terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Estudo da Natureza











EN01
Algas Marinhas
1.         O que são algas marinhas?
2.         Onde são encontradas?
3.         Como se chama o órgão de fixação ao substrato? Como difere-se de uma verdadeira raiz?
4.         Qual a variação de tamanho das algas marinhas?
5.         Dar o nome de quatro grupos de algas marinhas, indicando, ao lado do nome de cada grupo, se é unicelular, pluricelular ou ambos.
6.         A maioria das algas verdes são encontradas em água doce ou salgada?
7.         Que são diatomáceas?
8.         Onde as algas se desenvolvem mais: na zona polar, temperada ou tropical?
9.         Onde são mais comumente encontradas as algas marrons: em água doce ou salgada?
10.       Qual a maior profundidade em que crescem as algas no oceano? Por que não se desenvolvem em águas mais profundas?
11.       Nomear três partes de uma alga de grande porte. Como podem ser comparadas à folha, caule e raiz de uma planta?
12.       Descrever as duas formas de reprodução das algas.
13.       Quais são algumas das vantagens comerciais oferecidas pelas algas? Dar pelo menos uma para cada grupo.
14.       Fazer uma coleção de pelo menos 20 espécimes de algas marinhas identificadas e catalogadas corretamente. Deve haver pelo menos quatro espécimes do grupo das algas ma-rinhas verdes, oito das marrons e oito das vermelhas.
15.       Ser capaz de identificar pelo nome genérico, pelo menos dez tipos de algas marinhas.


