AR01
Acampamento I
Acampamento I
1.
Ter pelo menos 10 anos, ou estar no
mínimo na quinta série.
2. Entender e praticar e boa educação no campo, em relação à preservação da natureza.
3. Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.
4. Estar familiarizado com vários tipos de equipamentos para dormir, adequados a vários climas e épocas do ano.
5. Relacionar objetos pessoais necessários para um acampamento de fim de semana.
6. Planejar e participar de um acampamento de fim de semana.
7. Saber montar uma barraca. Observar regras de precaução contra incêndios depois que a barraca estiver montada.
8. Conhecer e praticar os princípios de higiene de um acampamento, seja em local com estrutura, ou seja um acampamento rústico.
9. Usar corretamente canivete e machadinha. Conhecer 10 regras de segurança no uso destas ferramentas.
10. Fogueiras:
a. Demonstrar habilidade para escolher o local e preparar uma fogueira.
b. Conhecer as regras de segurança para mexer com fogo.
c. Saber como usar fósforos.
d. Praticar fazendo uma fogueira usando apenas um fósforo e materiais da natureza.
e. Demonstrar como proteger a lenha que será usada em fogueiras, quando estiver chovendo.
11. Fazer pão no espeto.
12. Descrever o procedimento adequado para levar e manter os utensílios de cozinha limpos.
13. Descrever a roupa apropriada para dormir e como manter-se aquecido durante a noite.
14. Retirar uma lição espiritual prática da natureza durante seu acampamento.
15. Explicar e praticar o lema: “tire apenas fotos e deixe apenas pegadas”.
2. Entender e praticar e boa educação no campo, em relação à preservação da natureza.
3. Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido.
4. Estar familiarizado com vários tipos de equipamentos para dormir, adequados a vários climas e épocas do ano.
5. Relacionar objetos pessoais necessários para um acampamento de fim de semana.
6. Planejar e participar de um acampamento de fim de semana.
7. Saber montar uma barraca. Observar regras de precaução contra incêndios depois que a barraca estiver montada.
8. Conhecer e praticar os princípios de higiene de um acampamento, seja em local com estrutura, ou seja um acampamento rústico.
9. Usar corretamente canivete e machadinha. Conhecer 10 regras de segurança no uso destas ferramentas.
10. Fogueiras:
a. Demonstrar habilidade para escolher o local e preparar uma fogueira.
b. Conhecer as regras de segurança para mexer com fogo.
c. Saber como usar fósforos.
d. Praticar fazendo uma fogueira usando apenas um fósforo e materiais da natureza.
e. Demonstrar como proteger a lenha que será usada em fogueiras, quando estiver chovendo.
11. Fazer pão no espeto.
12. Descrever o procedimento adequado para levar e manter os utensílios de cozinha limpos.
13. Descrever a roupa apropriada para dormir e como manter-se aquecido durante a noite.
14. Retirar uma lição espiritual prática da natureza durante seu acampamento.
15. Explicar e praticar o lema: “tire apenas fotos e deixe apenas pegadas”.
AR02
Acampamento II
Acampamento II
1.
Ter pelo menos 11 anos, ou estar no mínimo na sexta série.
2. Desenvolver uma filosofia pessoal de comportamento em acampamentos: cortesia com outros acampantes e preservação da natureza.
3. Conhecer os seguintes itens que afetam a escolha de um bom local de acampamento.
2. Desenvolver uma filosofia pessoal de comportamento em acampamentos: cortesia com outros acampantes e preservação da natureza.
3. Conhecer os seguintes itens que afetam a escolha de um bom local de acampamento.
a. vento
b. água
c. vida silvestre
d. madeira
e. condições do tempo
f. boa vontade
4. Demonstrar habilidade para proteger a natureza e a fonte de água que será usada com medidas de higiene pessoal e limpeza na hora de cozinhar.
5. Participar num acampamento de um fim de semana.
6. Tomar parte em um culto durante o acampamento e incluir um dos seguintes:
a. estudo da lição da Escola Sabatina
b. história
c. testemunho
d. conduzir o serviço de cânticos
7. Saber como acender com segurança um fogareiro e um lampião.
8. Saber as normas de segurança e demonstrar habilidade para cortar apropriadamente lenha.
9. Usando madeira ou gravetos, construir e conhecer o uso do fogo do conselho ou fogo indígena em um tipo de fogueira para cozinhar. Reveja as normas de segurança para a construção de fogueiras.
10. Explicar duas formas de manter os alimentos frescos.
11. Construir duas maneiras diferentes de levantar objetos pesados em um acampamento.
12. Preparar refeições cozinhando, fritando e assando alimentos.
13. Demonstrar como escolher local para barracas. Montar corretamente uma barraca. Que precauções devem ser tomadas ao montar uma barraca molhada? Limpar, secar e guardar uma barraca.
14. Para dormir:
a. Demonstrar formas adequadas de enrolar um saco de dormir ou colchonetes para levar em uma viagem.
b. Explicar como manter um saco de dormir ou colchonete secos num acampamento.
c. Descrever como limpar um saco de dormir ou um colchonete.
b. água
c. vida silvestre
d. madeira
e. condições do tempo
f. boa vontade
4. Demonstrar habilidade para proteger a natureza e a fonte de água que será usada com medidas de higiene pessoal e limpeza na hora de cozinhar.
5. Participar num acampamento de um fim de semana.
6. Tomar parte em um culto durante o acampamento e incluir um dos seguintes:
a. estudo da lição da Escola Sabatina
b. história
c. testemunho
d. conduzir o serviço de cânticos
7. Saber como acender com segurança um fogareiro e um lampião.
8. Saber as normas de segurança e demonstrar habilidade para cortar apropriadamente lenha.
9. Usando madeira ou gravetos, construir e conhecer o uso do fogo do conselho ou fogo indígena em um tipo de fogueira para cozinhar. Reveja as normas de segurança para a construção de fogueiras.
