religiosa ou de saúde, e ajudando-os na busca por uma saúde melhor.
4. Escrever um relatório todas as descobertas feitas a partir dos itens acima, e algo de sua experiência com as pessoas, e suas sugestões para ajudar e melhorar suas vidas.
AM09
Evangelismo Pessoal
Evangelismo Pessoal
1.
Através do estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia, aprender como Jesus
tratava as pessoas de forma pessoal. Escrever um relatório de 500 palavras ou
fazer uma apresentação oral de cinco minutos sobre o que você aprendeu.
2. Demonstrar que você tem uma vida devocional pessoal diária, durante pelo menos seis meses.
3. Escolher dois dos itens a seguir:
a. Participar numa das atividades abaixo:
1) Reuniões evangelísticas
2) Reuniões JA
3) Atividades do departamento social da igreja
4) Seminários de cozinha saudável
5) Cursos Como Deixar de Fumar
6) Seminários sobre perda de peso
7) Seminários sobre o controle do estresse
Na opção que tiver escolhido acima, realizar o seguinte:
1) Tomar parte na organização da atividade.
2) Tomar parte na consecução do local para a realização do evento.
3) Ajudar na divulgação.
4) Descobrir como levantar fundos para um projeto evangelístico, e que despesas serão necessárias.
5) Estar regularmente envolvido na operação e organização do projeto.
b. Ajudar na organização e planejamento de um dos projetos evangelísticos a seguir, e participar no projeto durante, no mínimo, 10 horas:
1) Melhorias no bairro, por exemplo, em jardins, praças e outras áreas públicas.
2) História para crianças.
3) Encenações bíblicas.
4) Preparar enfeites de Natal para crianças pobres.
5) Distribuição de alimentos e/ou roupas aos necessitados.
6) Programas e visitas a um asilo, orfanato ou ala pediátrica de um hospital.
7) Projeto semelhante, aprovado por um líder de Desbravadores.
8) Apresentação de fantoches.
c. Fazer todo o planejamento e organização, e participar durante pelo menos 15 horas, de um dos seguintes projetos:
1) Jardinagem e trabalho doméstico gratuito na casa de pessoas de idade.
2) Ser professor/professora numa das divisões infantis do departamento de Escola Sabatina.
3) Palestras sobre temperança.
4) Aulas de reforço para alunos mais novos, com dificuldade.
5) Trabalho voluntário em hospital ou asilo.
6) Levantar fundos e fornecer livros e jogos para um hospital.
7) Ajudar na reabilitação de uma pessoa com deficiência física.
8) Fazer cartazes e projetos de arte para um hospital, asilo ou orfanato.
9) Programa: Adote um Avô / Avó (em asilos).
10) Projeto semelhante com aprovação de um líder de Desbravadores.
2. Demonstrar que você tem uma vida devocional pessoal diária, durante pelo menos seis meses.
3. Escolher dois dos itens a seguir:
a. Participar numa das atividades abaixo:
1) Reuniões evangelísticas
2) Reuniões JA
3) Atividades do departamento social da igreja
4) Seminários de cozinha saudável
5) Cursos Como Deixar de Fumar
6) Seminários sobre perda de peso
7) Seminários sobre o controle do estresse
Na opção que tiver escolhido acima, realizar o seguinte:
1) Tomar parte na organização da atividade.
2) Tomar parte na consecução do local para a realização do evento.
3) Ajudar na divulgação.
4) Descobrir como levantar fundos para um projeto evangelístico, e que despesas serão necessárias.
5) Estar regularmente envolvido na operação e organização do projeto.
b. Ajudar na organização e planejamento de um dos projetos evangelísticos a seguir, e participar no projeto durante, no mínimo, 10 horas:
1) Melhorias no bairro, por exemplo, em jardins, praças e outras áreas públicas.
2) História para crianças.
3) Encenações bíblicas.
4) Preparar enfeites de Natal para crianças pobres.
5) Distribuição de alimentos e/ou roupas aos necessitados.
6) Programas e visitas a um asilo, orfanato ou ala pediátrica de um hospital.
7) Projeto semelhante, aprovado por um líder de Desbravadores.