EN02
Anfíbios
1.         Quais as características dos anfíbios?
2.         Dar o nome das duas principais ordens de anfíbios e saber distinguir entre elas.
3.         Distinguir entre sapos e rãs.
4.         Como os anfíbios se protegem?
5.         Fazer uma lista de anfíbios que podem ser encontrados em sua região. Identificar cinco deles, e dizer como os encontrou, ou colecionar fotografias ou desenhos de cinco anfíbios diferentes que você seja capaz de identificar e dizer onde podem ser encontrados.
6.         Descrever o ciclo de vida de alguns anfíbios.
7.         Explicar o valor econômico dos anfíbios.
8.         Onde as rãs passam o inverno ou a estação seca?
9.         Identificar duas espécies de rãs pelos sons que emitem, ou imite os sons de duas espécies de rãs.
10.       Como as rãs e os sapos coaxam? O que faz com que os sons sejam tão fortes?
11.       Fazer um dos itens a seguir:
            a. Observar um anfíbio para descobrir:
            1) onde e quando dorme
            2) quando sai da toca para buscar alimento
            3) qual a sua rapidez
            4) que distância é capaz de saltar, e tantas coisas interessantes quanto for possível descobrir. Ou, cuidar dos ovos de rãs num aquário, e observá-los até que se transformem em girinos. Ou, escrever um trabalho falando sobre os detalhes exigidos na primeira parte deste item.
            b. Cuidar dos ovos de anfíbios e observar seu ciclo de crescimento.
EN03
Animais Domésticos
1.         Distinguir entre cavalos de tração e de corrida.
2.         Identificar a partir de fotos ou observação e dar a altura, peso, cor e disposição de pelo menos três dos cavalos a seguir: normando, belga, apaloosa, árabe, mangalarga e crioulo.
3.         Citar quatro características físicas da mula.
4.         Identificar um burro – a partir de foto ou observação ao natural. Mencionar o tamanho, cor e utilidade.
5.         Identificar em fotos ou ao natural, quatro tipos de gado leiteiro e quatro tipos de gado de corte.
6.         Conhecer as qualidades da produção de leite das raças Jersey, Guernsey e Holandesa.
7.         Diferenciar entre as cabras Angorá e as leiteiras. Mencionar a cor distinta de pelo menos três cabras, tais como a Saanan, Toggenburg, Nubiana e Mambrina.
8.         Identificar a partir de fotos ou ovelhas ao natural, e citar a produção de lã e carne, tamanho, traços peculiares e aparência geral, de três raças de ovelhas, tais como Merino, Ramboilet, Hampshire, Sufolk e Lincoln.
EN04
Aracnídeos
1.         Fazer uma das opções a seguir:
            a. Colecionar, identificar e preservar, pelo menos, 16 espécies de aranhas (Os vidros de cada espécime devem conter uma etiqueta com o local e data de captura, e o nome da aranha.).
            b. Fazer desenhos coloridos de, pelo menos, 16 espécies de aranhas, em tamanho natural, ou maior, e com as cores naturais. Etiquetar cada uma com o respectivo nome.
            c. Tirar fotos coloridas de, pelo menos, 16 espécies de aranhas. Identificar cada uma em termos de local e data da foto, e nome da aranha.
2.         Qual o maior membro da família das aranhas?
3.         Escrever uma descrição (quarenta palavras) de uma aranha que ganhou notoriedade em sua região.
4.         Apresentar três formas pelas quais as aranhas diferem dos insetos.
5.         Fazer um desenho (cerca de 1/4 do tamanho natural) de uma teia esférica.
6.         Que outros tipos de teias existem além da teia esférica?
7.         O que as aranhas comem? Fazer uma lista das vítimas encontradas em teias de aranha.
8.         Para que é útil uma teia de aranha?
9.         Encontrar duas referências bíblicas às aranhas e suas teias.
10.       Quais os principais inimigos das aranhas?
11.       Como as aranhas nos ajudam, e como nos prejudicam em nossas propriedades?
EN05
Arbustos
1.         Anotar três características dos arbustos, que os distinguem das árvores e ervas. Por que uma parreira às vezes é considerada arbusto?
2.         Dar o nome de três importantes alimentos silvestres ou cultivados encontrados em arbustos de sua localidade. Dar o nome de um arbusto que produz casta-nhas comestíveis.
3.         Mencionar dois arbustos cultivados e dois silvestres de sua localidade, que produzam flores vistosas.
4.         Em que época floresce a maioria dos arbustos: na primavera, verão ou outono? Dar o nome de uma arbusto que floresce antes das folhas aparecerem.
5.         Que arbusto parasita, muito usado para decoração de interiores, cresce nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores?
6.         Dar um exemplo de um arbusto cujas folhas mudam de cor no outono, passando de verde a amarelo, alaranjado ou vermelho.
7.         Observar algum arbusto que esteja florido e relacionar a maior quantidade de insetos possível (pelo menos três) que venham buscar pólen ou néctar em suas flores.
8.         De que arbusto os pássaros preferem comer as frutas ou sementes? Mencione um arbusto cuja flor atraia os pássaros.
9.         Em que arbustos os pássaros preferem construir seus ninhos?
10.       Reunir, preservar e identificar corretamente as flores, folhas, sementes, vagem de sementes ou ramos com botões de dez arbustos silvestres.
EN06
Areia
1.         Fazer uma coleção de 30 variedades de areias coloridas e dar o nome da localidade de onde as tirou. (Observação: Leve saquinhos pequenos, um lápis e uma pequena colher ou concha para retirar a areia. Apresentar em pequenos vidros/garrafas.)
2.         O que significa a palavra areia? Dar o nome de dois tipos de areia.
3.         Apresentar a origem da areia e seu conteúdo mineral.
4.         Qual a diferença entre a areia e o solo?
5.         O que o tamanho do grão de areia, seu formato, superfície e sua fragmentação querem dizer?
6.         Definir e explicar a utilidade de cada uma:
           
