HM01
Aeromodelismo |
HM02
Arte com Barbantes |
HM03
Arte em Massa de Pão |
HM04
Arte de Oleiro |
HM05
Automodelismo |
HM11
Decoração de Bolos |
HM12
Decoupage |
HM13
Desenho e Pintura |
HM14
Entalhe em Madeira |
HM15
Escultura |
HM21
Missilmodelismo |
HM22
Missilmodelismo nível avançado |
HM23
Modelagem em Gesso |
HM24
Modelagem e Fabricação de Sabão |
HM25
Modelagem e Fabricação de Sabão nível avançado |
HM31
Pintura em Tecido |
HM32
Pintura em Vidro |
HM33
Tecelagem |
HM34
Trabalhos com Agulha |
HM35
Trabalhos em Acrílico |
HM36
Trabalhos em Cera |
HM37
Trabalhos em Couro |
HM38
Trabalhos em Couro nível avançado |
HM39
Trabalhos em Feltro |
HM40
Trabalhos em Madeira |
HM41
Trabalhos em Metal |
HM42
Trabalhos em Silk-screen |
HM43
Trabalhos em Silk-screen nível avançado |
HM44
Trabalhos em Vidro |
HM45
Tricô |
HM01
Aeromodelismo
Aeromodelismo
1.
Montar – a partir de um kit – e fazer voar com sucesso um aeroplano de madeira
leve e papel de seda e borracha ou outro material movido a gasolina.
2. Montar um planador a partir de um kit, e observar suas características de vôo, e sua relação com as posições variáveis das asas.
3. Montar e fazer voar, com sucesso, dois diferentes estilos de aeroplanos usando folhas de papel entre 20 e 35 centímetros de comprimento e largura.
4. Definir, localizar e explicar o uso dos seguintes itens básicos:
a. fuselagem
b. asa
c. leme
d. estabilizador horizontal
e. tirante
f. cockpit
g. motor
h. trem de pouso
i. hélice
2. Montar um planador a partir de um kit, e observar suas características de vôo, e sua relação com as posições variáveis das asas.
3. Montar e fazer voar, com sucesso, dois diferentes estilos de aeroplanos usando folhas de papel entre 20 e 35 centímetros de comprimento e largura.
4. Definir, localizar e explicar o uso dos seguintes itens básicos:
a. fuselagem
b. asa
c. leme
d. estabilizador horizontal
e. tirante
f. cockpit
g. motor
h. trem de pouso
i. hélice
HM02
Arte com Barbantes
Arte com Barbantes
1.
Descrever os itens a seguir: artesanato com barbante, sismografia, ponto
geométrico.
2. Desenhar e encordoar sobre papel cartão em pontos igualmente espaçados:
a. um ângulo reto
b. um ângulo agudo
c. um ângulo obtuso
3. Mencionar três maneiras de preparar a madeira para a arte com barbante.
4. Usando métodos de encordoar em madeira, fazer quatro dos seguintes itens:
a. círculo cheio
b. círculo vazado
c. estrela
d. beirada
e. curva de dentro para fora
f. curva de fora para dentro
g. enchimento
h. asa entrelaçada
5. Colocar em exposição, um trabalho de arte com barbante e madeira.
2. Desenhar e encordoar sobre papel cartão em pontos igualmente espaçados:
a. um ângulo reto
b. um ângulo agudo
c. um ângulo obtuso
3. Mencionar três maneiras de preparar a madeira para a arte com barbante.
4. Usando métodos de encordoar em madeira, fazer quatro dos seguintes itens:
a. círculo cheio
b. círculo vazado
c. estrela
d. beirada
e. curva de dentro para fora
f. curva de fora para dentro
g. enchimento
h. asa entrelaçada
5. Colocar em exposição, um trabalho de arte com barbante e madeira.
HM03
Arte em Massa de Pão
Arte em Massa de Pão
1.
Fazer uma lista dos materiais necessários para a arte de modelar com pão.
2. Por que é importante estar com as mãos limpas, e usar creme para as mãos ao trabalhar com a massa de pão?
3. Explicar as diferentes técnicas de colorir e pintar a massa.
4. Que tipo de acabamento se usa para proteger e dar uma aparência brilhante aos artigos feitos com massa de pão?
5. Fazer pelo menos duas das flores a seguir, com suas respectivas folhas: rosa, margarida, narciso, corniso, violeta, jacinto, cravo, íris, amor-perfeito, papoula, bico-de-papagaio, tulipa, miosótis. (Pode-se usar cortadores de massa de pão.) Faça quatro arranjos de flores usando vasilhas de sua escolha. (Algumas sugestões: miniaturas de cestas, conchas, vasos de plástico, dedal, carretéis de linha vazios, tampas de vidros de remédio, etc.)
6. Fazer um dos itens a seguir usando massa tingida:
a. escultura
b. pequeno quadro de parede
7. Fazer um dos itens a seguir:
a. imã de geladeira
b. broche
c. algo de sua escolha
2. Por que é importante estar com as mãos limpas, e usar creme para as mãos ao trabalhar com a massa de pão?
3. Explicar as diferentes técnicas de colorir e pintar a massa.
4. Que tipo de acabamento se usa para proteger e dar uma aparência brilhante aos artigos feitos com massa de pão?
5. Fazer pelo menos duas das flores a seguir, com suas respectivas folhas: rosa, margarida, narciso, corniso, violeta, jacinto, cravo, íris, amor-perfeito, papoula, bico-de-papagaio, tulipa, miosótis. (Pode-se usar cortadores de massa de pão.) Faça quatro arranjos de flores usando vasilhas de sua escolha. (Algumas sugestões: miniaturas de cestas, conchas, vasos de plástico, dedal, carretéis de linha vazios, tampas de vidros de remédio, etc.)
6. Fazer um dos itens a seguir usando massa tingida:
a. escultura
b. pequeno quadro de parede
7. Fazer um dos itens a seguir:
a. imã de geladeira
b. broche
c. algo de sua escolha
HM04
Arte de Oleiro
Arte de Oleiro
1.
Escrever ou explicar oralmente os diferentes tipos e usos da arte em louça de
barro e dos materiais usados em sua confecção.
2. Qual é o propósito de um vitrificado? Descrever os perigos específicos a serem evitados.
3. Projetar e desenhar duas louças de barro, uma das quais deve ser decorada.
4. Fazer três dos objetos a seguir, usando métodos diferentes para cada um. Cada projeto deve ser decorado, com, por exemplo, pintura, vitrificado ou entalhe.
a. um jarro ou vaso
b. uma caixa
c. desenhar e fabricar quatro azulejos diferentes
d. uma bandeja ou prato
e. na roda do oleiro, fazer um vaso simples
f. outro objeto semelhante
2. Qual é o propósito de um vitrificado? Descrever os perigos específicos a serem evitados.
3. Projetar e desenhar duas louças de barro, uma das quais deve ser decorada.
4. Fazer três dos objetos a seguir, usando métodos diferentes para cada um. Cada projeto deve ser decorado, com, por exemplo, pintura, vitrificado ou entalhe.
a. um jarro ou vaso
b. uma caixa
c. desenhar e fabricar quatro azulejos diferentes
d. uma bandeja ou prato
e. na roda do oleiro, fazer um vaso simples
f. outro objeto semelhante
HM05
Automodelismo
Automodelismo
1.
Construir pelo menos um modelo de plástico, a partir de um kit. O carro deve
seguir, tanto quanto possível, o padrão original.
2. Escolha um:
a. Construir um segundo modelo usando acessórios opcionais incluídos no kit, ou criar alterações usando massa de vidraceiro e/ou partes de outros kits. (Decalques não contam.) Pintar o modelo.
b. Construir um modelo de corrida de acordo com as normas do Campeonato de Automodelismo e participar de uma corrida.
3. Escrever ou apresentar oralmente a história do automóvel. Não deixar de incluir passos interessantes no processo de desenvolvimento, como, por exemplo, tamanho dos motores, transmissão automática, volantes, controles computadorizados, etc.
2. Escolha um:
a. Construir um segundo modelo usando acessórios opcionais incluídos no kit, ou criar alterações usando massa de vidraceiro e/ou partes de outros kits. (Decalques não contam.) Pintar o modelo.
b. Construir um modelo de corrida de acordo com as normas do Campeonato de Automodelismo e participar de uma corrida.
3. Escrever ou apresentar oralmente a história do automóvel. Não deixar de incluir passos interessantes no processo de desenvolvimento, como, por exemplo, tamanho dos motores, transmissão automática, volantes, controles computadorizados, etc.
HM06
Bordado em Ponto Cruz
Bordado em Ponto Cruz
1.
Ter um estojo com material necessário para fazer o ponto cruz, incluindo pelo
menos um arco, fita crepe, agulhas e tesouras.