8) Apresentação de fantoches.
c. Fazer todo o planejamento e organização, e participar durante pelo menos 15 horas, de um dos seguintes projetos:
1) Jardinagem e trabalho doméstico gratuito na casa de pessoas de idade.
2) Ser professor/professora numa das divisões infantis do departamento de Escola Sabatina.
3) Palestras sobre temperança.
4) Aulas de reforço para alunos mais novos, com dificuldade.
5) Trabalho voluntário em hospital ou asilo.
6) Levantar fundos e fornecer livros e jogos para um hospital.
7) Ajudar na reabilitação de uma pessoa com deficiência física.
8) Fazer cartazes e projetos de arte para um hospital, asilo ou orfanato.
9) Programa: Adote um Avô / Avó (em asilos).
10) Projeto semelhante com aprovação de um líder de Desbravadores.
AM10
Liderança de Juvenis
Liderança de Juvenis
1.
Através do estudo da Bíblia e do Espírito de Profecia, aprender como Jesus
tratava as pessoas de forma pessoal. Escrever um relatório de 500 palavras ou
fazer uma apresentação oral de cinco minutos sobre o que você aprendeu.
2. Demonstrar que você tem uma vida devocional pessoal diária, durante pelo menos seis meses.
3. Escolher dois dos itens a seguir:
a. Participar numa das atividades abaixo:
1) Reuniões evangelísticas
2) Reuniões JA
3) Atividades do departamento social da igreja
4) Seminários de cozinha saudável
5) Cursos Como Deixar de Fumar
6) Seminários sobre perda de peso
7) Seminários sobre o controle do estresse
Na opção que tiver escolhido acima, realizar o seguinte:
1) Tomar parte na organização da atividade.
2) Tomar parte na consecução do local para a realização do evento.
3) Ajudar na divulgação.
4) Descobrir como levantar fundos para um projeto evangelístico, e que despesas serão necessárias.
5) Estar regularmente envolvido na operação e organização do projeto.
b. Ajudar na organização e planejamento de um dos projetos evangelísticos a seguir, e participar no projeto durante, no mínimo, 10 horas:
1) Melhorias no bairro, por exemplo, em jardins, praças e outras áreas públicas.
2) História para crianças.
3) Encenações bíblicas.
4) Preparar enfeites de Natal para crianças pobres.
5) Distribuição de alimentos e/ou roupas aos necessitados.
6) Programas e visitas a um asilo, orfanato ou ala pediátrica de um hospital.
7) Projeto semelhante, aprovado por um líder de Desbravadores.
8) Apresentação de fantoches.
c. Fazer todo o planejamento e organização, e participar durante pelo menos 15 horas, de um dos seguintes projetos:
1) Jardinagem e trabalho doméstico gratuito na casa de pessoas de idade.
2) Ser professor/professora numa das divisões infantis do departamento de Escola Sabatina.
3) Palestras sobre temperança.
4) Aulas de reforço para alunos mais novos, com dificuldade.
5) Trabalho voluntário em hospital ou asilo.
6) Levantar fundos e fornecer livros e jogos para um hospital.
7) Ajudar na reabilitação de uma pessoa com deficiência física.
8) Fazer cartazes e projetos de arte para um hospital, asilo ou orfanato.
9) Programa: Adote um Avô / Avó (em asilos).
10) Projeto semelhante com aprovação de um líder de Desbravadores.
2. Demonstrar que você tem uma vida devocional pessoal diária, durante pelo menos seis meses.
3. Escolher dois dos itens a seguir:
a. Participar numa das atividades abaixo:
1) Reuniões evangelísticas
2) Reuniões JA
3) Atividades do departamento social da igreja
4) Seminários de cozinha saudável
5) Cursos Como Deixar de Fumar
6) Seminários sobre perda de peso
7) Seminários sobre o controle do estresse
Na opção que tiver escolhido acima, realizar o seguinte:
1) Tomar parte na organização da atividade.
2) Tomar parte na consecução do local para a realização do evento.
3) Ajudar na divulgação.
4) Descobrir como levantar fundos para um projeto evangelístico, e que despesas serão necessárias.