 a. glacial
           
 b. calcária
           
 c. areia movediça
            d. areia para fazer vidros
           
 e. areia de modelagem
           
 f. areia de polir
           
 g. areia para construção
           
 h. areia para filtragem
           
 i. areia para fornalha
           
 j. areia de praia
7.         Examinar cinco tipos de espécimes de areia com lentes de aumento, e observar as várias características.
8.         Memorizar Gênesis 22:17 e Provérbios 27:3.
EN07
Árvores
1.         Descrever as diferenças entre árvores e arbustos.
2.         Juntar e identificar folhas típicas de 15 espécies diferentes de árvores. Coloque-as esticadas, secas e com o devido rótulo num caderno apropriado, ou em folhas de papel do mesmo tamanho.
3.         Conhecer de memória seus espécimes e ser capaz de identificar espécimes semelhantes no campo.
4.         Mencionar dois exemplos de cada árvores citada e explicar:
            a. para o que são usadas
            b. ambiente em que crescem
            c. alguma característica específica
            d. região geográfica onde é encontrada
            e. as primeiras pessoas a descobrirem e descrever cada uma das árvores
5.         Mencionar o nome comum e explicar a diferença entre duas grandes classes de árvores.
6.         Descrever a importância da conservação das florestas em sua região.
7.         Nomear vários exemplos dos tipos de madeiras usadas no seguinte:
            a. soalho de casas
            b. madeira compensada
            c. móveis
            d. cabo de machado
            e. estacas para cercas
            f. dormentes de estrada de ferro
            g. vigas de apoio para construções
            h. arcos e flechas
            i. ideal para acender um fogo
            j. queimam lentamente e forma uma base de brasas
8.         Dar dois exemplos de cada uma das árvores que:
            a. crescem melhor em locais alagados e úmidos
            b. crescem melhor em locais de altitude elevada, e montanhas
EN08
Árvores
nível avançado
1.         Completar a especialidade Árvores.
2.         Reunir, identificar, prensar e apresentar folhas de 35 espécies diferentes de árvores.
3.         Reunir, prensar e classificar espécimes que demonstrem os seguintes termos: serreado, serreado duplo, inteiro, crenado, dentado, lobulado, entalhado, verticilado, antitético, alternados, plumiforme, palmiforme, de uma composição, e (se possível) de composição tripla.
4.         a. Descrever as vantagens de usar os nomes científicos.
            b. Qual a utilidade do primeiro e segundo nomes científicos?
5.         Dar o nome de seis famílias de árvores da classe angiosperma, e de três familias de árvores da classe gimnosperma.
6.         Conhecer e descrever a função das folhas na vida de uma árvores.
7.         Dar o nome de famílias de árvores e arbustos de sua região, que tenham fo-lhas antitéticas.
8.         Definir os termos a seguir: estípula, pecíolo, limbo (de folha), resina, cerne, alburno, fibra, contextura, câmbio, xilema, floema.
9.         Que famílias de árvores têm espinhos, amentilhos, bolotas, vagens, cápsulas e grãos?
10.       Identificar dez plantas comuns pelas suas características (outras que não as fo-lhas) tais como gavinhas e botões, casca, formato característico e hábitos de crescimento.
EN09
Astronomia
1.         Responder as seguintes perguntas:
           
 a. Qual é o corpo celeste que fica mais próximo da terra?
           
 b. Qual é sua distância da terra?
           
 c. O que governa as marés?
           
 d. O que causa um eclipse?
           
 e. O que é uma estrela cadente?
           