2. Qual é a diferença entre o ponto cruz, ponto cruz contado e bordado com bastidor?
3. Conhecer pelo menos quatro pontos usados no ponto cruz.
4. Bordar em ponto cruz um objeto simples em três tamanhos diferentes de tela. Montar e identificar o tamanho e nome da tela usada, mencionando quantos fios de seda devem ser usados em cada uma delas.
5. Fazer um trabalho em ponto cruz contado, com remate, e colocá-lo numa moldura para pendurá-lo. Usar pelo menos três tipos de pontos.
6. Fazer um trabalho em ponto cruz, de pelo menos 13 X 18 centímetros, retratando uma cena da natureza.
2. Qual é a diferença entre o ponto cruz, ponto cruz contado e bordado com bastidor?
3. Conhecer pelo menos quatro pontos usados no ponto cruz.
4. Bordar em ponto cruz um objeto simples em três tamanhos diferentes de tela. Montar e identificar o tamanho e nome da tela usada, mencionando quantos fios de seda devem ser usados em cada uma delas.
5. Fazer um trabalho em ponto cruz contado, com remate, e colocá-lo numa moldura para pendurá-lo. Usar pelo menos três tipos de pontos.
6. Fazer um trabalho em ponto cruz, de pelo menos 13 X 18 centímetros, retratando uma cena da natureza.
HM07
Cerâmica
Cerâmica
1.
Contar resumidamente a história da cerâmica na antigüidade.
2. Saber o que significam os seguintes termos:
a. cerâmica verde
b. porcelana biscuit
c. decalque
d. forno
e. esmalte vitrificado
f. deslizamento
g. reparador
3. Explicar o uso de cones no forno.
4. Saber como e quando usar o processo de vitrificação.
5. Saber que ferramentas são usadas para completar seus projetos de cerâmica.
6. Fazer um trabalho de cerâmica usando vitrificado.
7. Fazer dois dos trabalhos a seguir usando vitrificação em pelo menos um deles:
a. vidro para biscoitos
b. prato de torta
c. vaso
d. jardineira pequena
e. bandeja para doces
f. caneca
g. item de sua escolha
Observação: O cozimento não precisa ser realizado pelo próprio desbravador.
2. Saber o que significam os seguintes termos:
a. cerâmica verde
b. porcelana biscuit
c. decalque
d. forno
e. esmalte vitrificado
f. deslizamento
g. reparador
3. Explicar o uso de cones no forno.
4. Saber como e quando usar o processo de vitrificação.
5. Saber que ferramentas são usadas para completar seus projetos de cerâmica.
6. Fazer um trabalho de cerâmica usando vitrificado.
7. Fazer dois dos trabalhos a seguir usando vitrificação em pelo menos um deles:
a. vidro para biscoitos
b. prato de torta
c. vaso
d. jardineira pequena
e. bandeja para doces
f. caneca
g. item de sua escolha
Observação: O cozimento não precisa ser realizado pelo próprio desbravador.
HM08
Cestaria
Cestaria
1.
Escrever ou apresentar oralmente aos examinadores, dois países onde cresce o
Rattan (junco).
2. Explicar como tratar o junco antes do trançamento.
3. Que ferramentas você usaria para:
a. fazer cestas de junco?
b. fazer cestas de Raffia?
4. Definir:
a. trançamento chamuscado
b. achatamento
5. Explicar como:
a. consertar uma estaca quebrada da roda de trançar
b. emendar o junco (caniço)
6. Citar dois tipos de bases usadas em cestas, e especificar em qual tipo de cesta cada base pode ser usada.
7. Descrever como fazer:
a. um trançamento duplo
b. uma tripla guarnição de raios
8. Fazer uma bandeja para café da manhã, com base de madeira.
9. Fazer uma bandeja para pães com base trançada.
10. Fazer um descanso de panelas redondo, de 15 centímetros de diâmetro, de Raffia ou similar.
2. Explicar como tratar o junco antes do trançamento.
3. Que ferramentas você usaria para:
a. fazer cestas de junco?
b. fazer cestas de Raffia?
4. Definir:
a. trançamento chamuscado
b. achatamento
5. Explicar como:
a. consertar uma estaca quebrada da roda de trançar
b. emendar o junco (caniço)
6. Citar dois tipos de bases usadas em cestas, e especificar em qual tipo de cesta cada base pode ser usada.
7. Descrever como fazer:
a. um trançamento duplo
b. uma tripla guarnição de raios
8. Fazer uma bandeja para café da manhã, com base de madeira.
9. Fazer uma bandeja para pães com base trançada.
10. Fazer um descanso de panelas redondo, de 15 centímetros de diâmetro, de Raffia ou similar.
HM09
Crochê
Crochê
.
Definir e demonstrar habilidade para fazer os seguintes pontos:
Ponto baixo – PB, meio ponto alto – MPA, ponto alto duplo – PAD, ponto alto triplo – PAT, ponto alto duplo/triplo – PDAT, (PADT)?
2. Fazer quadrados de pelo menos 20 pontos.
3. Demonstrar – em amostras quadradas – como medir os pontos.
4. Saber como cuidar de itens feitos de lã, nylon, acrílico e algodão.
5. Saber fazer um quadrado para crochê, e mostrar algo que tenha feito usando o mesmo, por exemplo, um boné, cachecol, fronha de almofada.
6. Apresentar uma amostra de borda feita em linha.
7. Fazer, em fio de lã, um dos itens a seguir: boné, cachecol, colete ou um par de chinelos.
Ponto baixo – PB, meio ponto alto – MPA, ponto alto duplo – PAD, ponto alto triplo – PAT, ponto alto duplo/triplo – PDAT, (PADT)?
2. Fazer quadrados de pelo menos 20 pontos.
3. Demonstrar – em amostras quadradas – como medir os pontos.
4. Saber como cuidar de itens feitos de lã, nylon, acrílico e algodão.
5. Saber fazer um quadrado para crochê, e mostrar algo que tenha feito usando o mesmo, por exemplo, um boné, cachecol, fronha de almofada.
6. Apresentar uma amostra de borda feita em linha.
7. Fazer, em fio de lã, um dos itens a seguir: boné, cachecol, colete ou um par de chinelos.
HM10
Crochê
nível avançado
Crochê
nível avançado
1.
Completar a especialidade em Crochê.
2. Fazer uma toalhinha de mesa redonda, de linha.
3. Fazer um rendado mais complexo para cobrir uma almofada, ou objeto seme-lhante.
4. Fazer um suéter de crochê, ou um conjunto completo pra bebê.
5. Fazer um xale ou uma passadeira de crochê.
2. Fazer uma toalhinha de mesa redonda, de linha.
3. Fazer um rendado mais complexo para cobrir uma almofada, ou objeto seme-lhante.
4. Fazer um suéter de crochê, ou um conjunto completo pra bebê.
5. Fazer um xale ou uma passadeira de crochê.
HM11
Decoração de Bolos
Decoração de Bolos
1.
Relacionar o equipamento necessário para decorar bolos.
2. Saber de cor duas coberturas de bolo e demonstrar fazendo-as: glacê cremoso e glacê real, e conhecer o uso adequado de cada um. Mencionar outros tipos de coberturas de bolo.
3. Aprender e demonstrar a construção do saco de confeitar utilizando papel vegetal e papel manteiga. Demonstrar a maneira correta de encaixar o bico, misturar a cor, encher com glacê e dobrar a ponta. Qual é o nome da dobra da ponta?
4. Citar três etapas essenciais para uma boa decoração de bolos.
5. Demonstrar a pressão adequada, no saco de confeitar, e nome do bico usado para fazer: chuva de estrelas, rosas, borda de conchas, desenho de “s”, flor-de-lis, laços, folhas e bordas em ziguezague.
6. Dar o nome de quatro técnicas de coloração. Demonstrar duas, incluindo glacê de duas cores.
7. Fazer quatro flores diferentes, por exemplo: ervilha-de-cheiro, meia rosa, meio cravo, margarida. Uma das quatro deve ser uma rosa inteira.
8. Demonstrar técnicas de escrever usando dois bicos diferentes, bem como dois métodos distintos.
9. Fazer um bolo em assadeira de formato especial.
10. Fazer um bolo para uma ocasião especial, usando duas ou mais bordas de tipos diferentes, e um arranjo floral.
11. Fazer um bolo em formato de coração, usando bordas, flores, trançados e escrita.
2. Saber de cor duas coberturas de bolo e demonstrar fazendo-as: glacê cremoso e glacê real, e conhecer o uso adequado de cada um. Mencionar outros tipos de coberturas de bolo.
3. Aprender e demonstrar a construção do saco de confeitar utilizando papel vegetal e papel manteiga. Demonstrar a maneira correta de encaixar o bico, misturar a cor, encher com glacê e dobrar a ponta. Qual é o nome da dobra da ponta?
4. Citar três etapas essenciais para uma boa decoração de bolos.
5. Demonstrar a pressão adequada, no saco de confeitar, e nome do bico usado para fazer: chuva de estrelas, rosas, borda de conchas, desenho de “s”, flor-de-lis, laços, folhas e bordas em ziguezague.