5) Estar regularmente envolvido na operação e organização do projeto.
b. Ajudar na organização e planejamento de um dos projetos evangelísticos a seguir, e participar no projeto durante, no mínimo, 10 horas:
1) Melhorias no bairro, por exemplo, em jardins, praças e outras áreas públicas.
2) História para crianças.
3) Encenações bíblicas.
4) Preparar enfeites de Natal para crianças pobres.
5) Distribuição de alimentos e/ou roupas aos necessitados.
6) Programas e visitas a um asilo, orfanato ou ala pediátrica de um hospital.
7) Projeto semelhante, aprovado por um líder de Desbravadores.
8) Apresentação de fantoches.
c. Fazer todo o planejamento e organização, e participar durante pelo menos 15 horas, de um dos seguintes projetos:
1) Jardinagem e trabalho doméstico gratuito na casa de pessoas de idade.
2) Ser professor/professora numa das divisões infantis do departamento de Escola Sabatina.
3) Palestras sobre temperança.
4) Aulas de reforço para alunos mais novos, com dificuldade.
5) Trabalho voluntário em hospital ou asilo.
6) Levantar fundos e fornecer livros e jogos para um hospital.
7) Ajudar na reabilitação de uma pessoa com deficiência física.
8) Fazer cartazes e projetos de arte para um hospital, asilo ou orfanato.
9) Programa: Adote um Avô / Avó (em asilos).
10) Projeto semelhante com aprovação de um líder de Desbravadores.
AM11
Linguagem de Sinais
Linguagem de Sinais
1.
Aprender o alfabeto manual usado
pelos surdos.
2. Ter um mínimo de três horas de aulas de sinais.
3. Enviar e receber sinais numa velocidade de cinco palavras por minuto, usando um mínimo de 15 letras.
4. Aprender pelo menos 100 sinais a partir de um ou mais livros sobre a linguagem de sinais.
5. Aprender a apresentar em linguagem de sinais (não soletrando letra por letra) pelo menos duas músicas curtas.
6. Cumprir uma das duas alternativas a seguir:
a. Explicar a diferença entre a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e a linguagem datilológica e demonstrar o uso de ambos.
b. Ler e apresentar um relatório oral ou escrito sobre uma escola de sua cidade, estado ou país, que seja especializada na educação de surdos.
2. Ter um mínimo de três horas de aulas de sinais.
3. Enviar e receber sinais numa velocidade de cinco palavras por minuto, usando um mínimo de 15 letras.
4. Aprender pelo menos 100 sinais a partir de um ou mais livros sobre a linguagem de sinais.
5. Aprender a apresentar em linguagem de sinais (não soletrando letra por letra) pelo menos duas músicas curtas.
6. Cumprir uma das duas alternativas a seguir:
a. Explicar a diferença entre a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e a linguagem datilológica e demonstrar o uso de ambos.
b. Ler e apresentar um relatório oral ou escrito sobre uma escola de sua cidade, estado ou país, que seja especializada na educação de surdos.
AM12
Linguagem de Sinais
nível avançado
Linguagem de Sinais
nível avançado
1.
Completar a especialidade Linguagem
de Sinais.
2. Ter recebido um mínimo de cinco horas de aulas de LIBRAS.
3. Ser capaz de soletrar – mandar e receber – uma média de 12 palavras por minuto, usando um mínimo de 50 letras.
4. Aprender pelo menos 350 sinais.
5. Sinalizar as letras de pelo menos seis músicas a um amigo que tenha deficiência auditiva.
6. Ser capaz de sinalizar a um amigo que tenha deficiência auditiva:
a. O Pai Nosso – Mateus 6:8-17
b. As Bem-Aventuranças – Mateus 5:3-12
c. Os Dez Mandamentos – Êxodo 20:8-17
2. Ter recebido um mínimo de cinco horas de aulas de LIBRAS.
3. Ser capaz de soletrar – mandar e receber – uma média de 12 palavras por minuto, usando um mínimo de 50 letras.
4. Aprender pelo menos 350 sinais.
5. Sinalizar as letras de pelo menos seis músicas a um amigo que tenha deficiência auditiva.
6. Ser capaz de sinalizar a um amigo que tenha deficiência auditiva:
a. O Pai Nosso – Mateus 6:8-17
b. As Bem-Aventuranças – Mateus 5:3-12
c. Os Dez Mandamentos – Êxodo 20:8-17
AM13
Mordomia
Mordomia
1.