 f. Qual a velocidade da luz?
2.         Fazer um diagrama mostrando as posições e movimentos relativos da terra, sol e lua. Demonstrar as posições e movimentos envolvidos nas eclipses do sol e lua.
3.         Fazer um diagrama de nosso sistema solar e ser capaz de dar o nome dos pla-netas na ordem, a partir do sol.
4.         Identificar as oito estrelas fixas do céu. Qual a diferença entre planetas e estrelas fixas?
5.         O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo.
6.         Desenhar um gráfico do Cruzeiro do Sul, Orion e Escorpião.
7.         O que é a Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno.
8.         O que é estrela da manhã e estrela vespertina? Por que ela tem estes dois nomes?
9.         Explicar zênite e nadir.
10.       O que é a aurora boreal? O que a causa?
EN10
Astronomia
nível avançado
1.         Completar a especialidade Astronomia.
2.         Como se explicam os movimentos aparentemente diários das estrelas?
3.         O que são: planeta, satélite, cometa, meteoro, nebulosa, constelação, estrela fixa e mancha solar?
4.         O que significam os termos esfera celeste, pólo celeste, equador celeste, horizonte, ascensão reta, declinação, trânsito, conjunção e eclíptica?
5.         Explicar as principais diferenças entre os telescópios refratores e refletores. Descrever um telescópio equatorial.
6.         Em que cores se decompõe a luz solar quando passa por um prisma? De que forma as cores das estrelas costumavam indicar sua temperatura?
7.         Qual a ligação entre equinócios eclípticos, vernais e outonais? Que datas geralmente estão associadas aos equinócios?
8.         Aprender as 12 constelações chamadas de signos do zodíaco. Saber a história dos signos do zodíaco.
9.         Dar o nome e apontar no céu, as constelações que podem ser vistas a noite toda numa noite clara, no seu hemisfério.
10.       Dar o nome de cinco constelações que são visíveis entre o pôr-do-sol e meia-noite, em seu hemisfério, durante: (a) os meses de verão e (b) os meses de inverno.
11.       Que época do ano a constelação de Orion pode ser melhor vista? Dar o nome e localizar no céu, as três estrelas mais brilhantes desta constelação.
12.       De que forma são as letras do alfabeto grego usadas para dar nome às estrelas de uma constelação? Aprender cinco ilustrações do uso destas letras, como os nomes de estrelas de uma constelação.
13.       Localizar, à medida em que aparecem durante o ano, as quinze estrelas de primeira magnitude.
14.       Com o uso de um diagrama, demonstrar as posições relativas da Terra e Lua durante as marés alta e baixa.
15.       Descrever as características peculiares e individuais dos planetas de nosso sistema solar. Quais não podem ser vistos sem a ajuda de um telescópio? Que dois planetas são vistos apenas perto da hora do pôr-do-sol ou nascer do sol?
16.       Onde, e de que maneira, a Bíblia refere-se a Orion, as Plêiades e a Arcturo?
17.       Debater a declaração feita em Primeiros Escritos, pág. 41, a respeito da abertura de Orion.
EN11
Aves
1.         Apresentar duas características que diferenciam as aves de todas as outras criaturas.
2.         Dar o nome de três aves que não voam, mencionar o que comem, e dar o nome do país ou continente no qual cada uma delas vive.
3.         Mencionar o dia da semana em que as aves foram criadas. Descobrir na Bíblia os nomes de cinco aves e ser capaz de mencioná-los de memória.
4.         Escrever ou apresentar oralmente três formas pelas quais o amor e propósito de Deus foram demonstrados na criação das aves.
5.         Fazer uma lista de trinta espécies de aves selvagens, incluindo aves de pelo menos cinco ordens distintas, que você já observou pessoalmente e identificou ao ar livre.
6.         Fazer uma lista de cinco espécies de aves que você identificou pelo som, ao ar livre.
7.         Fazer uma das tarefas a seguir:
            a. Montar um posto de alimentação e relatar que aves vieram até ali durante sete dias.
            b. Descobrir um ninho de passarinho, identificar a espécie do pássaro que o construiu, descrever o ninho com detalhes, observá-lo durante cinco dias, e relatar o que aconteceu ao ninho cada dia.
            c. Manter um bebedouro para beija-flor durante 2 meses.
            1) De que consiste o néctar feito pelo homem?
            2) Por que não se deve usar corante ou mel?
            3) Quando o fluído do bebedouro deve ser trocado?
            4) Como deve-se cuidar do bebedouro?
EN12
Aves
nível avançado
1.         Completar a especialidade Aves.
2.         Conhecer as leis de proteção às aves em seu estado ou país.
3.         Descrever uma ave com precisão, usando os termos conhecidos para descrever cada parte de seu corpo.
4.         Descobrir respostas ou para o item a. ou b.:
           
 a. De que maneira os pés, pernas e bicos das aves encontran-se modificados para adaptá-los a seu meio-ambiente?
           
 b. Sobre os beija-flores:
           
 1) O que os beija-flores comem na natureza, e com que freqüência?
           