10. Explicar duas formas de manter os alimentos frescos.
11. Construir duas maneiras diferentes de levantar objetos pesados em um acampamento.
12. Preparar refeições cozinhando, fritando e assando alimentos.
13. Demonstrar como escolher local para barracas. Montar corretamente uma barraca. Que precauções devem ser tomadas ao montar uma barraca molhada? Limpar, secar e guardar uma barraca.
14. Para dormir:
a. Demonstrar formas adequadas de enrolar um saco de dormir ou colchonetes para levar em uma viagem.
b. Explicar como manter um saco de dormir ou colchonete secos num acampamento.
c. Descrever como limpar um saco de dormir ou um colchonete.
AR03
Acampamento III
Acampamento III
1.
Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na sétima série.
2. Trabalhar pelo menos três horas num projeto de embelezamento da natureza, tal como fazer ou limpar uma trilha.
3. Revisar seis pontos importantes na seleção de um bom local de acampamento. Revisar as regras de segurança para fazer uma fogueira.
4. Participar de um acampamento de fim de semana.
5. Construir as três seguintes fogueiras e dizer seu uso:
a. estrela
b. caçador
c. refletor
6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira sem uso de fósforos. Construir uma fogueira usando um dos seguintes:
a. pedra de fogo
b. fricção
c. centelha
d. lente de vidro
e. fósforo de metal
f. ar comprimido
7. Saber afiar uma faca/canivete e machado.
8. Cozinhar uma refeição usando alimentos frescos ou secos.
9. Descrever os vários tipos de barracas e suas utilidades.
10. Como ocorre a condensação numa barraca, e como preveni-la?
11. Demonstrar sua habilidade para prender firmemente uma barraca.
12. Durante um acampamento, planejar e apresentar um devocional de dez minutos ou organizar e liderar um jogo sobre a Bíblia na natureza, ou liderar uma Escola Sabatina ou culto de pôr-do-sol.
13. Localizar e construir um dos seguintes, e descrever sua importância para o indivíduo e o ambiente:
a. latrina
b. chuveiro
c. pia e área de lavagem
14. Demonstrar quatro amarras básicas e construir um objeto simples usando estas amarras.
15. Saber como trocar o apoio dos lampiões. Demonstrar como colocar combustível em lampiões e fogões de acampamento. Saber como manter o bom funcionamento dos queimadores do fogão.
2. Trabalhar pelo menos três horas num projeto de embelezamento da natureza, tal como fazer ou limpar uma trilha.
3. Revisar seis pontos importantes na seleção de um bom local de acampamento. Revisar as regras de segurança para fazer uma fogueira.
4. Participar de um acampamento de fim de semana.
5. Construir as três seguintes fogueiras e dizer seu uso:
a. estrela
b. caçador
c. refletor
6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira sem uso de fósforos. Construir uma fogueira usando um dos seguintes:
a. pedra de fogo
b. fricção
c. centelha
d. lente de vidro
e. fósforo de metal
f. ar comprimido
7. Saber afiar uma faca/canivete e machado.
8. Cozinhar uma refeição usando alimentos frescos ou secos.
9. Descrever os vários tipos de barracas e suas utilidades.
10. Como ocorre a condensação numa barraca, e como preveni-la?
11. Demonstrar sua habilidade para prender firmemente uma barraca.
12. Durante um acampamento, planejar e apresentar um devocional de dez minutos ou organizar e liderar um jogo sobre a Bíblia na natureza, ou liderar uma Escola Sabatina ou culto de pôr-do-sol.
13. Localizar e construir um dos seguintes, e descrever sua importância para o indivíduo e o ambiente:
a. latrina
b. chuveiro
c. pia e área de lavagem
14. Demonstrar quatro amarras básicas e construir um objeto simples usando estas amarras.
15. Saber como trocar o apoio dos lampiões. Demonstrar como colocar combustível em lampiões e fogões de acampamento. Saber como manter o bom funcionamento dos queimadores do fogão.
AR04
Acampamento IV
Acampamento IV
1.
Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série.
2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
9. Demonstrar como dividir um fogo.
10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
13. Purificar água de três maneiras diferentes.
2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
5. Participar em dois acampamentos de fim de semana.
6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a “mecha” que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
9. Demonstrar como dividir um fogo.
10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
13. Purificar água de três maneiras diferentes.
AR05
Alpinismo
Alpinismo
1.
Conhecer e praticar as regras de segurança que devem ser seguidas em escaladas.
2. Familiarizar-se com o uso dos seguintes equipamentos necessários ao alpinismo, e saber usá-los: mosquetão, martelo, pinos, grampos, ganchos e corda de nylon.
3. Saber os cuidados que devem ser dispensados à corda. Saber como fazer e usar os seguintes nós: lais de guia, volta do fiel, pescador duplo, nó em oito, nó em oito duplo, prussik.
4. Ser capaz de descrever os seis diferentes graus de dificuldade das escaladas, e os métodos de classificá-las.
5. Demonstrar habilidade para “içar” dois alpinistas, com a corda adequadamente encaixada nos grampos e mosquetões; demonstrar conhecimento das posições de corpo adequadas durante a escalada, superfícies apropriadas para “frear”, e como enrolar a corda durante a subida.
6. Conhecer os sinais usados numa escalada para a comunicação entre os alpinistas, e colocá-los em prática.
7. Mostrar habilidade para subir por uma corda. Subir pelo menos 10 metros de corda, em posição vertical.
8. Mostrar habilidade para fazer uma escalada livre com grau de dificuldade de até 5.3. Compreender e praticar os seguintes conceitos do alpinismo: ritmo, olhar para frente, peso sobre os pés e equilíbrio.