6. Dar o nome de quatro técnicas de coloração. Demonstrar duas, incluindo glacê de duas cores.
7. Fazer quatro flores diferentes, por exemplo: ervilha-de-cheiro, meia rosa, meio cravo, margarida. Uma das quatro deve ser uma rosa inteira.
8. Demonstrar técnicas de escrever usando dois bicos diferentes, bem como dois métodos distintos.
9. Fazer um bolo em assadeira de formato especial.
10. Fazer um bolo para uma ocasião especial, usando duas ou mais bordas de tipos diferentes, e um arranjo floral.
11. Fazer um bolo em formato de coração, usando bordas, flores, trançados e escrita.
HM12
Decoupage
Decoupage
1.
Apresentar o significado e a história desta técnica.
2. Fazer uma lista do material e equipamentos necessários para a decoupage.
3. Descrever como preparar a madeira ou objeto de metal para a decoupage.
4. Explique três maneiras pelas quais material impresso pode ser usado na decoupage.
5. Seguindo os passos básicos, completar dois dos objetos a seguir:
a. chaveiro
b. suporte de livros
c. garrafa
d. caixa para lenços de papel
e. objeto de sua escolha
2. Fazer uma lista do material e equipamentos necessários para a decoupage.
3. Descrever como preparar a madeira ou objeto de metal para a decoupage.
4. Explique três maneiras pelas quais material impresso pode ser usado na decoupage.
5. Seguindo os passos básicos, completar dois dos objetos a seguir:
a. chaveiro
b. suporte de livros
c. garrafa
d. caixa para lenços de papel
e. objeto de sua escolha
HM13
Desenho e Pintura
Desenho e Pintura
1.
Fazer e apresentar um desenho à mão de um animal, demonstrando a distribuição
equilibrada das cores.
2. Desenhar um objeto cilíndrico e outro retangular juntos, demonstrando perspec-tiva e equilíbrio de luz e sombras.
3. Preparar e apresentar um desenho de alguma paisagem da natureza que haja perto de sua casa.
4. Fazer, em cores, um desenho decorativo, usando qualquer técnica. Mencionar o uso que pretende dar para ele.
5. Pintar um “tapete” de flores, ou de folhas, caídas no chão. Colorido.
6. Pintar uma cena ao ar livre em aquarela ou óleo.
2. Desenhar um objeto cilíndrico e outro retangular juntos, demonstrando perspec-tiva e equilíbrio de luz e sombras.
3. Preparar e apresentar um desenho de alguma paisagem da natureza que haja perto de sua casa.
4. Fazer, em cores, um desenho decorativo, usando qualquer técnica. Mencionar o uso que pretende dar para ele.
5. Pintar um “tapete” de flores, ou de folhas, caídas no chão. Colorido.
6. Pintar uma cena ao ar livre em aquarela ou óleo.
HM14
Entalhe em Madeira
Entalhe em Madeira
1.
Explicar as características das madeiras duras e macias, citando as que têm
densidade me-lhor para trabalhos de entalhe.
2. Descrever os diferentes instrumentos usados no entalhe de madeira, e explicar como afiá-los.
3. Explicar os melhores métodos de lidar com a fibra da madeira.
4. Desenhar e entalhar uma placa em baixo-relevo.
5. Desenhar e entalhar dois dos itens a seguir: uma bandeja, suporte de livros, um apito, abridor de cartas ou outro item equivalente de sua escolha.
2. Descrever os diferentes instrumentos usados no entalhe de madeira, e explicar como afiá-los.
3. Explicar os melhores métodos de lidar com a fibra da madeira.
4. Desenhar e entalhar uma placa em baixo-relevo.
5. Desenhar e entalhar dois dos itens a seguir: uma bandeja, suporte de livros, um apito, abridor de cartas ou outro item equivalente de sua escolha.
HM15
Escultura
Escultura
1.
Relacionar as ferramentas e material usados em esculturas simples.
2. Modelar dois ou mais exemplos de animais de brinquedos, empregando uma das técnicas de escultura em materiais como: argila, massa plástica, etc.
3. Fazer um modelo da mão ou pé humano usando uma das técnicas de escultura.
4. A partir de um modelo vivo, fazer uma escultura em relevo da cabeça, empregando uma das técnicas de escultura. (Não necessariamente em tamanho natural.)
2. Modelar dois ou mais exemplos de animais de brinquedos, empregando uma das técnicas de escultura em materiais como: argila, massa plástica, etc.
3. Fazer um modelo da mão ou pé humano usando uma das técnicas de escultura.
4. A partir de um modelo vivo, fazer uma escultura em relevo da cabeça, empregando uma das técnicas de escultura. (Não necessariamente em tamanho natural.)
HM16
Ferreomodelismo
Ferreomodelismo
1.
Apresentar a história e desenvolvimento do ferreomodelismo.
2. Identificar a diferença no funcionamento da força motriz dos seguintes protótipos:
a. vapor
b. diesel
c. elétrico
3. Saber o nome, escala e dimensão de quatro bitolas usadas no ferreomodelismo.
4. Conhecer os formatos e nomes de pelo menos oito tipos de traçados de linhas em protótipos de estrada de ferro.
5. Saber pelo menos seis pontos de verificação para a manutenção de um traçado de estrada de ferro.
6. Identificar e explicar o uso de:
a. cinco tipos de vagões de carga
b. três tipos de vagões de passageiros
c. três tipos de locomotivas a vapor, de acordo com o tipo de rodas
d. dois tipos de mecanismos de alerta para cruzamentos em nível
e. dois tipos de sinais próprios para a estrada de ferro
f. dois tipos de construções ou estruturas ligadas à estrada de ferro
7. Conhecer o significado dos seguintes termos do ferreomodelismo.
a. balastro
b. dormente
c. secção
d. intersecção
e. chave intermediária
f. duplex ou multipla unidade
g. equipamento de tração
h. patilha
i. cruzamento
j. intervalo
k. bitola
l. nível
m. campo de gravidade
n. rolamento superaquecido ou freio dinâmico
o. diário de bordo
p. traçado
q. linha-tronco ou principal
r. protótipo
s. junção de trilhos
t. curva em S
u. desvio
v. ramal
w. chave
x. máquina
y. vagão aberto
z. vagão fechado
aa. desvio de linhas ou aparelho de mudança de via (AMV)
bb. trilhos duplos ou bitola mista
cc. chave Y
dd. pátio de manobras
8. Construir parte de um traçado de linha de trem, incluindo as seguintes atividades:
a. ajudar a montar a estrutura
b. instalar uma parte do balastro
c. instalar uma parte dos trilhos
d. instalar pelo menos um desvio de linhas, inclusive a instalação elétrica
e. ajudar na confecção de um cenário incluindo árvores, pedras, montanhas ou grama.
f. Fazer uma construção ou estrutura típica de um protótipo de linha de ferro.
g. Ajudar na instalação de energia elétrica para os trilhos
9. Fazer funcionar um trem no traçado de trilhos que você ajudou a construir.
2. Identificar a diferença no funcionamento da força motriz dos seguintes protótipos:
a. vapor
b. diesel
c. elétrico
3. Saber o nome, escala e dimensão de quatro bitolas usadas no ferreomodelismo.
4. Conhecer os formatos e nomes de pelo menos oito tipos de traçados de linhas em protótipos de estrada de ferro.
5. Saber pelo menos seis pontos de verificação para a manutenção de um traçado de estrada de ferro.
6. Identificar e explicar o uso de:
a. cinco tipos de vagões de carga
b. três tipos de vagões de passageiros
c. três tipos de locomotivas a vapor, de acordo com o tipo de rodas
d. dois tipos de mecanismos de alerta para cruzamentos em nível
e. dois tipos de sinais próprios para a estrada de ferro
f. dois tipos de construções ou estruturas ligadas à estrada de ferro
7. Conhecer o significado dos seguintes termos do ferreomodelismo.
a. balastro
b. dormente
c. secção
d. intersecção
e. chave intermediária
f. duplex ou multipla unidade
g. equipamento de tração
h. patilha
i. cruzamento
j. intervalo
k. bitola
l. nível
m. campo de gravidade
n. rolamento superaquecido ou freio dinâmico
o. diário de bordo
p. traçado
q. linha-tronco ou principal
r. protótipo
s. junção de trilhos
t. curva em S
u. desvio
v. ramal
w. chave
x. máquina
y. vagão aberto
z. vagão fechado
aa. desvio de linhas ou aparelho de mudança de via (AMV)
bb. trilhos duplos ou bitola mista
cc. chave Y
dd. pátio de manobras
8. Construir parte de um traçado de linha de trem, incluindo as seguintes atividades:
a. ajudar a montar a estrutura
b. instalar uma parte do balastro
c. instalar uma parte dos trilhos
d. instalar pelo menos um desvio de linhas, inclusive a instalação elétrica
e. ajudar na confecção de um cenário incluindo árvores, pedras, montanhas ou grama.
f. Fazer uma construção ou estrutura típica de um protótipo de linha de ferro.
g. Ajudar na instalação de energia elétrica para os trilhos
9. Fazer funcionar um trem no traçado de trilhos que você ajudou a construir.
HM17
Filatelia
Filatelia
1. Relatar, sucintamente, a
história do surgimento dos serviços postais em seu país.