Descobrir os princípios bíblicos da mordomia, respondendo as seguintes
perguntas:
a. O que I Coríntios 6:19, 20 diz sobre a mordomia do corpo?
b. O que Mateus 25:15 tem a dizer sobre a mordomia dos talentos?
c. O que Colossenses 4:5 diz sobre a mordomia do tempo?
d. O que João 3:16 nos diz sobre o que Deus deu ao homem?
e. O que Salmos 24:1 nos diz sobre aquele que é dono da terra?
f. O que Gênesis 1:26 tem a dizer sobre que é o mordomo sobre a terra?
g. O que Provérbios 3:9 declara sobre quem é sempre o primeiro?
h. Como sabemos que dízimo significa um décimo? Gênesis 28:22.
i. A quem Levítico 27:30 diz pertencer o dízimo?
j. Como Malaquias 3:8 diz que Deus é roubado?
k. O que I Coríntios 9:13, 14 declara sobre o uso dos dízimos?
l. Como sabemos que o dízimo é diferente das ofertas? Malaquias 3:8.
m. O que I Coríntios 16:12 diz sobre como devemos dar nossas ofertas?
n. O que Mateus 6:20 tem a dizer onde devemos guardar nossos tesouros?
o. O que II Coríntios 9:7 diz a respeito sobre onde devemos guardar nossos tesouros?
p. Que bênção foi prometida em Malaquias 3:10?
2. Ler e discutir com seu conselheiro ou pastor, o seguinte: páginas 111 a 130; pág. 14, 1º e 2º parágrafos; pág. 66, 1º parágrafo de Conselhos Sobre Mordomia.
3. Aprender que uso é dado ao dízimo em sua igreja, em sua associação, união e Conferência Geral.
4. Aprenda mais – com o pastor, tesoureiro da igreja ou um ancião – sobre o propósito da igreja, com que despesas sua igreja precisa arcar e o propósito de cada item relacionado no recibo ou envelope de dízimo em sua igreja.
5. Faça um quadro sobre a forma como gasta seu tempo durante um fim de semana, e um dia da semana. Neste quadro, faça uma estatística de quanto tempo você passa nas seguintes atividades:
a. emprego
b. tempo com a família
c. devoção pessoal
d. culto na igreja
e. culto em família
f. coisas divertidas
g. leitura
h. televisão
i. refeições
j. sono
k. necessidades pessoais
l. aulas na escola
m. trabalhos escolares fora do horário de aulas
n. viagens
o. aula de música
p. prática de música (prática de instrumento, por exemplo)
q. tarefas domésticas
r. compras
Para cada um dos três dias não deixe de ter um total de 24 horas anotadas. Depois de completar o quadro, discutir com o pastor da igreja, ou conselheiro de jovens, sua responsabilidade na mordomia de seu tempo.
6. Fazer um dos seguintes itens:
a. Se tiver um emprego ou mesada, faça um relatório de como gasta seu di-nheiro durante um mês.
b. Se não estiver na categoria acima, faça uma lista de como gastaria um salário/mesada de R$ 50,00 por mês nas categorias seguir:
1) roupas
2) entretenimento
3) itens pessoais
4) presentes
5) material escolar
6) dízimos e ofertas
7) comer fora
8) transporte
A partir de seu relatório, determine que porcentagem de seus ganhos é gasta em cada item. Depois de completar o quadro e as porcentagens, discutir com o pastor ou conse-lheiro de jovens sobre as vantagens de um orçamento, e como respeitar este orçamento.
7. A partir da Bíblia e do Espírito de Profecia, determine que instruções foram dadas a respeito da variedade e uso dos talentos dados por Deus.