9. Ser capaz de montar um rapel (usando a figura em oito, ou outro método mecânico) e puxar a corda. Praticar o rapel em pelo menos dois percursos de 15 metros cada.
10. Conhecer os locais onde o alpinismo possa ser praticado na sua região.
2. Familiarizar-se com o uso dos seguintes equipamentos necessários ao alpinismo, e saber usá-los: mosquetão, martelo, pinos, grampos, ganchos e corda de nylon.
3. Saber os cuidados que devem ser dispensados à corda. Saber como fazer e usar os seguintes nós: lais de guia, volta do fiel, pescador duplo, nó em oito, nó em oito duplo, prussik.
4. Ser capaz de descrever os seis diferentes graus de dificuldade das escaladas, e os métodos de classificá-las.
5. Demonstrar habilidade para “içar” dois alpinistas, com a corda adequadamente encaixada nos grampos e mosquetões; demonstrar conhecimento das posições de corpo adequadas durante a escalada, superfícies apropriadas para “frear”, e como enrolar a corda durante a subida.
6. Conhecer os sinais usados numa escalada para a comunicação entre os alpinistas, e colocá-los em prática.
7. Mostrar habilidade para subir por uma corda. Subir pelo menos 10 metros de corda, em posição vertical.
8. Mostrar habilidade para fazer uma escalada livre com grau de dificuldade de até 5.3. Compreender e praticar os seguintes conceitos do alpinismo: ritmo, olhar para frente, peso sobre os pés e equilíbrio.
9. Ser capaz de montar um rapel (usando a figura em oito, ou outro método mecânico) e puxar a corda. Praticar o rapel em pelo menos dois percursos de 15 metros cada.
10. Conhecer os locais onde o alpinismo possa ser praticado na sua região.
AR06
Alpinismo
nível avançado
Alpinismo
nível avançado
(Necessário acompanhamento de
instrutor)
1.
Completar as especialidades Alpinismo e Primeiros Socorros – Básico.
2. Conhecer e demonstrar o uso de equipamentos básicos já mencionados na especialidade Alpinismo.
3. Demonstrar habilidade no uso de todas as manobras da escalada livre, e fazer escalada com grau de dificuldade 5.6.
4. Mostrar habilidade de dar apoio ao líder da escalada. Ser capaz de segurar o líder da escalada que porventura venha a cair, durante uma queda ensaiada.
5. Ser capaz de prender os pinos de maneira firme e adequada, seja qual for o tipo de pino ou tipo de rocha. Debater a ética envolvida na colocação dos grampos, de forma a não quebrar a rocha, etc.
6. Demonstrar habilidade para liderar escaladas com grau de dificuldade 5.5.
7. Demonstrar habilidade para escalar sem auxílio em um grau de dificuldade de pelo menos A2.
8. Formular um plano para retirar um alpinista ferido.
9. Participar de uma escalada em dois lances, com grau de dificuldade de 5.4, liderando um dos lances.
2. Conhecer e demonstrar o uso de equipamentos básicos já mencionados na especialidade Alpinismo.
3. Demonstrar habilidade no uso de todas as manobras da escalada livre, e fazer escalada com grau de dificuldade 5.6.
4. Mostrar habilidade de dar apoio ao líder da escalada. Ser capaz de segurar o líder da escalada que porventura venha a cair, durante uma queda ensaiada.
5. Ser capaz de prender os pinos de maneira firme e adequada, seja qual for o tipo de pino ou tipo de rocha. Debater a ética envolvida na colocação dos grampos, de forma a não quebrar a rocha, etc.
6. Demonstrar habilidade para liderar escaladas com grau de dificuldade 5.5.
7. Demonstrar habilidade para escalar sem auxílio em um grau de dificuldade de pelo menos A2.
8. Formular um plano para retirar um alpinista ferido.
9. Participar de uma escalada em dois lances, com grau de dificuldade de 5.4, liderando um dos lances.
AR07
Arco e Flecha
Arco e Flecha
1.
Conhecer e explicar todas as regras de segurança do arco e flecha.
2. Identificar as partes de uma flecha.
3. Identificar as partes de um arco.
4. Corretamente e com segurança, tencionar a corda do arco.
5. Descrever e mostrar como usar: braço que segura o arco, dedos de gatilho, aljava, tiro ou largada, corda.
6. Demonstrar as seguintes técnicas de tiro:
a. postura
b. posicionamento da flecha (nock point)
c. puxada
d. apoio
e. empunhadura e mira
f. largada
g. acompanhamento da flecha
7. Por que é necessário ter a flecha bem posicionada na corda do arco (nock point)?
8. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
a. Competição em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros; fazer 50 pontos num alvo de 60cm.
b. Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 170 pontos num alvo de 122cm.
2. Identificar as partes de uma flecha.
3. Identificar as partes de um arco.
4. Corretamente e com segurança, tencionar a corda do arco.
5. Descrever e mostrar como usar: braço que segura o arco, dedos de gatilho, aljava, tiro ou largada, corda.
6. Demonstrar as seguintes técnicas de tiro:
a. postura
b. posicionamento da flecha (nock point)
c. puxada
d. apoio
e. empunhadura e mira
f. largada
g. acompanhamento da flecha
7. Por que é necessário ter a flecha bem posicionada na corda do arco (nock point)?
8. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
a. Competição em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros; fazer 50 pontos num alvo de 60cm.
b. Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 170 pontos num alvo de 122cm.
AR08
Arco e Flecha
nível avançado
Arco e Flecha
nível avançado
1.
Completar a especialidade de Arco e Flecha.