 2) Por que os beija-flores não têm medo de grandes mamíferos ou pássaros?
           
 3) Qual a diferença dos movimentos de suas asas, comparados a outros pássaros?
           
 4) Quão rápido são capazes de voar?
           
 5) Com que rapidez batem as asas e o coração?
           
 6) Qual o formato da língua?
5.         Identificar, na asa de uma ave, as tetrizes primárias e secundárias, axilares e álulas.
6.         Descrever as funções e propósitos dos bandos das aves, falando especialmente sobre como os bandos contribuem para o conhecimento que temos sobre seus movimentos.
7.         Mencionar os principais caminhos usados por aves migratórias em seu continente.
8.         Apresentar rotas de migração e destinos finais de dez diferentes espécies de aves migratórias.
9.         Descrever pelo menos três diferentes formas usadas pelas aves para orientar-se em suas viagens.
10.       Fazer uma lista de 60 espécies de aves selvagens, incluindo aves de pelo menos 10 famílias diferentes, que você já tenha observado pessoalmente, identificando-as ao ar livre. Para cada espécie desta lista, notar o seguinte:
           
 a. nome
           
 b. data de observação
           
 c. local de observação
           
 d. habitat (ou seja, campo, bosque, rio, lago, etc.)
           
 e. situação no momento de observação (residente permanente, residente apenas durante o inverno, residente apenas durante o verão, migrador, nômade)
11.       Apresentar listas de aves, mostrando o maior número de espécies observadas ao ar livre em:
           
 a. um dia (com pelo menos 6 horas de observação)
           
 b. uma semana
           
 c. a lista de sua vida (todos as aves que você já observou desde que começou a tomar nota)
12.       Fazer uma lista de dez espécies de aves silvestres que você identificou pelo som, ao ar livre, e descrever ou imitar estes sons da melhor maneira possível.
13.       Liderar um grupo numa caminhada para observar aves, ou contar duas histórias bíblicas nas quais uma ave foi importante.
EN13
Aves de Estimação
1.         Manter um pássaro, ou um casal de pássaros por, pelo menos, seis meses.
2.         Completar um dos itens a seguir:
            a. Se tiver um pássaro em gaiola, fazer um registro dos cuidados dispensados a ele durante, pelo menos, um mês. Incluir descrição de hábitos alimentares, necessidade de água, limpeza da gaiola, etc.
            b. Se não tiver um pássaro em gaiola atualmente, mas tiver completado o item número 1 no passado, cuidar do pássaro de alguém durante pelo menos uma semana, enquanto esteja viajando, etc., e fazer um registro dos cuidados necessários.
3.         Canários:
            a. Citar os nomes de quatro variedades de canários.
            b. Apresentar uma breve história da origem e desenvolvimento dos canários.
            c. Dar o nome e ser capaz de distinguir cinco sementes usadas na alimentação de canários.
            d. Descrever resumidamente os cuidados gerais dos canários.
4.         Periquitos:
            a. De que país são originários os periquitos?
            b. Descrever brevemente seus hábitos de alimentação, ninho e comportamento em geral.
5.         Pombos:
            a. Citar e identificar seis variedades de pombos.
            b. Descrever o tipo de alimento que comem, e cuidados gerais.
6.         Quais são as leis de seu estado ou país com respeito à captura, criação e exportação de pássaros em gaiolas? Certifique-se de que está agindo de acordo com a lei enquanto cumpre as exigências desta Especialidade.
EN14
Aves Domésticas
1.         Identificar por meio de descrição ou de fotografias pelo menos cinco raças de galinhas, como por exemplo:
           