2. Como a história de seu país é contada através dos selos?
3. Quais são os preços para correspondência de primeira classe em seu país?
4. Que país não tem seu nome nos selos, e por quê?
5. Conhecer o significado do seguinte:
a. dentado
b. intervalo entre picotes
c. selos definitivos
d. selos comemorativos
e. classificador
f. odontômetro
g. charneira
h. Havid ou Maximaphil
6. Ter conhecimento de como retirar os selos que estão colados em papel, e como secá-los.
7. Fazer uma coleção de pelo menos 750 selos (nenhum selo repetido).
8. Classificar devidamente selos:
a. de acordo com país de origem
b. de acordo com série (ano e desenho)
9. Montar seus selos em classificador ou Havid (o Havid é mais indicado para selos novos).
10. Escolher um tema e desenvolver uma exposição de pelo menos 9 páginas, incluindo uma página título, para ser apresentada em algum evento do clube de Desbravadores. A apresentação deve ser artística, com etiquetas para classificar cada selo, e demonstrar cuidadosa pesquisa.
2. Como a história de seu país é contada através dos selos?
3. Quais são os preços para correspondência de primeira classe em seu país?
4. Que país não tem seu nome nos selos, e por quê?
5. Conhecer o significado do seguinte:
a. dentado
b. intervalo entre picotes
c. selos definitivos
d. selos comemorativos
e. classificador
f. odontômetro
g. charneira
h. Havid ou Maximaphil
6. Ter conhecimento de como retirar os selos que estão colados em papel, e como secá-los.
7. Fazer uma coleção de pelo menos 750 selos (nenhum selo repetido).
8. Classificar devidamente selos:
a. de acordo com país de origem
b. de acordo com série (ano e desenho)
9. Montar seus selos em classificador ou Havid (o Havid é mais indicado para selos novos).
10. Escolher um tema e desenvolver uma exposição de pelo menos 9 páginas, incluindo uma página título, para ser apresentada em algum evento do clube de Desbravadores. A apresentação deve ser artística, com etiquetas para classificar cada selo, e demonstrar cuidadosa pesquisa.
HM18
Fotografia
Fotografia
1.
Explicar os princípios da construção de uma máquina fotográfica, o que faz a
lente da câmera, o efeito da luz sobre o filme e a ação dos reveladores.
2. O que significa a “velocidade” do filme? O que significam ASA/ISO?
3. Como estão interligadas a velocidade do diafragma, a abertura da lente e a velocidade do filme?
4. Apresentar os principais usos da fotografia.
5. Escolher fotos em papel ou slide, que ilustrem pelo menos oito das seguinte técnicas. Use outras fotos para fazer uma comparação:
a. enquadramento
b. equilíbrio da câmera
c. direção da luz – frente, iluminação traseira, lateral
d. fundo fora de foco, objeto da foto em foco
e. regra de três
f. ângulo – nível dos olhos, alto e baixo
g. nível do horizonte
h. distância do objeto da foto – preencher o enquadramento
i. uso de linhas guia
j. qualidade da luz – sombra, luz do sol, hora do dia
k. exposição correta – pouca exposição, exposição excessiva
l. uso do flash – objetos à distância, e objetos que refletem luz
6. Fazer uma das alternativas:
a. explicar como o filme preto e branco é revelado em negativo, e depois em papel
b. revelar e imprimir oito de suas próprias fotos, explicando cada passo.
2. O que significa a “velocidade” do filme? O que significam ASA/ISO?
3. Como estão interligadas a velocidade do diafragma, a abertura da lente e a velocidade do filme?
4. Apresentar os principais usos da fotografia.
5. Escolher fotos em papel ou slide, que ilustrem pelo menos oito das seguinte técnicas. Use outras fotos para fazer uma comparação:
a. enquadramento
b. equilíbrio da câmera
c. direção da luz – frente, iluminação traseira, lateral
d. fundo fora de foco, objeto da foto em foco
e. regra de três
f. ângulo – nível dos olhos, alto e baixo
g. nível do horizonte
h. distância do objeto da foto – preencher o enquadramento
i. uso de linhas guia
j. qualidade da luz – sombra, luz do sol, hora do dia
k. exposição correta – pouca exposição, exposição excessiva
l. uso do flash – objetos à distância, e objetos que refletem luz
6. Fazer uma das alternativas:
a. explicar como o filme preto e branco é revelado em negativo, e depois em papel
b. revelar e imprimir oito de suas próprias fotos, explicando cada passo.
HM19
Letreiros e Cartazes
Letreiros e Cartazes
1.
Escrever, de memória, o alfabeto completo em letras minúsculas em dois dos
estilos a seguir: gótico, romano ou itálico.
2. Demonstrar quando os diferentes tamanhos e tipos de canetas devem ser usados.
3. Mencionar pelo menos quatro princípios usados para tornar um cartaz atraente, chamando a atenção de quem o vê.
4. Fazer três cartazes de diversos tamanhos para serem usados por qualquer dos departamentos ou instituições a seguir: Escola Sabatina, igreja, escola, Clube de Desbravadores ou Departamento JA. Usar pelo menos dois tipos diferentes de letras nestes cartazes.
5. Fazer cinco cartazes a respeito de assuntos de sua escolha. Nota: Estes cartazes serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: 1) capricho, 2) disposição, e 3) seleção de letras utilizadas.
6. Praticar todas as letras até que consiga fazê-las facilmente e com precisão.
2. Demonstrar quando os diferentes tamanhos e tipos de canetas devem ser usados.
3. Mencionar pelo menos quatro princípios usados para tornar um cartaz atraente, chamando a atenção de quem o vê.
4. Fazer três cartazes de diversos tamanhos para serem usados por qualquer dos departamentos ou instituições a seguir: Escola Sabatina, igreja, escola, Clube de Desbravadores ou Departamento JA. Usar pelo menos dois tipos diferentes de letras nestes cartazes.
5. Fazer cinco cartazes a respeito de assuntos de sua escolha. Nota: Estes cartazes serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: 1) capricho, 2) disposição, e 3) seleção de letras utilizadas.
6. Praticar todas as letras até que consiga fazê-las facilmente e com precisão.
HM20
Macramê
Macramê
1.
Apresentar de forma sucinta um histórico desta arte.
2. O que é um fio de macramê?
3. Conhecer três tipos de fio que sejam bons, e a razão disto.
4. Conhecer os nós básicos no macramê. Conhecer duas variações de cada um destes nós.
5. Como o nó simples é útil no macramê?
6. Quanto de fio é necessário para fazer alcançar o comprimento desejado num produto final?
7. Fazer uma amostra de macramê para ser pendurado na parede, usando os nós essenciais e pelo menos duas variações, por exemplo: ponto meia horizontal, ponto meia vertical, ou meio nó.
8. Fazer dois outros itens de sua escolha usando o nó quadrado, o ponto meia duplo e duas variações de cada um em ambos os itens.
2. O que é um fio de macramê?
3. Conhecer três tipos de fio que sejam bons, e a razão disto.
4. Conhecer os nós básicos no macramê. Conhecer duas variações de cada um destes nós.
5. Como o nó simples é útil no macramê?
6. Quanto de fio é necessário para fazer alcançar o comprimento desejado num produto final?
7. Fazer uma amostra de macramê para ser pendurado na parede, usando os nós essenciais e pelo menos duas variações, por exemplo: ponto meia horizontal, ponto meia vertical, ou meio nó.
8. Fazer dois outros itens de sua escolha usando o nó quadrado, o ponto meia duplo e duas variações de cada um em ambos os itens.
HM21
Missilmodelismo
Missilmodelismo
Necessário um instrutor qualificado)
1.
Saber e explicar o Código de Segurança do Missilmodelismo.
2. Saber e explicar a importância dos componentes básicos das miniaturas de foguetes.
3. Desenhar o seguinte: a) os passos do vôo de um foguete de metal, b) um corte transversal de um foguete em miniatura, identificando cada parte, c) uma planta esquemática de um sistema simples de lançamento, usando os símbolos elétricos apropriados.
4. Definir o seguinte:
a. estofo
b. planadores de impulso
c. simulador
d. carga útil
e. apogeu
f. centro de gravidade
g. centro de pressão
h. impulso
i. velocidade
j. ejeção
5. Nomear e descrever pelo menos quatro diferentes sistemas de resgate.
6. A partir de um kit, montar, fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único, que tenha um comprimento mínimo de 15 cm. Lançar o foguete com pára-quedas ou outro sistema de resgate.