2. Explicar as vantagens encontradas pelo arqueiro ao fazer uso dos seguintes equipamentos:
a. haste superior
b. haste inferior
c. estabilizador(es) do arco
d. mira do arco
e. apoio
f. nível do arco
g. flechas com pontas de alumínio
h. flechas de plástico
i. disco de flecha flexível
3. Se houver possibilidade, o arqueiro deverá estudar a partir de um manual do instrutor de arco e flecha. A pesquisa deverá incluir:
a. correção de problemas
b. tiros em nível avançado
c. ajuste do arco
4. Explicar o que significa ponta da flecha.
5. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
a. Competir em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros fazer 200 pontos num alvo de 60cm.
b. Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 200 pontos num alvo de 122cm.
2. Explicar as vantagens encontradas pelo arqueiro ao fazer uso dos seguintes equipamentos:
a. haste superior
b. haste inferior
c. estabilizador(es) do arco
d. mira do arco
e. apoio
f. nível do arco
g. flechas com pontas de alumínio
h. flechas de plástico
i. disco de flecha flexível
3. Se houver possibilidade, o arqueiro deverá estudar a partir de um manual do instrutor de arco e flecha. A pesquisa deverá incluir:
a. correção de problemas
b. tiros em nível avançado
c. ajuste do arco
4. Explicar o que significa ponta da flecha.
5. Usando um arco – padrão olímpico – alcançar um dos resultados a seguir:
a. Competir em local fechado: 30 flechas (5 rodadas) a 18 metros fazer 200 pontos num alvo de 60cm.
b. Competição ao ar livre: 30 flechas (5 rodadas) a 25 metros; fazer 200 pontos num alvo de 122cm.
AR09
Arte de Acampar
Arte de Acampar
1.
Explicar como e porque as condições do tempo, a estação do ano e as fontes de
água devem ser consideradas ao se escolher um local de acampamento.
2. Preparar uma lista de roupas necessárias para acampamento com tempo quente e com tempo frio.
3. Conhecer e praticar as regras de segurança de um acampamento.
4. Demonstrar sua habilidade no uso do canivete: demonstrar ou explicar as regras de segurança para seu uso, e usá-lo para preparar gravetos e madeira para fogueira.
5. Preparar um acampamento com um grupo (apenas fazendo uma lista de objetos pessoais que devem ser levados, e itens que devem ser levados para uso do grupo todo.)
6. Preparar cardápios balanceados para desjejum, almoço e jantar.
7. Completar o seguinte enquanto estiver no acampamento:
a. Preparar o chão abaixo da barraca, para proporcionar um bom sono.
b. Montar corretamente uma barraca.
c. Preparar uma área para fazer a fogueira. Demonstrar uso adequado das ferramentas usadas para cortar e preparar a lenha para a fogueira.
d. Demonstrar como proteger o acampamento de animais, insetos, e mau tempo ou chuva.
e. Demonstrar como preservar a natureza durante o acampamento, e deixar o local como se ninguém tivesse estado ali.
8. Saber oito coisas que se pode/deve fazer quando perdido.
9. Acampar durante três dias e duas noites seguidos, dormindo ao relento ou dentro de uma barraca. Estar ativamente envolvido na preparação de pelo menos duas refeições.
10. Considerando as coisas aprendidas nesta especialidade e os acampamentos feitos, qual é o significado e a razão do Código de Acampamento dos Desbravadores?
2. Preparar uma lista de roupas necessárias para acampamento com tempo quente e com tempo frio.
3. Conhecer e praticar as regras de segurança de um acampamento.
4. Demonstrar sua habilidade no uso do canivete: demonstrar ou explicar as regras de segurança para seu uso, e usá-lo para preparar gravetos e madeira para fogueira.
5. Preparar um acampamento com um grupo (apenas fazendo uma lista de objetos pessoais que devem ser levados, e itens que devem ser levados para uso do grupo todo.)
6. Preparar cardápios balanceados para desjejum, almoço e jantar.
7. Completar o seguinte enquanto estiver no acampamento:
a. Preparar o chão abaixo da barraca, para proporcionar um bom sono.
b. Montar corretamente uma barraca.
c. Preparar uma área para fazer a fogueira. Demonstrar uso adequado das ferramentas usadas para cortar e preparar a lenha para a fogueira.
d. Demonstrar como proteger o acampamento de animais, insetos, e mau tempo ou chuva.
e. Demonstrar como preservar a natureza durante o acampamento, e deixar o local como se ninguém tivesse estado ali.
8. Saber oito coisas que se pode/deve fazer quando perdido.
9. Acampar durante três dias e duas noites seguidos, dormindo ao relento ou dentro de uma barraca. Estar ativamente envolvido na preparação de pelo menos duas refeições.
10. Considerando as coisas aprendidas nesta especialidade e os acampamentos feitos, qual é o significado e a razão do Código de Acampamento dos Desbravadores?
AR10
Atletismo
Atletismo
Conhecer as regras básicas, orientações
de segurança e exercícios de aquecimento para 6 das competições de atletismo
relacionadas abaixo:
1. Correr 50 metros rasos no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:
Meninos Meninas
Idade Tempo Idade Tempo
10 8’2’’ 10 8’5’’
11 8’0’’ 11 8’4’’
12 7’8’’ 12 8’2’’
13 7’5’’ 13 8’2’’
14 7’1’’ 14 8’0’’
15 6’9’’ 15 8’1’’
16 6’7’’ 16 8’3’’
2. Durante uma corrida rápida, qual parte do pé deve tocar o chão primeiro durante a passada? Qual é a posição correta dos braços e da cabeça?