 a. Plymouth (de qualquer cor)
         
 b. Wyandotte (de qualquer cor)
         
 c. Rhode Island Vermelha
         
 d. Orpington (de qualquer cor)
         
 e. Leghorn (de qualquer cor)
2.         Apresentar oralmente, ou escrever um parágrafo a respeito das qualidades de cada raça em termos de ovos ou produção de carne.
3.         Identificar, através de descrição, um pato mandarim.
4.         Identificar através de descrição, ou a partir de fotografias/figuras, três raças de aves grandes, como os perus.
5.         Identificar através de descrição ou a partir de fotografias/figuras, duas raças de gansos que podem ser criadas em fazendas, chácaras ou sítios.
6.         Visitar uma fazenda de avicultura, ou uma feira de avicultores, e escrever um breve relato dos vários tipos de aves observados.
EN15
Cactos
1.         Citar as principais características de um cacto.
2.         Mencionar três utilidades dos cactos.
3.         Em que região há mais quantidade de cactos? Por quê?
4.         Conhecer e identificar ao natural, ou em fotografias, 15 espécies de cactos.
5.         Fotografar, observar ou desenhar pelo menos 10 espécies de cactos, e classificá-los, ou criar pelo menos três diferentes espécimes de cactos.


EN16
Cães
1.         Dar o nome científico do cão doméstico.
2.         Citar cinco características peculiares da família dos cães.
3.         Identificar, a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, cinco membros selvagens da família dos cães.
4.         Identificar, a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, vinte e cinco diferentes raças de cães com pedigree.
5.         Mencionar cinco contribuições da família dos cães ao homem.
6.         Dar o nome da menor e da maior raça de cães.
7.         Escrever ou descrever oralmente o valor, para o homem, dos seguintes cães: guias de cegos, São Bernardo, pastor, collie e esquimó.
8.         Escrever ou apresentar oralmente sobre as contribuições especiais que os cães deram ao homem em tempos de guerra.
9.         Identificar, pessoalmente, ou em fotografias/figuras, cinco cães que são classificados como “toy” (anões).
10.       Qual é o único cão que tem a língua inteiramente azul ou preta?
11.       Qual é o cão mais rápido?
12.       Que cão dentre os tipos “toy” tornou-se mais popular?
13.       Que cão tem sido muito útil para seguir e encontrar criminosos?
14.       Escrever ou contar uma história sobre um cão.
EN17
Cães - Cuidado e Treinamento
1.         Descrever os passos que devem ser tomados nas seguintes áreas do cuidado de cães:
           
 a. seleção
           
 b. registro
           
 c. imunização/vacinação
2.         Fazer pelo menos dois dos itens a seguir:
           
 a. Descrever o que pode ser feito para remover pulgas, carrapatos e piolhos de seu cachorro.
           
 b. Mencionar algumas doenças, pestes e vermes que podem atacar os cães.
           
 c. Explicar o que deve ser feito após uma mordida de cão.
3.         Descrever como se ensina o filhote a não sujar a casa.
4.         Explicar, em detalhes, como dar banho num cão, e como cuidar de sua higiene geral.
5.         Ter completa responsabilidade pela alimentação de um cão durante dois ou três meses.
6.         Treinar seu cão até que possa demonstrar, com sucesso, o seguinte:
           
 a. Junto: o cão caminha à sua esquerda, e pára ao seu comando.
           
 b. Comando “Parado”: o cão fica ao seu lado, sem cheirar pessoas, postes ou outros cães.
           
 c. “Parado para exame”: o cão fica parado e permite que estranhos o toquem.
           
 d. Comandos de chamado e sentar: o cão vem quando é chamado, senta-se à sua frente e, ao ouvir comando, posiciona-se do seu lado esquerdo.
           