2. Saber e explicar a importância dos componentes básicos das miniaturas de foguetes.
3. Desenhar o seguinte: a) os passos do vôo de um foguete de metal, b) um corte transversal de um foguete em miniatura, identificando cada parte, c) uma planta esquemática de um sistema simples de lançamento, usando os símbolos elétricos apropriados.
4. Definir o seguinte:
a. estofo
b. planadores de impulso
c. simulador
d. carga útil
e. apogeu
f. centro de gravidade
g. centro de pressão
h. impulso
i. velocidade
j. ejeção
5. Nomear e descrever pelo menos quatro diferentes sistemas de resgate.
6. A partir de um kit, montar, fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único, que tenha um comprimento mínimo de 15 cm. Lançar o foguete com pára-quedas ou outro sistema de resgate.
Código de Segurança do Missilmodelismo
CONSTRUÇÃO: Minhas
miniaturas de foguetes serão feitas apenas de materiais leves como papel,
madeira, plástico e folhas de papel alumínio, com a exceção dos suportes de
cargas e do mecanismo, feitos de arame ou semelhantes.
MECANISMOS: Usarei apenas mecanismos de miniaturas comprados prontos, e os usarei de acordo com as instruções do fabricante. Não mudarei os mecanismos nem tentarei recarregá-los.
RESGATE: Sempre usarei um sistema de resgate em meus foguetes em miniatura, para que voltem em segurança ao chão, e para que possam ser lançados outra vez.
LIMITES DE PESO: Meu foguete em miniatura não pesará mais de 113 gramas.
ESTABILIDADE: Verificarei a estabilidade de minhas miniaturas antes do primeiro lançamento, exceto quando estiver lançando modelos cuja estabilidade já esteja comprovada.
SISTEMA DE LANÇAMENTO: O sistema que usarei para lançar meus foguetes em miniaturas deverão ser operados por controle remoto, e em sistema elétrico. Eles conterão um botão que voltará ao “desligado” quando forem lançados. Ficarei a pelo menos 3 metros de distância de qualquer foguete em miniatura ou da plataforma de lançamento até que tenha me certificado que ou a chave de lançamento foi removida, ou a bateria foi desconectada.
CONDIÇÕES DE VÔO: Não lançarei meu foguete em miniatura em condições de ventos fortes, perto de prédios, fios de eletricidade, árvores altas, perto de aeroportos ou heliportos (onde passem aeronaves em vôo baixo), ou em quaisquer condições que possam ser perigosas à pessoas ou propriedades.
ÁREA DE LANÇAMENTO: Meus foguetes em miniatura sempre serão lançados em local espaçoso, livre de quaisquer materiais de fácil combustão e eu usarei estofo não inflamá-vel em meus foguetes.
DEFLETORES: Meu equipamento de lançamento terá um sistema defletor para evitar que a descarga do equipamento atinja o chão.
ÂNGULO DE LANÇAMENTO: Não lançarei foguetes de forma que atinja alvos perto do chão. Não usarei explosivos nem cargas inflamáveis. O foguete sempre será lançado no máximo a 30 graus da linha vertical.
TESTE ANTES DO LANÇAMENTO: Ao analisar métodos e equipamentos de eficácia ainda não comprovada, determinei, quando possível, a confiabilidade dos mesmos através de testes antes do lançamento. Farei estes em locais totalmente isolados, sem a presença de quaisquer pessoas exceto as envolvidas no lançamento.
MECANISMOS: Usarei apenas mecanismos de miniaturas comprados prontos, e os usarei de acordo com as instruções do fabricante. Não mudarei os mecanismos nem tentarei recarregá-los.
RESGATE: Sempre usarei um sistema de resgate em meus foguetes em miniatura, para que voltem em segurança ao chão, e para que possam ser lançados outra vez.
LIMITES DE PESO: Meu foguete em miniatura não pesará mais de 113 gramas.
ESTABILIDADE: Verificarei a estabilidade de minhas miniaturas antes do primeiro lançamento, exceto quando estiver lançando modelos cuja estabilidade já esteja comprovada.
SISTEMA DE LANÇAMENTO: O sistema que usarei para lançar meus foguetes em miniaturas deverão ser operados por controle remoto, e em sistema elétrico. Eles conterão um botão que voltará ao “desligado” quando forem lançados. Ficarei a pelo menos 3 metros de distância de qualquer foguete em miniatura ou da plataforma de lançamento até que tenha me certificado que ou a chave de lançamento foi removida, ou a bateria foi desconectada.
CONDIÇÕES DE VÔO: Não lançarei meu foguete em miniatura em condições de ventos fortes, perto de prédios, fios de eletricidade, árvores altas, perto de aeroportos ou heliportos (onde passem aeronaves em vôo baixo), ou em quaisquer condições que possam ser perigosas à pessoas ou propriedades.
ÁREA DE LANÇAMENTO: Meus foguetes em miniatura sempre serão lançados em local espaçoso, livre de quaisquer materiais de fácil combustão e eu usarei estofo não inflamá-vel em meus foguetes.
DEFLETORES: Meu equipamento de lançamento terá um sistema defletor para evitar que a descarga do equipamento atinja o chão.
ÂNGULO DE LANÇAMENTO: Não lançarei foguetes de forma que atinja alvos perto do chão. Não usarei explosivos nem cargas inflamáveis. O foguete sempre será lançado no máximo a 30 graus da linha vertical.
TESTE ANTES DO LANÇAMENTO: Ao analisar métodos e equipamentos de eficácia ainda não comprovada, determinei, quando possível, a confiabilidade dos mesmos através de testes antes do lançamento. Farei estes em locais totalmente isolados, sem a presença de quaisquer pessoas exceto as envolvidas no lançamento.
HM22
Missilmodelismo
nível avançado
Missilmodelismo
nível avançado
Necessário um instrutor qualificado)
1.
Completar a especialidade em Missilmodelismo.
2. A partir de um kit comprado, montar, lançar, e resgatar um foguete em miniatura.
3. Cumprir duas das tarefas a seguir:
a. Projetar e construir (não a partir de kit), fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único. Verificar a estabilidade e lançar o foguete com sucesso.
b. Projetar e construir (não a partir de kit), fazer acabamento e pintar um foguete de dois estágios, e lançá-lo com sucesso.
c. Projetar, construir, fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único com três mecanismos agrupados, e lançá-los com sucesso.
4. Projetar um sistema de lançamento elétrico. Quando o mesmo for aprovado por seu instrutor, construir este sistema e usá-lo para lançar foguetes pelo menos cinco vezes.
5. Descrever e demonstrar uma trajetória de altitude única. Com auxílio de um ajudante, ana-lisar o traçado do mesmo foguete três vezes, usando mecanismos de tamanhos diferentes e comparando altitudes em cada situação.
6. Comparar a velocidade e altitude de dois foguetes com peso e design diferente, usando o mesmo mecanismo para os dois.
2. A partir de um kit comprado, montar, lançar, e resgatar um foguete em miniatura.
3. Cumprir duas das tarefas a seguir:
a. Projetar e construir (não a partir de kit), fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único. Verificar a estabilidade e lançar o foguete com sucesso.
b. Projetar e construir (não a partir de kit), fazer acabamento e pintar um foguete de dois estágios, e lançá-lo com sucesso.
c. Projetar, construir, fazer acabamento e pintar um foguete de estágio único com três mecanismos agrupados, e lançá-los com sucesso.
4. Projetar um sistema de lançamento elétrico. Quando o mesmo for aprovado por seu instrutor, construir este sistema e usá-lo para lançar foguetes pelo menos cinco vezes.
5. Descrever e demonstrar uma trajetória de altitude única. Com auxílio de um ajudante, ana-lisar o traçado do mesmo foguete três vezes, usando mecanismos de tamanhos diferentes e comparando altitudes em cada situação.
6. Comparar a velocidade e altitude de dois foguetes com peso e design diferente, usando o mesmo mecanismo para os dois.
Código de Segurança do Missilmodelismo
CONSTRUÇÃO: Minhas
miniaturas de foguetes serão feitas apenas de materiais leves como papel,
madeira, plástico e folhas de papel alumínio, com a exceção dos suportes de
cargas e do mecanismo, feitos de arame ou semelhantes.
MECANISMOS: Usarei apenas mecanismos de miniaturas comprados prontos, e os usarei de acordo com as instruções do fabricante. Não mudarei os mecanismos nem tentarei recarregá-los.
RESGATE: Sempre usarei um sistema de resgate em meus foguetes em miniatura, para que voltem em segurança ao chão, e para que possam ser lançados outra vez.
LIMITES DE PESO: Meu foguete em miniatura não pesará mais de 113 gramas.
ESTABILIDADE: Verificarei a estabilidade de minhas miniaturas antes do primeiro lançamento, exceto quando estiver lançando modelos cuja estabilidade já esteja comprovada.