3. Correr os 600 metros no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:
Meninos Meninas
Idade Tempo Idade Tempo
10 2´33´´ 10 2´48´´
11 2´27´´ 11 2´49´´
12 2´21´´ 12 2´49´´
13 2´10´´ 13 2´52´´
14 2´01´´ 14 2´46´´
15 1´54´´ 15 2´46´´
16 1´51´´ 16 2´49´´
4. Responder as seguintes perguntas sobre provas de distância:
a. Que duas histórias da Bíblia mencionam corredores de longas distâncias?
b. Quais as roupas apropriadas, incluindo tênis, para corridas de longas distâncias na região em que você mora?
c. Qual é o tamanho médio de uma pista de corrida?
d. Qual a distância percorrida numa maratona?
e. Que parte do pé deveria tocar o chão primeiro durante a passada?
f. Qual a posição apropriada dos braços e cabeça durante uma prova de distância?
g. Qual a maneira correta de respirar?
h. Quais as diferenças de correr numa pista e correr numa trilha ou estrada?
5. Fazer uma das provas a seguir pelo menos duas vezes, e registrar o melhor tempo:
a. 50 metros com quatro barreiras
b. 70 metros com seis barreiras
6. Saltar em altura pelo menos cinco vezes e registrar o melhor salto.
7. Saltar em distância três vezes e registrar o melhor salto.
8. Fazer uma prova de velocidade com revezamento:
a. revezamento com passe visual
b. revezamento com passe cego
1. Correr 50 metros rasos no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:
Meninos Meninas
Idade Tempo Idade Tempo
10 8’2’’ 10 8’5’’
11 8’0’’ 11 8’4’’
12 7’8’’ 12 8’2’’
13 7’5’’ 13 8’2’’
14 7’1’’ 14 8’0’’
15 6’9’’ 15 8’1’’
16 6’7’’ 16 8’3’’
2. Durante uma corrida rápida, qual parte do pé deve tocar o chão primeiro durante a passada? Qual é a posição correta dos braços e da cabeça?
3. Correr os 600 metros no tempo correspondente ao seu sexo e idade como a seguir:
Meninos Meninas
Idade Tempo Idade Tempo
10 2´33´´ 10 2´48´´
11 2´27´´ 11 2´49´´
12 2´21´´ 12 2´49´´
13 2´10´´ 13 2´52´´
14 2´01´´ 14 2´46´´
15 1´54´´ 15 2´46´´
16 1´51´´ 16 2´49´´
4. Responder as seguintes perguntas sobre provas de distância:
a. Que duas histórias da Bíblia mencionam corredores de longas distâncias?
b. Quais as roupas apropriadas, incluindo tênis, para corridas de longas distâncias na região em que você mora?
c. Qual é o tamanho médio de uma pista de corrida?
d. Qual a distância percorrida numa maratona?
e. Que parte do pé deveria tocar o chão primeiro durante a passada?
f. Qual a posição apropriada dos braços e cabeça durante uma prova de distância?
g. Qual a maneira correta de respirar?
h. Quais as diferenças de correr numa pista e correr numa trilha ou estrada?
5. Fazer uma das provas a seguir pelo menos duas vezes, e registrar o melhor tempo:
a. 50 metros com quatro barreiras
b. 70 metros com seis barreiras
6. Saltar em altura pelo menos cinco vezes e registrar o melhor salto.
7. Saltar em distância três vezes e registrar o melhor salto.
8. Fazer uma prova de velocidade com revezamento:
a. revezamento com passe visual
b. revezamento com passe cego
AR11
Canoagem
Canoagem
1.
Pré-requisito: Completar a especialidade de Natação – Intermediário.
2. Demonstrar, primeiramente sozinho, e depois com um companheiro, o método apropriado de:
a. Entrar numa canoa, e dar o primeiro impulso para colocá-la na água: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou pier.
b. Atracar uma canoa, e sair dela: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou pier.
3. Acompanhado por um instrutor, demonstrar as manobras a seguir, fazendo-as corretamente a partir da proa e da popa.
a. 8 formas de remar
b. virar para a direita ou para a esquerda sem avançar.
4. Sozinho, numa canoa, remar 100 metros para frente; virar para a direita para a esquerda, mantendo o remo sempre do mesmo lado da canoa. Demonstrar duas posições de joelhos enquanto rema.
5. Demonstrar, de canoa, o resgate de um companheiro cuja canoa tenha emborcado longe da praia ou ancoradouro, fazendo o seguinte:
a. esvaziando a canoa virada puxando-a de cabeça para baixo
b. dando novo impulso para a mesma na água
c. equilibrando-a enquanto seu companheiro sobe na mesma outra vez
6. Sair de uma canoa em águas profundas, e entrar nela outra vez, sem deixar entrar água na mesma. (Deve haver acompanhamento de uma salva-vidas, num barco salva-vidas).
7. Sem tirar a roupa (se possível):
a. virar a canoa em águas profundas
b. desvirá-la e acomodar os remos
c. entrar na canoa enquanto ainda cheia de água, e remar com as próprias mãos ou remos, por 24 metros
d. tirar as roupas, guardá-las junto com remos, sair da canoa, segurar na proa com uma mão e com a outra nadar até o raso (praia) rebocando a canoa
e. esvaziar a canoa corretamente e atracá-la. (Todo o procedimento deve ser feito com acompanhamento de um salva-vidas, com barco de salvamento.)
8. Demonstrar plenamente ao instrutor seus conhecimentos das regras de segurança da canoagem, e competência para levar outros em passeios de canoa. Prometer observar estas regras em todos os momentos.
9. Explicar como fazer reparos de emergência, tais como (a) consertar um buraco de 2.5 cm na fibra de vidro, (b) consertar um remo quebrado.
2. Demonstrar, primeiramente sozinho, e depois com um companheiro, o método apropriado de:
a. Entrar numa canoa, e dar o primeiro impulso para colocá-la na água: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou pier.
b. Atracar uma canoa, e sair dela: (1) numa praia, (2) num ancoradouro ou pier.