 e. Sentar e deitar durante longo tempo: seu cão fica sentado ou deitado (qualquer um dos dois comandos) enquanto você executa várias atividades.
            *Se possível, os cães e seus donos (ou quem estiver fazendo a especialidade) deveriam obter instruções com um adestrador qualificado, de preferência num local específico de treinamento. Um certificado de adestramento em qualquer tipo de obediência canina será aceito para esta especialidade.
EN18
Climatologia
1.         Explicar como os seguintes fenômenos se formam: neblina, chuva, orvalho, neve, granizo e geada. 
2.         Identificar no céu, ou em fotografias, os seguintes tipos de nuvens: cirros, cúmulos, nimbos e estratos. Que tipo de tempo está associado a cada uma delas?
3.         Explicar a ação de um termômetro de mercúrio, barômetro de mercúrio, barômetro aneróide e pluviômetro.
4.         Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha, e estar seco do outro lado? Dar uma ilustração em seu país ou região.
           
 a. Por que é mais fresco e úmido nas montanhas, do que nos vales?
           
 b. De que direção geralmente vêm a chuva e o tempo bom em sua região?
5.         Demonstrar, com ajuda de um diagrama, como a relação da Terra com o Sol produz as diferentes estações.
6.         O que causa os raios e trovões? Quais os tipos diferentes de raios que existem?
7.         Com auxílio de um diagrama, demonstrar o que é convecção. Qual é sua relação com o vento?
8.         Explicar como radares, satélites e computadores são usados na previsão do tempo.
9.         Explicar como estes podem afetar o tempo:
            a. ventos fortes
           
 b. erupções vulcânicas
10.       Fazer um desenho mostrando o ciclo de água na meteorologia.
11.       Fazer um cata-vento ou pluviômetro.
12.       Manter um quadro meteorológico durante uma semana, e registrar leitura do tempo a intervalos de 12 horas. Incluir o seguinte:
            a. temperatura
            b. umidade (orvalho, neblina, chuva, geada, neve)
            c. formação de nuvens
           
