ER01
Agricultura de Subsistência
Agricultura de Subsistência
1.
Participar na preparação de uma horta de nove metros quadrados, incluindo os
seguintes passos:
a. Escolher o local
b. Retirar o mato
c. Limpar o terreno
d. Preparar o solo para a plantação
2. Através de uma demonstração prática, mostre como irá adubar sua horta.
3. Relacionar quais das seguintes famílias de plantas você cultivará em sua horta, e a época do ano em que deve fazê-lo.
a. Tubérculos, como por exemplo, mandioca, batata doce, cenoura
b. Gramíneas, como por exemplo, milho, cana-de-açúcar
c. Legumes, como por exemplo, vários tipos de feijões, amendoim
d. Verduras, como por exemplo, variedades de repolho, alface
e. Frutos, como por exemplo, banana, tomate, beringela, pepino
4. Demonstrar de maneira prática, e através de um diagrama, como você dividirá a horta para o cultivo das plantas de sua escolha.
5. Que plantas crescem melhor em solo onde se queimaram os tocos e troncos?
6. Demonstrar como manterá sua horta livre de ervas daninhas e pragas.
7. Demonstrar o planejamento de cultivo, de forma a ter um suprimento contínuo de alimentos.
8. Demonstrar como fazer colheita para uso da família e para fins comerciais.
9. Demonstrar o planejamento de rotatividade das plantas cultivadas.
10. Explicar o que você pode fazer com a área de sua horta após vários anos de cultivo.
a. Escolher o local
b. Retirar o mato
c. Limpar o terreno
d. Preparar o solo para a plantação
2. Através de uma demonstração prática, mostre como irá adubar sua horta.
3. Relacionar quais das seguintes famílias de plantas você cultivará em sua horta, e a época do ano em que deve fazê-lo.
a. Tubérculos, como por exemplo, mandioca, batata doce, cenoura
b. Gramíneas, como por exemplo, milho, cana-de-açúcar
c. Legumes, como por exemplo, vários tipos de feijões, amendoim
d. Verduras, como por exemplo, variedades de repolho, alface
e. Frutos, como por exemplo, banana, tomate, beringela, pepino
4. Demonstrar de maneira prática, e através de um diagrama, como você dividirá a horta para o cultivo das plantas de sua escolha.
5. Que plantas crescem melhor em solo onde se queimaram os tocos e troncos?
6. Demonstrar como manterá sua horta livre de ervas daninhas e pragas.
7. Demonstrar o planejamento de cultivo, de forma a ter um suprimento contínuo de alimentos.
8. Demonstrar como fazer colheita para uso da família e para fins comerciais.
9. Demonstrar o planejamento de rotatividade das plantas cultivadas.
10. Explicar o que você pode fazer com a área de sua horta após vários anos de cultivo.
ER02
Arte de Fazer Esteiras
Arte de Fazer Esteiras
1.
Mencionar os materiais que são usados em seu país, para fazer esteiras.
2. Explicar e demonstrar como preparar este material.
3. Dar o nome de plantas de seu país que podem ser usadas para fazer tintas. Dizer onde são encontradas, e como devem ser preparadas para servir como tinta.
4. Demonstrar como usar tintas naturais e sintéticas em material para fazer esteiras.
5. Fazer duas esteiras demonstrando dois tipos de trançado. Uma delas deve ter um trançado bem fino.
2. Explicar e demonstrar como preparar este material.
3. Dar o nome de plantas de seu país que podem ser usadas para fazer tintas. Dizer onde são encontradas, e como devem ser preparadas para servir como tinta.
4. Demonstrar como usar tintas naturais e sintéticas em material para fazer esteiras.
5. Fazer duas esteiras demonstrando dois tipos de trançado. Uma delas deve ter um trançado bem fino.
ER03
Arte de Trançar
Arte de Trançar
1.
Fazer uma trança de cabelo, dividindo-os em três partes.
2. Fazer um puxador de zíper ou um chaveiro usando o trançado redondo ou quadrado de 4 cordões.
3. Fazer um projeto usando o trançado redondo de 4 cordões, usando fio de nylon ou barbante.
4. Fazer uma passadeira com renda de plástico.
5. Saber como começar e finalizar cada projeto.
2. Fazer um puxador de zíper ou um chaveiro usando o trançado redondo ou quadrado de 4 cordões.
3. Fazer um projeto usando o trançado redondo de 4 cordões, usando fio de nylon ou barbante.
4. Fazer uma passadeira com renda de plástico.
5. Saber como começar e finalizar cada projeto.
ER04
Arte de Trançar
nível avançado
Arte de Trançar
nível avançado
1.