8. Relacione três talentos ou habilidades que você tem, tais como mecânica, jardinagem, pintura ou desenho, música, costura, escrever, falar, ensinar, etc. Escolha um destes três talentos e faça um projeto para ajudar a desenvolvê-lo mais ainda. Seu projeto deve seguir as seguintes diretrizes:
a. O projeto deve ser um benefício ou testemunho para outros.
b. O projeto deve ser um esforço novo, que não tenha sido realizado antes.
c. Passar pelo menos cinco horas no planejamento e implementação do projeto.
d. Fazer um relatório escrito ou oral do projeto e apresentá-lo a seu conselheiro.
a. O que I Coríntios 6:19, 20 diz sobre a mordomia do corpo?
b. O que Mateus 25:15 tem a dizer sobre a mordomia dos talentos?
c. O que Colossenses 4:5 diz sobre a mordomia do tempo?
d. O que João 3:16 nos diz sobre o que Deus deu ao homem?
e. O que Salmos 24:1 nos diz sobre aquele que é dono da terra?
f. O que Gênesis 1:26 tem a dizer sobre que é o mordomo sobre a terra?
g. O que Provérbios 3:9 declara sobre quem é sempre o primeiro?
h. Como sabemos que dízimo significa um décimo? Gênesis 28:22.
i. A quem Levítico 27:30 diz pertencer o dízimo?
j. Como Malaquias 3:8 diz que Deus é roubado?
k. O que I Coríntios 9:13, 14 declara sobre o uso dos dízimos?
l. Como sabemos que o dízimo é diferente das ofertas? Malaquias 3:8.
m. O que I Coríntios 16:12 diz sobre como devemos dar nossas ofertas?
n. O que Mateus 6:20 tem a dizer onde devemos guardar nossos tesouros?
o. O que II Coríntios 9:7 diz a respeito sobre onde devemos guardar nossos tesouros?
p. Que bênção foi prometida em Malaquias 3:10?
2. Ler e discutir com seu conselheiro ou pastor, o seguinte: páginas 111 a 130; pág. 14, 1º e 2º parágrafos; pág. 66, 1º parágrafo de Conselhos Sobre Mordomia.
3. Aprender que uso é dado ao dízimo em sua igreja, em sua associação, união e Conferência Geral.
4. Aprenda mais – com o pastor, tesoureiro da igreja ou um ancião – sobre o propósito da igreja, com que despesas sua igreja precisa arcar e o propósito de cada item relacionado no recibo ou envelope de dízimo em sua igreja.
5. Faça um quadro sobre a forma como gasta seu tempo durante um fim de semana, e um dia da semana. Neste quadro, faça uma estatística de quanto tempo você passa nas seguintes atividades:
a. emprego
b. tempo com a família
c. devoção pessoal
d. culto na igreja
e. culto em família
f. coisas divertidas
g. leitura
h. televisão
i. refeições
j. sono
k. necessidades pessoais
l. aulas na escola
m. trabalhos escolares fora do horário de aulas
n. viagens
o. aula de música
p. prática de música (prática de instrumento, por exemplo)
q. tarefas domésticas
r. compras
Para cada um dos três dias não deixe de ter um total de 24 horas anotadas. Depois de completar o quadro, discutir com o pastor da igreja, ou conselheiro de jovens, sua responsabilidade na mordomia de seu tempo.
6. Fazer um dos seguintes itens:
a. Se tiver um emprego ou mesada, faça um relatório de como gasta seu di-nheiro durante um mês.
b. Se não estiver na categoria acima, faça uma lista de como gastaria um salário/mesada de R$ 50,00 por mês nas categorias seguir:
1) roupas
2) entretenimento
3) itens pessoais
4) presentes
5) material escolar
6) dízimos e ofertas
7) comer fora
8) transporte
A partir de seu relatório, determine que porcentagem de seus ganhos é gasta em cada item. Depois de completar o quadro e as porcentagens, discutir com o pastor ou conse-lheiro de jovens sobre as vantagens de um orçamento, e como respeitar este orçamento.
7. A partir da Bíblia e do Espírito de Profecia, determine que instruções foram dadas a respeito da variedade e uso dos talentos dados por Deus.