 d. direção do vento.
EN19
Climatologia
nível avançado
1.         Explicar condições ciclônicas e anticiclônicas, e demonstrar como elas trazem mudanças ao tempo.
2.         O que são frentes frias e frentes quentes? Como se movem, e que condições meteorológicas produzem?
3.         Explicar os seguintes fenômenos meteorológicos: vento sudoeste, vento alísio, zona de calmaria, tufão, furacão, ciclone e tempestade de neve.
4.         Explicar a ação dos registros termométrico, barográfico, hidrográfico e anemométrico.
5.         Ler corretamente um mapa do tempo como o publicado pelo Serviço de Meteorologia, explicando os símbolos e como são feitas as previsões.
6.         O que significa umidade relativa do ar e ponto de condensação?
7.         Desenhar um corte transversal da atmosfera, mostrando suas cinco camadas e descrevendo cada uma delas.
8.         Fazer um diagrama do tempo durante três semanas. Incluir o seguinte:
            a. precipitação pluviométrica (conseguir esta informação em seu próprio pluviômetro caseiro, ou a partir de relatórios oficiais)
            b. leitura de barômetro
            c. formação de nuvens
            d. direção e velocidade dos ventos
            e. temperaturas (altas e baixas)
            f. umidade (orvalho, neblina, chuva, geada ou neve)
            g. previsões de tempo e comparação com a realidade
9.         Discutir o efeito do pecado sobre a meteorologia.
EN20
Conchas e Moluscos
1.         O que significa o termo “molusco”?
2.         Identificar em conchas, ou fotografias/figuras:
            a. manto
            b. bisso
            c. rádula
            d. válvula
            e. linha dorsal
            f. vértice
            g. opérculo
            h. canal
3.         Todas as conchas podem ser encontradas nas praias? Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo oferecem maior variedade de conchas?
4.         Descrever o movimento de conchas de um lugar para outro.
5.         Como os animais que vivem em conchas se protegem?
6.         Como são feitas as conchas, e de que material são feitas?
7.         Listar e explicar cinco utilidades das conchas para o homem.
8.         Explicar os termos univalve e bivalve, em relação às conchas. 
9.         Mencionar, em termos comuns, cinco diferentes classes de conchas, e ter pelo menos uma de cada classe em sua coleção.
10.       Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes, e explicar onde cada uma é encontrada, quando chegou às suas mãos, e classificar cada uma.
11.       De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina? (Leia Parábolas de Jesus, pág. 115 – 118.)
12.       Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:
            a. as criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
            b. a quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
            c. as criaturas das águas perecem fora da água.
            d. Jó considerava os corais de grande valor.
            e. Salomão tinha conhecimentos sobre a vida marinha.
            f. Jesus usou um produto de conchas duas vezes para ensinar um lição espiritual.
            g. uma mulher de negócios vendia as famosas tintas de cor púrpura, retiradas do múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.
            h. Paulo condenava o uso de pérolas.
            i. moluscos não são apropriados para se comer.
            j. as doze portas da Cidade Santa são doze pérolas.
            Lev. 11:9, 10; Atos 16:14; Isa. 50:2; Apoc. 21:21; I Tim. 2:9; Gen. 1:20, 21; I Reis 4:33; Salmos 104:25; Mat. 7:6; 13:45, 46; Jó 28:18.
EN21
Conchas e Moluscos
nível avançado
1.         Completar a especialidade Conchas e Moluscos.
2.         Definir o termo “molusco”.
3.         Aprender os termos de classificação dos moluscos, saber distinguir as características de cada um, e conhecer várias espécies de cada classe.
4.         Distinguir entre moluscos univalve e bivalves, considerando o seguinte:
            a. a concha
            b. o corpo do molusco
            c. reprodução
            d. movimentos
            e. busca por alimento
            f. auto-preservação
5.         Identificar em conchas ou desenhos, e conhecer o seguinte glossário de termos conquiliológicos:
            a. válvula
            b. vértice
            c. orifício
            d. bisso
            e. pata
            f. manto
            g. opérculo
            h. mãe da pérola
            i. epiderme
            j. costelas
            k. canal
            l. espinhas
            m. espira
            n. lábios
            o. linhas concêntricas
6.         Explicar o desenvolvimento de uma concha. Quanto tempo vivem os moluscos?
7.         Apresentar alguns fatos sobre a vida de uma Strobus pugilis (“concha de briga”), e explicar por que esta concha tem este nome.
8.         Identificar e explicar as atividades do teredem.
9.         Como se explica a distribuição dos moluscos?
10.       Dar o nome de dois moluscos que não têm concha.
11.       Encontrar respostas para as interessantes perguntas a seguir:
            a. Como animais bivalves e univalves se prendem às suas conchas?
            b. Como se controla a cor de uma concha?
            c. Que molusco tem quatro guelras?
            d. A partir de que animal marinho fazia-se a tinta da Índia?
            e. Que molusco deixa um rastro brilhante?
            f. Que conchas eram usadas como dinheiro por tribos antigas?
            g. Que concha é considerada sagrada pelos tibetanos?
            h. A tinta púrpura, dos tempos antigos, era retirada da secreção de que molusco?
            i. Qual é a fonte das pérolas? Como se formam?
12.       Citar seis usos comerciais das conchas.
13.       Completar uma das seguintes atividades:
            a. Encontrar e colecionar, pessoalmente, 40 espécies de conchas, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha em termos de data e local onde foi encontrada, nome comum, nome científico e classe.
            b. Fazer uma coleção de 50 espécies de conchas que você encontrou, ganhou ou comprou, representando as cinco classificações. Relacionar cada concha da seguinte forma: se você mesmo a encontrou, dar informação de acordo com item (a), acima. Se ganhou ou comprou, dar o nome da pessoa de quem ganhou, habitat da concha, data de compra, nome comum, nome científico, e classe.

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