SISTEMA DE LANÇAMENTO: O sistema que usarei para lançar meus foguetes em miniaturas deverão ser operados por controle remoto, e em sistema elétrico. Eles conterão um botão que voltará ao “desligado” quando forem lançados. Ficarei a pelo menos 3 metros de distância de qualquer foguete em miniatura ou da plataforma de lançamento até que tenha me certificado que ou a chave de lançamento foi removida, ou a bateria foi desconectada.
CONDIÇÕES DE VÔO: Não lançarei meu foguete em miniatura em condições de ventos fortes, perto de prédios, fios de eletricidade, árvores altas, perto de aeroportos ou heliportos (onde passem aeronaves em vôo baixo), ou em quaisquer condições que possam ser perigosas à pessoas ou propriedades.
ÁREA DE LANÇAMENTO: Meus foguetes em miniatura sempre serão lançados em local espaçoso, livre de quaisquer materiais de fácil combustão e eu usarei estofo não inflamá-vel em meus foguetes.
DEFLETORES: Meu equipamento de lançamento terá um sistema defletor para evitar que a descarga do equipamento atinja o chão.
ÂNGULO DE LANÇAMENTO: Não lançarei foguetes de forma que atinja alvos perto do chão. Não usarei explosivos nem cargas inflamáveis. O foguete sempre será lançado no máximo a 30 graus da linha vertical.
TESTE ANTES DO LANÇAMENTO: Ao analisar métodos e equipamentos de eficácia ainda não comprovada, determinei, quando possível, a confiabilidade dos mesmos através de testes antes do lançamento. Farei estes em locais totalmente isolados, sem a presença de quaisquer pessoas exceto as envolvidas no lançamento.
MECANISMOS: Usarei apenas mecanismos de miniaturas comprados prontos, e os usarei de acordo com as instruções do fabricante. Não mudarei os mecanismos nem tentarei recarregá-los.
RESGATE: Sempre usarei um sistema de resgate em meus foguetes em miniatura, para que voltem em segurança ao chão, e para que possam ser lançados outra vez.
LIMITES DE PESO: Meu foguete em miniatura não pesará mais de 113 gramas.
ESTABILIDADE: Verificarei a estabilidade de minhas miniaturas antes do primeiro lançamento, exceto quando estiver lançando modelos cuja estabilidade já esteja comprovada.
SISTEMA DE LANÇAMENTO: O sistema que usarei para lançar meus foguetes em miniaturas deverão ser operados por controle remoto, e em sistema elétrico. Eles conterão um botão que voltará ao “desligado” quando forem lançados. Ficarei a pelo menos 3 metros de distância de qualquer foguete em miniatura ou da plataforma de lançamento até que tenha me certificado que ou a chave de lançamento foi removida, ou a bateria foi desconectada.
CONDIÇÕES DE VÔO: Não lançarei meu foguete em miniatura em condições de ventos fortes, perto de prédios, fios de eletricidade, árvores altas, perto de aeroportos ou heliportos (onde passem aeronaves em vôo baixo), ou em quaisquer condições que possam ser perigosas à pessoas ou propriedades.
ÁREA DE LANÇAMENTO: Meus foguetes em miniatura sempre serão lançados em local espaçoso, livre de quaisquer materiais de fácil combustão e eu usarei estofo não inflamá-vel em meus foguetes.
DEFLETORES: Meu equipamento de lançamento terá um sistema defletor para evitar que a descarga do equipamento atinja o chão.
ÂNGULO DE LANÇAMENTO: Não lançarei foguetes de forma que atinja alvos perto do chão. Não usarei explosivos nem cargas inflamáveis. O foguete sempre será lançado no máximo a 30 graus da linha vertical.
TESTE ANTES DO LANÇAMENTO: Ao analisar métodos e equipamentos de eficácia ainda não comprovada, determinei, quando possível, a confiabilidade dos mesmos através de testes antes do lançamento. Farei estes em locais totalmente isolados, sem a presença de quaisquer pessoas exceto as envolvidas no lançamento.
HM23
Modelagem em Gesso
Modelagem em Gesso
1.
Qual o principal ingrediente do gesso de Paris?
2. Explicar os passos envolvidos em fazer um objeto de gesso, e como prepará-lo para a pintura.
3. Saber como remover bolhas de ar ao colocar o gesso na forma.
4. Saber como o tempo de secagem pode ser prolongado ou diminuído.
5. Que precauções devem ser tomadas ao limpar os utensílios usados para fazer objetos de gesso?
6. Quando o selador é aplicado ao gesso, e por que deve ser usado?
7. Que tipo de tinta funciona melhor em objetos de gesso?
8. Pintar três objetos que incluam os seguintes desenhos e técnicas, ou algo equi-valente:
a. motivo floral (para demonstrar técnica de sombreamento)
b. motivo animal (para demonstrar técnica de detalhamento)
c. tema religioso (para demonstrar técnica de realce nas letras)
d. motivo frugal (para demonstrar técnica de realce entre luz e sobras)
9. Moldar e pintar dois objetos adicionais, com desenhos diferentes.
2. Explicar os passos envolvidos em fazer um objeto de gesso, e como prepará-lo para a pintura.
3. Saber como remover bolhas de ar ao colocar o gesso na forma.
4. Saber como o tempo de secagem pode ser prolongado ou diminuído.
5. Que precauções devem ser tomadas ao limpar os utensílios usados para fazer objetos de gesso?
6. Quando o selador é aplicado ao gesso, e por que deve ser usado?
7. Que tipo de tinta funciona melhor em objetos de gesso?
8. Pintar três objetos que incluam os seguintes desenhos e técnicas, ou algo equi-valente:
a. motivo floral (para demonstrar técnica de sombreamento)
b. motivo animal (para demonstrar técnica de detalhamento)
c. tema religioso (para demonstrar técnica de realce nas letras)
d. motivo frugal (para demonstrar técnica de realce entre luz e sobras)
9. Moldar e pintar dois objetos adicionais, com desenhos diferentes.
HM24
Modelagem e Fabricação de Sabão
Modelagem e Fabricação de Sabão
1.
Que ingredientes são usados para fazer o sabão?
2. Qual é a diferença entre o sabão e o detergente?
3. O que causa a ação limpadora do sabão?
4. Escrever ou contar uma história sobre a origem e histórico do sabão.
5. Mencionar sete tipos de sabão.
6. O que é a espuma?
7. Esculpir um objeto numa barra de sabão.
8. Decorar uma barra de sabão para dar de presente.
9. Fazer uma cena a partir de sabão batido, usando pelo menos três cores.
2. Qual é a diferença entre o sabão e o detergente?
3. O que causa a ação limpadora do sabão?
4. Escrever ou contar uma história sobre a origem e histórico do sabão.
5. Mencionar sete tipos de sabão.
6. O que é a espuma?
7. Esculpir um objeto numa barra de sabão.
8. Decorar uma barra de sabão para dar de presente.
9. Fazer uma cena a partir de sabão batido, usando pelo menos três cores.
HM25
Modelagem e Fabricação de Sabão
nível avançado
Modelagem e Fabricação de Sabão
nível avançado
1.
Completar a especialidade de Modelagem em Sabão.
2. Que tipos de gorduras podem ser usadas para fazer sabão?
3. Que produto é usado para fazer sabão transparente?
4. Quais são as vantagens e desvantagens do sabão e do detergente?
5. Que produtos de limpeza são acrescentados à mistura do sabão?
6. O que faz o sabão ficar tão leve que bóie na água?
7. O que torna o sabão duro?
8. Aprender os seguintes versos bíblicos: Jeremias 2:22; Malaquias 3:2.
9. Explicar dois métodos de fazer sabão. Fazer uma medida de sabão seguindo um destes dois métodos.
10. Cumprir um dos requisitos a seguir:
a. Visitar uma fábrica de sabão.
b. Obter informações de uma fábrica de sabão, sobre como o mesmo é feito.
c. Estudar e preparar, a partir de uma enciclopédia ou outra fonte, um relatório de uma ou duas páginas em que se explique o processo de fabricação do sabão.
2. Que tipos de gorduras podem ser usadas para fazer sabão?
3. Que produto é usado para fazer sabão transparente?
4. Quais são as vantagens e desvantagens do sabão e do detergente?
5. Que produtos de limpeza são acrescentados à mistura do sabão?
6. O que faz o sabão ficar tão leve que bóie na água?
7. O que torna o sabão duro?
8. Aprender os seguintes versos bíblicos: Jeremias 2:22; Malaquias 3:2.
9. Explicar dois métodos de fazer sabão. Fazer uma medida de sabão seguindo um destes dois métodos.
10. Cumprir um dos requisitos a seguir:
a. Visitar uma fábrica de sabão.
b. Obter informações de uma fábrica de sabão, sobre como o mesmo é feito.
c. Estudar e preparar, a partir de uma enciclopédia ou outra fonte, um relatório de uma ou duas páginas em que se explique o processo de fabricação do sabão.
HM26
Música
Música
1. Tocar ou cantar
uma escala, e saber seu nome.