3. Acompanhado por um instrutor, demonstrar as manobras a seguir, fazendo-as corretamente a partir da proa e da popa.
a. 8 formas de remar
b. virar para a direita ou para a esquerda sem avançar.
4. Sozinho, numa canoa, remar 100 metros para frente; virar para a direita para a esquerda, mantendo o remo sempre do mesmo lado da canoa. Demonstrar duas posições de joelhos enquanto rema.
5. Demonstrar, de canoa, o resgate de um companheiro cuja canoa tenha emborcado longe da praia ou ancoradouro, fazendo o seguinte:
a. esvaziando a canoa virada puxando-a de cabeça para baixo
b. dando novo impulso para a mesma na água
c. equilibrando-a enquanto seu companheiro sobe na mesma outra vez
6. Sair de uma canoa em águas profundas, e entrar nela outra vez, sem deixar entrar água na mesma. (Deve haver acompanhamento de uma salva-vidas, num barco salva-vidas).
7. Sem tirar a roupa (se possível):
a. virar a canoa em águas profundas
b. desvirá-la e acomodar os remos
c. entrar na canoa enquanto ainda cheia de água, e remar com as próprias mãos ou remos, por 24 metros
d. tirar as roupas, guardá-las junto com remos, sair da canoa, segurar na proa com uma mão e com a outra nadar até o raso (praia) rebocando a canoa
e. esvaziar a canoa corretamente e atracá-la. (Todo o procedimento deve ser feito com acompanhamento de um salva-vidas, com barco de salvamento.)
8. Demonstrar plenamente ao instrutor seus conhecimentos das regras de segurança da canoagem, e competência para levar outros em passeios de canoa. Prometer observar estas regras em todos os momentos.
9. Explicar como fazer reparos de emergência, tais como (a) consertar um buraco de 2.5 cm na fibra de vidro, (b) consertar um remo quebrado.
AR12
Ciclismo
Ciclismo
1.
Conhecer o nome, e saber explicar o propósito das várias partes de uma
bicicleta.
2. Consertar um pneu furado de bicicleta.
3. Desmontar uma bicicleta, limpá-la e montá-la novamente.
4. Ajustar os freios traseiro e dianteiro corretamente.
5. Conhecer e praticar as regras de cortesia e segurança do ciclismo.
6. Quais as vantagens de usar um capacete de ciclista?
7. Percorrer 80 quilômetros consecutivos de bicicleta, em 10 horas ou menos.
8. Saber como ler um mapa para fazer o roteiro de seus 80 quilômetros, e seguir este roteiro com precisão.
2. Consertar um pneu furado de bicicleta.
3. Desmontar uma bicicleta, limpá-la e montá-la novamente.
4. Ajustar os freios traseiro e dianteiro corretamente.
5. Conhecer e praticar as regras de cortesia e segurança do ciclismo.
6. Quais as vantagens de usar um capacete de ciclista?
7. Percorrer 80 quilômetros consecutivos de bicicleta, em 10 horas ou menos.
8. Saber como ler um mapa para fazer o roteiro de seus 80 quilômetros, e seguir este roteiro com precisão.
AR13
Ciclismo
nível avançado
Ciclismo
nível avançado
1.
Completar a especialidade Ciclismo.
2. Descrever como selecionar o tamanho certo de quadro e guidom e altura do selim, de forma que se adapte da melhor forma ao tamanho do ciclista.
3. Descrever resumidamente as características de uma bicicleta usada para percursos de longa distância.
4. Desmontar, limpar e montar novamente os apoios das rodas traseira e dianteira.
5. Alinhar a roda traseira, certificando-se de que está montada adequadamente.
6. Selecionar a melhor combinação de rodas dentadas para corrente traseira e dianteira, de forma a obter os melhores resultados nas condições a seguir:
a. rodar em terreno montanhoso
b. carregar pacotes na bicicleta
c. rodar em terreno plano
7. Explicar como as características de rodagem de uma bicicleta são afetadas pela:
a. geometria do quadro da bicicleta, incluindo
1) ângulo do cano dianteiro e do selim
2) tamanho do garfo
3) ajuste do guidom
4) peso máximo para o garupa
5) tamanho da base da roda
b. o tipo de rodas usadas, incluindo
1) pneus tubulares ou dentados
2) eixos de rodas grandes ou pequenos
3) números de raios utilizados em cada roda
4) números de raios que cada raio cruza
8. Faça uma lista dos equipamentos que devem ser levados num passeio ciclístico de mais de um dia.
9. Revisar as regras de segurança que devem ser observadas no ciclismo.
10. Quais as vantagens de estar com os pneus mais vazios? Saber tirar o ar dos pneus.
11. Conhecer o vestuário e equipamento de segurança usados no ciclismo, e as vantagens de cada um.
12. Cumprir o seguinte objetivo durante o tempo em que estiver trabalhando nesta especialidade:
a. Fazer três passeios de 35 quilômetros cada, em locais diferentes.
b. Rodar 160 quilômetros consecutivos em menos de 15 horas. ou:
c. Fazer um passeio ciclístico de pelo menos 200 quilômetros, em três dias e escrever um relatório sobre a viagem.
2. Descrever como selecionar o tamanho certo de quadro e guidom e altura do selim, de forma que se adapte da melhor forma ao tamanho do ciclista.