8. Relacione três talentos ou habilidades que você tem, tais como mecânica, jardinagem, pintura ou desenho, música, costura, escrever, falar, ensinar, etc. Escolha um destes três talentos e faça um projeto para ajudar a desenvolvê-lo mais ainda. Seu projeto deve seguir as seguintes diretrizes:
a. O projeto deve ser um benefício ou testemunho para outros.
b. O projeto deve ser um esforço novo, que não tenha sido realizado antes.
c. Passar pelo menos cinco horas no planejamento e implementação do projeto.
d. Fazer um relatório escrito ou oral do projeto e apresentá-lo a seu conselheiro.
AM14
Temperança
Temperança
1.
Memorizar e assinar o Voto de Temperança: “Consciente de que o uso do álcool e
fumo e o uso de drogas não recomendadas por médicos não é compatível com um
viver saudável, comprometo-me a não apenas me abster do uso dessas substâncias
e viver de acordo com os princípios da Temperança Cristã, mas também a ajudar
os outros a compreender e aceitar esse estilo mais saudável de vida.”
2. Decorar 3 versos bíblicos e 3 citações do Espírito de Profecia dentre os seguintes:
Versos Bíblicos
a. Romanos 12:1, 2
b. I Coríntios 10:31
c. I Coríntios 6:19, 20
d. Provérbios 20:1
e. Gálatas 5:22, 23
f. III João 2
Espírito de Profecia
a. “A verdadeira temperança nos ensina a abstermo-nos inteiramente daquilo que é prejudicial, e usar com parcimônia apenas alimentos saudáveis e nutritivos.” Temperança, pág. 3.
b. “A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428.
c. “... a temperança por si só é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem alcançadas.” Temperança, pág. 201.
d. “Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus.” Temperança, pág. 113.
e. “O tabaco é um lento porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis.” – Medicina e Salvação, pág. 327, 328.
3. Escolha quatro das atividades a seguir. Você deve ler o Manual do Jovem Adventista e Uma Vida Melhor, onde encontrará mais detalhes.
a. Escrever ou apresentar um discurso de cinco a oito minutos.
b. Escrever um trabalho de 150 a 200 palavras sobre o álcool, tabaco, drogas ou forma física, e sobre seu comprometimento com um estilo de vida saudável.
c. Escrever um verso sobre o tópico da prevenção das drogas.
d. Desenhar/fazer um cartaz de 50X70 cm falando sobre os efeitos prejudiciais das drogas, tabaco e álcool.
e. Realizar uma exposição sobre o perigo das drogas num shopping, biblioteca ou escola.
f. Fazer um caderno de pelo menos 20 páginas, com anúncios anti-drogas colados nas páginas do mesmo.
g. Compartilhar com pelo menos cinco pessoas o que você conseguiu aprender a partir da lista acima, e convencê-los a assinar o Voto de Temperança (familiares mais próximos não podem ser incluídos).
4. Saber e explicar:
a. A razão por trás da advertência contida nos maços de cigarro: “Fumar é prejudicial à saúde.”
b. Sete ingredientes da fumaça do tabaco:
1) Nicotina
2) Arsênico
3) Fomaldeído
4) Monóxido de carbono
5) Cianeto
6) Fenolbenzofrina
7) Amônia
c. Enfizema, cirrose, dependência.
d. Os efeitos do tabaco, álcool, e drogas na gravidez.
5. Ler o capítulo “Estimulantes e Narcóticos,” no livro Medicina e Salvação. Ser capaz de discutir brevemente ou fazer um resumo escrito de cerca de dois ou três parágrafos.
6. Depois de estudar as fontes a seguir, relacionar três coisas que contribuem para a temperança e boa saúde. (Além de abster-se de coisas prejudiciais.)
a. Temperança, pág. 139, 1º parágrafo.
b. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 406, 1º parágr.
c. Temperança, pág. 140, 2º parágrafo.
d. Temperança, pág. 143, 3º parágrafo.
e. Conselhos Sobre Saúde, pág. 127, 4º parágrafo.
f. Temperança, pág. 148, 2º parágrafo.