2. Escrever uma escala tanto em clave de Sol como em clave de Fá.
3. Conhecer o meio tom, tom, terça, quinta, e oitava.
4. Ser capaz de distinguir uma marcha de uma valsa, e dar o compasso de cada uma.
5. O que é uma semínima? Uma mínima? Uma semibreve? Desenhe cada uma delas.
6. Dar o nome de cinco grandes compositores e uma composição de cada um deles, incluindo um oratório, peça para piano e uma peça para canto.
7. Tocar com ou sem partitura, ou cantar de memória, 15 hinos e/ou músicas sacras e relacionar o compositor de cada um. (Apenas uma estrofe de cada.)
8. Tocar ou cantar de memória, uma peça musical diferente das usadas no item 7.
9. Para instrumentistas; ser capaz de ler à primeira vista e tocar uma peça mode-radamente difícil. Explicar todos os sinais e termos musicais encontrados nela.
10. Para cantores: Demonstrar com uma batuta ou com o braço, como reger um grupo de cantores cantando composições escritas em 3/4 e 4/4.
11. Definir o que é uma orquestra, e citar pelo menos cinco instrumentos de uma orquestra.
12. Fazer um resumo biográfico de um famoso compositor de hinos e apresentá-los oralmente a um grupo de pessoas.
2. Escrever uma escala tanto em clave de Sol como em clave de Fá.
3. Conhecer o meio tom, tom, terça, quinta, e oitava.
4. Ser capaz de distinguir uma marcha de uma valsa, e dar o compasso de cada uma.
5. O que é uma semínima? Uma mínima? Uma semibreve? Desenhe cada uma delas.
6. Dar o nome de cinco grandes compositores e uma composição de cada um deles, incluindo um oratório, peça para piano e uma peça para canto.
7. Tocar com ou sem partitura, ou cantar de memória, 15 hinos e/ou músicas sacras e relacionar o compositor de cada um. (Apenas uma estrofe de cada.)
8. Tocar ou cantar de memória, uma peça musical diferente das usadas no item 7.
9. Para instrumentistas; ser capaz de ler à primeira vista e tocar uma peça mode-radamente difícil. Explicar todos os sinais e termos musicais encontrados nela.
10. Para cantores: Demonstrar com uma batuta ou com o braço, como reger um grupo de cantores cantando composições escritas em 3/4 e 4/4.
11. Definir o que é uma orquestra, e citar pelo menos cinco instrumentos de uma orquestra.
12. Fazer um resumo biográfico de um famoso compositor de hinos e apresentá-los oralmente a um grupo de pessoas.
HM27
Nautimodelismo
Nautimodelismo
1.
Cumprir dois dos itens abaixo:
a. Comprar e montar um kit para barco à vela de 25 a 40 centímetros de comprimento e cerca de 10 a 13 centímetros de largura. Manobrar o barco na água durante pelo menos dois minutos.
b. Construir um barco em miniatura, com motor elétrico a partir de seu próprio projeto ou de um kit (tamanho: 25 a 45 cm de comprimento) e manobrar o barco durante três a cinco minutos.
c. Montar um modelo de 45 a 75 centímetros de comprimento a partir de seu próprio projeto ou de um kit comprado. Instalar um motor de combustão interna .029 ou .049 e manobrar pelo menos duas etapas de cinco minutos cada. Anotar por escrito as características do modelo e o que você fez para melhorar seu desempenho.
2. Identificar e definir as seguintes palavras:
a. deslocamento
b. centro de gravidade
c. nível de propulsão
d. impulso e suspensão
e. casco simples
f. energia hidráulica
g. proa
h. quilha
i. viga
j. cavitação
k. adernar
l. nivelar
m. draga
a. Comprar e montar um kit para barco à vela de 25 a 40 centímetros de comprimento e cerca de 10 a 13 centímetros de largura. Manobrar o barco na água durante pelo menos dois minutos.
b. Construir um barco em miniatura, com motor elétrico a partir de seu próprio projeto ou de um kit (tamanho: 25 a 45 cm de comprimento) e manobrar o barco durante três a cinco minutos.
c. Montar um modelo de 45 a 75 centímetros de comprimento a partir de seu próprio projeto ou de um kit comprado. Instalar um motor de combustão interna .029 ou .049 e manobrar pelo menos duas etapas de cinco minutos cada. Anotar por escrito as características do modelo e o que você fez para melhorar seu desempenho.
2. Identificar e definir as seguintes palavras:
a. deslocamento
b. centro de gravidade
c. nível de propulsão
d. impulso e suspensão
e. casco simples
f. energia hidráulica
g. proa
h. quilha
i. viga
j. cavitação
k. adernar
l. nivelar
m. draga
HM28
Numismática
Numismática
1. Relatar sucintamente a
história das permutas, apresentando três razões porque o dinheiro veio à
existência e mencionando pelo menos dez formas raras de “dinheiro” usadas no
lugar da moeda corrente de um país.
2. Contar resumidamente a história das moedas e/ou dinheiro de papel em seu país, mencionando as datas de estabelecimento de casas da moeda e fábricas de cunhagem. Descubra também algumas mudanças feitas em metais ou dese-nhos da moeda do país, apresentando quaisquer fatos interessantes a respeito destas mudanças.
3. Explicar como o dinheiro é distribuído pelo governo em seu país.
4. Definir quaisquer dos termos a seguir, caso se apliquem ao sistema monetário de seu país:
a. mescla de metais
b. cunhagem revestida
c. moeda comemorativa
d. cunho
e. fundo
f. inscrição
g. borda marcada com letras
h. anverso
i. reverso
j. série
k. impressão sobreposta
l. evidências de falsificação
m. tira magnética
n. tinta fluorescente
o. controle de inflação
p. numeração das notas
q. papel-moeda
5. Descrever o anverso e reverso de dinheiro de papel das cinco notas de valor mais baixo atualmente em uso em seu país.
6. Saber como a qualidade das moedas é avaliada pelos colecionadores.
7. Ter moedas ou notas de dez diferentes países. Descrever o que há em cada uma delas, dar os nomes de pessoas ou objetos retratados nas mesmas, e, quando possível, mencionar as datas de cada uma.
8. Cumprir um dos seguintes itens:
a. colecionar pelo menos cinco moedas ou notas de seu país que não estejam mais em circulação.
b. colecionar uma série datada de moedas de seu país, começando com o ano de seu nascimento (não é necessário incluir moedas raras ou caras).
2. Contar resumidamente a história das moedas e/ou dinheiro de papel em seu país, mencionando as datas de estabelecimento de casas da moeda e fábricas de cunhagem. Descubra também algumas mudanças feitas em metais ou dese-nhos da moeda do país, apresentando quaisquer fatos interessantes a respeito destas mudanças.
3. Explicar como o dinheiro é distribuído pelo governo em seu país.
4. Definir quaisquer dos termos a seguir, caso se apliquem ao sistema monetário de seu país:
a. mescla de metais
b. cunhagem revestida
c. moeda comemorativa
d. cunho
e. fundo
f. inscrição
g. borda marcada com letras
h. anverso
i. reverso
j. série
k. impressão sobreposta
l. evidências de falsificação
m. tira magnética
n. tinta fluorescente
o. controle de inflação
p. numeração das notas
q. papel-moeda
5. Descrever o anverso e reverso de dinheiro de papel das cinco notas de valor mais baixo atualmente em uso em seu país.
6. Saber como a qualidade das moedas é avaliada pelos colecionadores.
7. Ter moedas ou notas de dez diferentes países. Descrever o que há em cada uma delas, dar os nomes de pessoas ou objetos retratados nas mesmas, e, quando possível, mencionar as datas de cada uma.
8. Cumprir um dos seguintes itens:
a. colecionar pelo menos cinco moedas ou notas de seu país que não estejam mais em circulação.
b. colecionar uma série datada de moedas de seu país, começando com o ano de seu nascimento (não é necessário incluir moedas raras ou caras).
HM29
Origami
Origami
1.
Definir o que é um Origami. De onde veio? Como era usado e como foi
desenvolvido?