3. Descrever resumidamente as características de uma bicicleta usada para percursos de longa distância.
4. Desmontar, limpar e montar novamente os apoios das rodas traseira e dianteira.
5. Alinhar a roda traseira, certificando-se de que está montada adequadamente.
6. Selecionar a melhor combinação de rodas dentadas para corrente traseira e dianteira, de forma a obter os melhores resultados nas condições a seguir:
a. rodar em terreno montanhoso
b. carregar pacotes na bicicleta
c. rodar em terreno plano
7. Explicar como as características de rodagem de uma bicicleta são afetadas pela:
a. geometria do quadro da bicicleta, incluindo
1) ângulo do cano dianteiro e do selim
2) tamanho do garfo
3) ajuste do guidom
4) peso máximo para o garupa
5) tamanho da base da roda
b. o tipo de rodas usadas, incluindo
1) pneus tubulares ou dentados
2) eixos de rodas grandes ou pequenos
3) números de raios utilizados em cada roda
4) números de raios que cada raio cruza
8. Faça uma lista dos equipamentos que devem ser levados num passeio ciclístico de mais de um dia.
9. Revisar as regras de segurança que devem ser observadas no ciclismo.
10. Quais as vantagens de estar com os pneus mais vazios? Saber tirar o ar dos pneus.
11. Conhecer o vestuário e equipamento de segurança usados no ciclismo, e as vantagens de cada um.
12. Cumprir o seguinte objetivo durante o tempo em que estiver trabalhando nesta especialidade:
a. Fazer três passeios de 35 quilômetros cada, em locais diferentes.
b. Rodar 160 quilômetros consecutivos em menos de 15 horas. ou:
c. Fazer um passeio ciclístico de pelo menos 200 quilômetros, em três dias e escrever um relatório sobre a viagem.
AR14
Cultura Física
Cultura Física
1.
Relacionar dez benefícios de se estar em boa forma física.
2. Saber como as seguintes atividades ajudam uma pessoa a alcançar o equilíbrio para o corpo:
a. exercícios
b. alimentação adequada
c. estabilidade emocional
3. Definir os exercícios a seguir:
a. isométrico
b. isotônico
c. isocinético
d. anaeróbio
e. aeróbio
4. Conhecer o significado dos princípios envolvidos no programa de exercícios a seguir:
a. aquecimento
b. exercícios aeróbios
c. relaxamento
d. exercícios localizados
5. Saber como verificar os batimentos cardíacos em repouso e após a prática de exercícios.
6. Saber determinar o ritmo mínimo de batimentos cardíacos, para obter o me-lhor efeito no condicionamento aeróbio.
7. Usando os quatro passos dados no item 4, fazer um programa de exercícios com regularidade – no mínimo 4 vezes por semana – durante três meses. Manter um quadro com as seguintes informações:
a. tipo de exercícios de aquecimento
b. tipo de exercícios aeróbios
c. durante quanto tempo foram praticados exercícios aeróbios
d. tipos de ginástica localizada
Para cada período de exercícios, manter os batimentos cardíacos mínimos determinados no item 6, durante pelo menos 20 minutos.
2. Saber como as seguintes atividades ajudam uma pessoa a alcançar o equilíbrio para o corpo:
a. exercícios
b. alimentação adequada
c. estabilidade emocional
3. Definir os exercícios a seguir:
a. isométrico
b. isotônico
c. isocinético
d. anaeróbio
e. aeróbio
4. Conhecer o significado dos princípios envolvidos no programa de exercícios a seguir:
a. aquecimento
b. exercícios aeróbios
c. relaxamento
d. exercícios localizados
5. Saber como verificar os batimentos cardíacos em repouso e após a prática de exercícios.
6. Saber determinar o ritmo mínimo de batimentos cardíacos, para obter o me-lhor efeito no condicionamento aeróbio.
7. Usando os quatro passos dados no item 4, fazer um programa de exercícios com regularidade – no mínimo 4 vezes por semana – durante três meses. Manter um quadro com as seguintes informações:
a. tipo de exercícios de aquecimento
b. tipo de exercícios aeróbios
c. durante quanto tempo foram praticados exercícios aeróbios
d. tipos de ginástica localizada
Para cada período de exercícios, manter os batimentos cardíacos mínimos determinados no item 6, durante pelo menos 20 minutos.
AR15
Equitação
Equitação
Necessário o acompanhamento de um
instrutor)
1.
Identificar em desenho de um cavalo, ou ao vivo, pelo menos 30 diferentes
partes de um cavalo.
2. Identificar 10 partes de uma sela, e nove de um bridão. Explicar os cuidados adequados com os arreios.
3. Descrever o propósito e importância do capacete e botas enquanto se trabalha com cavalos ou na hora de cavalgar.
4. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas no momento de aproximar-se de um cavalo
5. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas ao se conduzir um ca-valo, e demonstrar qual o melhor local para se ficar em pé quando se está conduzindo um cavalo.
6. Escolher um local seguro para amarrar um cavalo manso, e depois demonstrar os tipos de nó que podem ser usados para amarrar o animal, o comprimento correto de corda, e a altura adequada para fazer a amarra.
7. Demonstrar e explicar como se deve tratar de cavalos.
8. Demonstrar e explicar como colocar a sela e o bridão num cavalo de forma correta e segura.
9. Demonstrar e explicar como montar e desmontar um cavalo adequadamente e com segurança, e demonstrar segurança e equilíbrio, permanecendo sentado no cavalo que esteja em pé sobre as patas traseiras.
10. Demonstrar e explicar como conduzir um cavalo de forma a andar, parar e virar, com o uso das pernas, peso, voz e arreios.
11. Demonstrar e explicar o procedimento correto ao montar em pêlo um cavalo que esteja parado. Cavalgar, com equilíbrio, e em pêlo, durante no mínimo 30 minutos (podem ser cumulativos).
12. Demonstrar e explicar regras de segurança para cavalgar em grupo, cavalgando em companhia de, no mínimo, mais um cavaleiro. Demonstrar espaçamento correto, mudança de direção , e ultrapassagem de outros cavaleiros em marcha numa arena.