7. Discutir e dramatizar em estilo peça teatral: O que você faria se...
a. seu melhor amigo lhe pedisse para experimentar um cigarro?
b. um colega de classe lhe oferecesse dinheiro para vender maconha?
c. um parente mais velho lhe oferecesse um gole de cerveja?
d. a fumaça do cigarro de um estranho o estivesse incomodando?
e. um amigo o convidasse para fumar maconha?
f. você fosse a uma festa com um amigo, ele ficasse bêbado e insistisse em dirigir na hora de voltar para casa?
2. Decorar 3 versos bíblicos e 3 citações do Espírito de Profecia dentre os seguintes:
Versos Bíblicos
a. Romanos 12:1, 2
b. I Coríntios 10:31
c. I Coríntios 6:19, 20
d. Provérbios 20:1
e. Gálatas 5:22, 23
f. III João 2
Espírito de Profecia
a. “A verdadeira temperança nos ensina a abstermo-nos inteiramente daquilo que é prejudicial, e usar com parcimônia apenas alimentos saudáveis e nutritivos.” Temperança, pág. 3.
b. “A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas.” Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428.
c. “... a temperança por si só é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem alcançadas.” Temperança, pág. 201.
d. “Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus.” Temperança, pág. 113.
e. “O tabaco é um lento porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis.” – Medicina e Salvação, pág. 327, 328.
3. Escolha quatro das atividades a seguir. Você deve ler o Manual do Jovem Adventista e Uma Vida Melhor, onde encontrará mais detalhes.
a. Escrever ou apresentar um discurso de cinco a oito minutos.
b. Escrever um trabalho de 150 a 200 palavras sobre o álcool, tabaco, drogas ou forma física, e sobre seu comprometimento com um estilo de vida saudável.
c. Escrever um verso sobre o tópico da prevenção das drogas.
d. Desenhar/fazer um cartaz de 50X70 cm falando sobre os efeitos prejudiciais das drogas, tabaco e álcool.
e. Realizar uma exposição sobre o perigo das drogas num shopping, biblioteca ou escola.
f. Fazer um caderno de pelo menos 20 páginas, com anúncios anti-drogas colados nas páginas do mesmo.
g. Compartilhar com pelo menos cinco pessoas o que você conseguiu aprender a partir da lista acima, e convencê-los a assinar o Voto de Temperança (familiares mais próximos não podem ser incluídos).
4. Saber e explicar:
a. A razão por trás da advertência contida nos maços de cigarro: “Fumar é prejudicial à saúde.”
b. Sete ingredientes da fumaça do tabaco:
1) Nicotina
2) Arsênico
3) Fomaldeído
4) Monóxido de carbono
5) Cianeto
6) Fenolbenzofrina
7) Amônia
c. Enfizema, cirrose, dependência.
d. Os efeitos do tabaco, álcool, e drogas na gravidez.
5. Ler o capítulo “Estimulantes e Narcóticos,” no livro Medicina e Salvação. Ser capaz de discutir brevemente ou fazer um resumo escrito de cerca de dois ou três parágrafos.
6. Depois de estudar as fontes a seguir, relacionar três coisas que contribuem para a temperança e boa saúde. (Além de abster-se de coisas prejudiciais.)
a. Temperança, pág. 139, 1º parágrafo.
b. Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 406, 1º parágr.
c. Temperança, pág. 140, 2º parágrafo.
d. Temperança, pág. 143, 3º parágrafo.
e. Conselhos Sobre Saúde, pág. 127, 4º parágrafo.
f. Temperança, pág. 148, 2º parágrafo.
7. Discutir e dramatizar em estilo peça teatral: O que você faria se...
a. seu melhor amigo lhe pedisse para experimentar um cigarro?
b. um colega de classe lhe oferecesse dinheiro para vender maconha?
c. um parente mais velho lhe oferecesse um gole de cerveja?
d. a fumaça do cigarro de um estranho o estivesse incomodando?
e. um amigo o convidasse para fumar maconha?
f. você fosse a uma festa com um amigo, ele ficasse bêbado e insistisse em dirigir na hora de voltar para casa?
AM15
Testemunho Juvenil
Testemunho Juvenil
1.
Ser membro do clube de Desbravadores.