2. Identificar os símbolos para os termos a seguir:
a. dobra do vale
b. dobra da montanha
c. corte
d. dobra
e. segurar aqui
f. preste atenção aqui
g. frente
h. verso
i. dobrar, abrir ou aplicar força
j. dobrar em cima da dobra
k. virar o modelo
3. Demonstrar as seguintes dobras:
a. dobra ao reverso
b. dobra achatada
c. dobra de livro
d. dobra preliminar
4. Demonstrar as dobras das seguintes bases:
a. base pássaro
b. base bomba d’água
c. base de sapo
5. Dobrar os seguintes modelos:
a. cães
b. botão de lótus
c. cigarra
d. mosca
e. borboleta
6. Escolher dos seguintes modelos para dobrar ou selecionar modelos semelhantes a partir de livros de Origami:
a. sapo que pula
b. pombo correio
c. barco à vela
d. galinha
e. folha
f. cão que caminha
g. pato
7. Dobrar um modelo de sua escolha – a partir do item 5 ou 6 – de memória.
8. Ilustrar uma história da Bíblia usando vários modelos de Origami.
2. Identificar os símbolos para os termos a seguir:
a. dobra do vale
b. dobra da montanha
c. corte
d. dobra
e. segurar aqui
f. preste atenção aqui
g. frente
h. verso
i. dobrar, abrir ou aplicar força
j. dobrar em cima da dobra
k. virar o modelo
3. Demonstrar as seguintes dobras:
a. dobra ao reverso
b. dobra achatada
c. dobra de livro
d. dobra preliminar
4. Demonstrar as dobras das seguintes bases:
a. base pássaro
b. base bomba d’água
c. base de sapo
5. Dobrar os seguintes modelos:
a. cães
b. botão de lótus
c. cigarra
d. mosca
e. borboleta
6. Escolher dos seguintes modelos para dobrar ou selecionar modelos semelhantes a partir de livros de Origami:
a. sapo que pula
b. pombo correio
c. barco à vela
d. galinha
e. folha
f. cão que caminha
g. pato
7. Dobrar um modelo de sua escolha – a partir do item 5 ou 6 – de memória.
8. Ilustrar uma história da Bíblia usando vários modelos de Origami.
HM30
Ornamentação
com Flores
Ornamentação
com Flores
1.
Citar o nome de seis espécimes de flores perenes e seis de floração anual que
sejam apropriadas para a ornamentação interna.
2. Citar o nome de pelo menos três espécies que florescem na primavera ou no início do verão, que sejam apropriadas para ornamentação interna.
3. Citar pelo menos três flores que não se conservam bem após cortadas, e três que se conservam bem após o corte.
4. Apresentar seis sugestões para o corte de flores e cuidados após o corte, bem como quando cortar, como cortar e como mantê-las.
5. Em que estágio de seu desenvolvimento deve-se cortar as rosas, palmas e dálias?
6. Apresentar três sugestões sobre a relação dos recipientes com as flores usadas, e três sobre a relação do arranjo de flores com o cômodo e móveis do mesmo.
7. Na ornamentação com flores, qual deveria ser a relação entre as cores mais escuras e mais claras, flores maiores e menores, abertas ou parcialmente abertas?
8. Fazer dois arranjos de flores para cada uma das áreas a seguir:
a. decoração de mesa
b. uso geral da casa
c. local público
9. Quais são algumas das flores silvestres que podem ser usadas na ornamentação de uma casa? Que combinação destas flores podem ser usadas?
2. Citar o nome de pelo menos três espécies que florescem na primavera ou no início do verão, que sejam apropriadas para ornamentação interna.
3. Citar pelo menos três flores que não se conservam bem após cortadas, e três que se conservam bem após o corte.
4. Apresentar seis sugestões para o corte de flores e cuidados após o corte, bem como quando cortar, como cortar e como mantê-las.
5. Em que estágio de seu desenvolvimento deve-se cortar as rosas, palmas e dálias?
6. Apresentar três sugestões sobre a relação dos recipientes com as flores usadas, e três sobre a relação do arranjo de flores com o cômodo e móveis do mesmo.
7. Na ornamentação com flores, qual deveria ser a relação entre as cores mais escuras e mais claras, flores maiores e menores, abertas ou parcialmente abertas?
8. Fazer dois arranjos de flores para cada uma das áreas a seguir:
a. decoração de mesa
b. uso geral da casa
c. local público
9. Quais são algumas das flores silvestres que podem ser usadas na ornamentação de uma casa? Que combinação destas flores podem ser usadas?
HM31
Pintura em Tecido
Pintura em Tecido
1.
Saber como preparar o material para a pintura.
2. Saber como trançar e transferir uma estampa para o tecido.
3. Quanto tempo deve-se esperar para que a tintura seque?
4. Demonstrar a centralização da estampa no tecido.
5. Saber como misturar a tinta e limpar os pincéis após terem sido usados.
6. Pintar uma estampa de cada fruta (para aprender a realçar luz e sombras); flores (para desenvolver um bom sombreado); e rosto humano (para aprender o uso do pincel fino).
7. Usando um estêncil, para pintar algum objeto com pelo menos duas cores.
2. Saber como trançar e transferir uma estampa para o tecido.
3. Quanto tempo deve-se esperar para que a tintura seque?
4. Demonstrar a centralização da estampa no tecido.
5. Saber como misturar a tinta e limpar os pincéis após terem sido usados.
6. Pintar uma estampa de cada fruta (para aprender a realçar luz e sombras); flores (para desenvolver um bom sombreado); e rosto humano (para aprender o uso do pincel fino).
7. Usando um estêncil, para pintar algum objeto com pelo menos duas cores.
HM32
Pintura em Vidro
Pintura em Vidro
1.
Conhecer as cores primárias e as secundárias; saber como misturar as cores
primárias para obter as cores secundárias.
2. Conhecer o material usado para pintar, montar e pendurar os vidros pintados.
3. Fazer e expor uma pintura em vidro para cada um dos motivos de desenho a seguir:
a. animal
b. flor
c. paisagem
4. Fazer uma silhueta em vidro, e prepará-lo para ser pendurado.
5. Fazer uma pintura – à mão – num espelho.
2. Conhecer o material usado para pintar, montar e pendurar os vidros pintados.
3. Fazer e expor uma pintura em vidro para cada um dos motivos de desenho a seguir:
a. animal
b. flor
c. paisagem
4. Fazer uma silhueta em vidro, e prepará-lo para ser pendurado.
5. Fazer uma pintura – à mão – num espelho.
HM33
Tecelagem
Tecelagem
1.
Descrever o princípio envolvido nas principais rotinas de tecelagem.
2. Definir o seguinte: urdidura, trama, lançadeira do tear, cilindro do tear, liço (fios que guiam a urdidura), cilindro para o tecido.
3. Fazer um tear manual de papelão, no qual possa tecer uma bolsa envelope.
4. Desenhar e tecer um centro de mesa ou uma toalha, usando pelo menos três cores diferentes.
5. Fazer um tear simples de madeira, no qual possa tecer um pegador de panelas com alça.
6. Fazer um pegador com alça.
2. Definir o seguinte: urdidura, trama, lançadeira do tear, cilindro do tear, liço (fios que guiam a urdidura), cilindro para o tecido.
3. Fazer um tear manual de papelão, no qual possa tecer uma bolsa envelope.
4. Desenhar e tecer um centro de mesa ou uma toalha, usando pelo menos três cores diferentes.
5. Fazer um tear simples de madeira, no qual possa tecer um pegador de panelas com alça.
6. Fazer um pegador com alça.
HM34
Trabalhos com Agulha
Trabalhos com Agulha
1.
Apresentar artigos que tenham sido feitos por você usando os pontos a seguir:
a. ponto silhueta
b. ponto margarida preguiçosa
c. ponto corrente
d. ponto-cruz
e. bordado caseado ou com recorte
f. ponto cetim
g. chuleio
h. nó francês
i. ponto cobertor
j. ponto pena
k. ponto reverso
l. ponto casa de botão
m. espinha de peixe
n. ponto longo e curto
o. ponto caseado
p. trança
2. Fazer duas das seguintes atividades:
a. Bordar um dos itens a seguir: par de fronhas, pano de prato, ou outro artigo equivalente.
b. Fazer uma capa de almofada, um conjunto de quatro almofadinhas para sachê, ou três enfeites de árvore de natal.
c. Fazer uma capa de almofada, cortina, capa de cadeira, etc., em renda feita à mão.
d. Fazer um artigo usando qualquer um dos métodos a seguir:
1) Aplique
2) Ornamentação de bainha aberta
3) Franzido casa de abelha
4) Pregueado
5) Ponto sueco.
3. Demonstrar a maneira correta de juntar uma renda e franzi-la na orla.
4. Descrever um método satisfatório de manter seus utensílios de bordados em boas condições.
a. ponto silhueta
b. ponto margarida preguiçosa
c. ponto corrente
d. ponto-cruz
e. bordado caseado ou com recorte
f. ponto cetim
g. chuleio
h. nó francês
i. ponto cobertor
j. ponto pena
k. ponto reverso
l. ponto casa de botão
m. espinha de peixe
n. ponto longo e curto
o. ponto caseado
p. trança
2. Fazer duas das seguintes atividades:
a. Bordar um dos itens a seguir: par de fronhas, pano de prato, ou outro artigo equivalente.
b. Fazer uma capa de almofada, um conjunto de quatro almofadinhas para sachê, ou três enfeites de árvore de natal.
c. Fazer uma capa de almofada, cortina, capa de cadeira, etc., em renda feita à mão.
d. Fazer um artigo usando qualquer um dos métodos a seguir:
1) Aplique
2) Ornamentação de bainha aberta
3) Franzido casa de abelha
4) Pregueado
5) Ponto sueco.
3. Demonstrar a maneira correta de juntar uma renda e franzi-la na orla.
4. Descrever um método satisfatório de manter seus utensílios de bordados em boas condições.
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