13. Preparar uma trilha simples, de três obstáculos colocados ao nível do chão. Escolher a partir do seguinte:
a. Passar sobre o tronco ou poste deitado, com altura máxima de 42 centíme-tros.
b. Passar entre barrais ou fardos de feno colocados com distância de 120cm entre si.
c. Ziguezaguear entre postes colocados a intervalos de 3,6m.
d. Caminhar ao redor de um círculo grande (4,5m), sair sem pisar ou cruzar quaisquer linhas.
14. Cavalgar um cavalo em passo de marcha, em trilha, durante um mínimo de quatro horas cumulativas.
15. Demonstrar e explicar um mínimo de três regras de segurança que se aplicam a cavalgadas em trilhas, feitas em grupo.
2. Identificar 10 partes de uma sela, e nove de um bridão. Explicar os cuidados adequados com os arreios.
3. Descrever o propósito e importância do capacete e botas enquanto se trabalha com cavalos ou na hora de cavalgar.
4. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas no momento de aproximar-se de um cavalo
5. Descrever e demonstrar três regras de segurança que devem ser observadas ao se conduzir um ca-valo, e demonstrar qual o melhor local para se ficar em pé quando se está conduzindo um cavalo.
6. Escolher um local seguro para amarrar um cavalo manso, e depois demonstrar os tipos de nó que podem ser usados para amarrar o animal, o comprimento correto de corda, e a altura adequada para fazer a amarra.
7. Demonstrar e explicar como se deve tratar de cavalos.
8. Demonstrar e explicar como colocar a sela e o bridão num cavalo de forma correta e segura.
9. Demonstrar e explicar como montar e desmontar um cavalo adequadamente e com segurança, e demonstrar segurança e equilíbrio, permanecendo sentado no cavalo que esteja em pé sobre as patas traseiras.
10. Demonstrar e explicar como conduzir um cavalo de forma a andar, parar e virar, com o uso das pernas, peso, voz e arreios.
11. Demonstrar e explicar o procedimento correto ao montar em pêlo um cavalo que esteja parado. Cavalgar, com equilíbrio, e em pêlo, durante no mínimo 30 minutos (podem ser cumulativos).
12. Demonstrar e explicar regras de segurança para cavalgar em grupo, cavalgando em companhia de, no mínimo, mais um cavaleiro. Demonstrar espaçamento correto, mudança de direção , e ultrapassagem de outros cavaleiros em marcha numa arena.
13. Preparar uma trilha simples, de três obstáculos colocados ao nível do chão. Escolher a partir do seguinte:
a. Passar sobre o tronco ou poste deitado, com altura máxima de 42 centíme-tros.
b. Passar entre barrais ou fardos de feno colocados com distância de 120cm entre si.
c. Ziguezaguear entre postes colocados a intervalos de 3,6m.
d. Caminhar ao redor de um círculo grande (4,5m), sair sem pisar ou cruzar quaisquer linhas.
14. Cavalgar um cavalo em passo de marcha, em trilha, durante um mínimo de quatro horas cumulativas.
15. Demonstrar e explicar um mínimo de três regras de segurança que se aplicam a cavalgadas em trilhas, feitas em grupo.
AR16
Esqui Aquático
Esqui Aquático
Nota: todos os
esquiadores inscritos na especialidade de esqui aquático deverão usar coletes
salva-vidas.
1. Pré-requisito: Completar a especialidade de Natação – Intermediário.
2. Conhecer e praticar as seguintes regras de segurança:
a. nunca esquiar à noite
b. nunca esquiar durante uma tempestade com raios
c. usar sempre colete salva-vidas ao esquiar
d. verificar se a presilha do colete está bem fechada
e. verificar se a corda está em boas condições
f. verificar se os esquis estão em boas condições
g. ter um espelho no barco que puxa o esquiador
h. manter distância de objetos ou pessoas como, por exemplo, outros esquiadores, nadadores, ancoradouros ou objetos flutuantes
i. se cair, soltar a corda
j. depois da queda, levantar os braços para indicar que está bem
k. não ficar em pé no barco/lancha, enquanto o mesmo estiver em movimento
3. Conhecer os seguintes sinais de mão:
a. mais devagar
b. velocidade ok
c. mais rápido
d. voltar ao embarcadouro
e. parar
f. virar
4. Colocar os esquis em águas profundas. Arrancar em águas profundas, com dois esquis e uma corda de extensão longa.
5. Passar por cima da trilha do barco mantendo o equilíbrio.
6. Identificar o seguinte:
a. esqui duplo
b. esqui slalom
c. esqui artístico
d. esqui de disco
1. Pré-requisito: Completar a especialidade de Natação – Intermediário.
2. Conhecer e praticar as seguintes regras de segurança:
a. nunca esquiar à noite
b. nunca esquiar durante uma tempestade com raios
c. usar sempre colete salva-vidas ao esquiar
d. verificar se a presilha do colete está bem fechada
e. verificar se a corda está em boas condições
f. verificar se os esquis estão em boas condições
g. ter um espelho no barco que puxa o esquiador
h. manter distância de objetos ou pessoas como, por exemplo, outros esquiadores, nadadores, ancoradouros ou objetos flutuantes
i. se cair, soltar a corda
j. depois da queda, levantar os braços para indicar que está bem
k. não ficar em pé no barco/lancha, enquanto o mesmo estiver em movimento
3. Conhecer os seguintes sinais de mão:
a. mais devagar
b. velocidade ok
c. mais rápido
d. voltar ao embarcadouro
e. parar
f. virar
4. Colocar os esquis em águas profundas. Arrancar em águas profundas, com dois esquis e uma corda de extensão longa.
5. Passar por cima da trilha do barco mantendo o equilíbrio.
6. Identificar o seguinte:
a. esqui duplo
b. esqui slalom
c. esqui artístico
d. esqui de disco
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