2. Participar em pelo menos cinco atividades missionárias desta organização durante um ano.
3. Inscrever pelo menos duas pessoas num curso bíblico por correspondência.
4. Saber de memória pelo menos dois textos chaves para cada ensinamento bíblico a seguir:
a. Segunda Vinda de Cristo
b. Sábado
c. Estado dos mortos
d. Lei e graça
e. Conversão
f. Juízo
g. Inspiração da Bíblia
h. Espírito de Profecia
i. A recompensa dos santos
5. Dar pelo menos dois estudos bíblicos usando o método da Bíblia aberta ou recursos visuais.
6. Fazer pelo menos 50 contatos pessoais entregando literatura denominacional, recoltando, etc.
2. Participar em pelo menos cinco atividades missionárias desta organização durante um ano.
3. Inscrever pelo menos duas pessoas num curso bíblico por correspondência.
4. Saber de memória pelo menos dois textos chaves para cada ensinamento bíblico a seguir:
a. Segunda Vinda de Cristo
b. Sábado
c. Estado dos mortos
d. Lei e graça
e. Conversão
f. Juízo
g. Inspiração da Bíblia
h. Espírito de Profecia
i. A recompensa dos santos
5. Dar pelo menos dois estudos bíblicos usando o método da Bíblia aberta ou recursos visuais.
6. Fazer pelo menos 50 contatos pessoais entregando literatura denominacional, recoltando, etc.
AM16
Vida Familiar
Vida Familiar
1.
Explicar os papéis do pai, irmã e
irmão como aparecem na Bíblia e no Espírito de Profecia.
2. Qual é a diferença entre respeito próprio e orgulho? Escrever um parágrafo sobre alguma das coisas positivas em sua família. Inclua as coisas das quais você se orgulha, e as boas qualidades e realizações de sua família.
3. Em sua casa, fazer uma das coisas a seguir durante uma semana:
a. tirar o lixo
b. lavar a louça
c. lavar a roupa
d. tirar o pó e limpar/varrer o chão
4. Demonstrar que você pode cuidar dos membros mais novos de sua família ou dos vizinhos durante pelo menos duas horas.
5. Fazer uma lista de algumas coisas nas quais sua família gasta dinheiro. Explique sua responsabilidade nas finanças da família.
6. Fazer uma lista de atividades familiares das quais você acha que sua família gostaria.
7. Planejar e dirigir um culto familiar e fazer um relatório do mesmo.
8. Saber o que fazer nas seguintes circunstâncias que podem envolver seu lar: acidente, incêndio, perda de um ente querido, crise financeira, tempestade.
9. Planejar e dirigir um treinamento para casos de incêndio em sua casa.
10. Mencionar cinco maneiras de demonstrar atenção ou interesse por seus vizinhos.
11. Estudar as atividades recreacionais de sua família e explicar como podem ser melhoradas.
2. Qual é a diferença entre respeito próprio e orgulho? Escrever um parágrafo sobre alguma das coisas positivas em sua família. Inclua as coisas das quais você se orgulha, e as boas qualidades e realizações de sua família.
3. Em sua casa, fazer uma das coisas a seguir durante uma semana:
a. tirar o lixo
b. lavar a louça
c. lavar a roupa
d. tirar o pó e limpar/varrer o chão
4. Demonstrar que você pode cuidar dos membros mais novos de sua família ou dos vizinhos durante pelo menos duas horas.
5. Fazer uma lista de algumas coisas nas quais sua família gasta dinheiro. Explique sua responsabilidade nas finanças da família.
6. Fazer uma lista de atividades familiares das quais você acha que sua família gostaria.
7. Planejar e dirigir um culto familiar e fazer um relatório do mesmo.
8. Saber o que fazer nas seguintes circunstâncias que podem envolver seu lar: acidente, incêndio, perda de um ente querido, crise financeira, tempestade.
9. Planejar e dirigir um treinamento para casos de incêndio em sua casa.
10. Mencionar cinco maneiras de demonstrar atenção ou interesse por seus vizinhos.
11. Estudar as atividades recreacionais de sua família e explicar como podem ser melhoradas.
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