Ter a especialidade Arte de Trançar.
2. Fazer um puxador de zíper ou chaveiro usando trançado de 6 ou 8 cordões.
3. Fazer um puxador de zíper ou chaveiro usando de 6 ou 8 cordões, mostrando a técnica de ziguezague revertendo o sentido do trançado.
4. Fazer um cinto trançado, usando pelo menos 6 fios/cordões.
5. Fazer um dos projetos a seguir:
a. passadeira com 6 cordões
b. capa de cabide
c. coleira de cão
6. Saber como começar e finalizar cada projeto.
2. Fazer um puxador de zíper ou chaveiro usando trançado de 6 ou 8 cordões.
3. Fazer um puxador de zíper ou chaveiro usando de 6 ou 8 cordões, mostrando a técnica de ziguezague revertendo o sentido do trançado.
4. Fazer um cinto trançado, usando pelo menos 6 fios/cordões.
5. Fazer um dos projetos a seguir:
a. passadeira com 6 cordões
b. capa de cabide
c. coleira de cão
6. Saber como começar e finalizar cada projeto.
ER05
Arte em Fantoches
Arte em Fantoches
1.
Fazer pelo menos um fantoche, e fazer/comprar outros dois.
2. Desenvolver pelo menos três personagens diferentes, com vozes distintas.
3. Escrever três roteiros de dois a três minutos cada um.
4. Apresentar-se a qualquer platéia (menos família ou amigos íntimos) pelo menos três vezes.
5. Obter com alguém não ligado diretamente a você, uma avaliação de cada apresentação.
2. Desenvolver pelo menos três personagens diferentes, com vozes distintas.
3. Escrever três roteiros de dois a três minutos cada um.
4. Apresentar-se a qualquer platéia (menos família ou amigos íntimos) pelo menos três vezes.
5. Obter com alguém não ligado diretamente a você, uma avaliação de cada apresentação.
ER06
Arte em Fantoches
nível avançado
Arte em Fantoches
nível avançado
Pré-requisito: completar
especialidade Arte em Fantoches.
1. Fazer pelo menos dois ou mais fantoches.
2. Desenvolver personagens e vozes para estes fantoches.
3. Escrever um roteiro de dez minutos.
4. Construir um palco.
5. Fazer pelo menos uma apresentação para o público da igreja ou outro.
1. Fazer pelo menos dois ou mais fantoches.
2. Desenvolver personagens e vozes para estes fantoches.
3. Escrever um roteiro de dez minutos.
4. Construir um palco.
5. Fazer pelo menos uma apresentação para o público da igreja ou outro.
ER07
Cuidado de Bebês
Cuidado de Bebês
1.
Ser capaz de cuidar de um bebê na ausência da mãe dele, durante várias horas.
2. Relacionar todas as precauções que devem ser tomadas ao se preparar uma mamadeira; prepará-la e alimentar o bebê com seu conteúdo.
3. Preparar o banho, dar banho, trocar o bebê, e vesti-lo.
4. Preparar o berço do bebê, e colocá-lo para dormir à noite.
5. Saber como pesar um bebê e anotar as informações de peso num formulário adequado.
6. Explicar porque mamar no peito da mãe é melhor que o alimento em mamadeiras.
7. O que é desmamar?
8. O que é moleira? Por volta de que idade ela desaparece?
9. Entrevistar funcionários de uma creche e perguntar a respeito do trabalho ali, e da ajuda oferecida às mães.
2. Relacionar todas as precauções que devem ser tomadas ao se preparar uma mamadeira; prepará-la e alimentar o bebê com seu conteúdo.
3. Preparar o banho, dar banho, trocar o bebê, e vesti-lo.
4. Preparar o berço do bebê, e colocá-lo para dormir à noite.
5. Saber como pesar um bebê e anotar as informações de peso num formulário adequado.
6. Explicar porque mamar no peito da mãe é melhor que o alimento em mamadeiras.
7. O que é desmamar?
8. O que é moleira? Por volta de que idade ela desaparece?
9. Entrevistar funcionários de uma creche e perguntar a respeito do trabalho ali, e da ajuda oferecida às mães.
ER08
Ervas
Ervas
1.
Relacionar 25 ervas culinárias, e o uso de cada uma.
2. Relacionar 25 ervas medicinais, e o uso de cada uma.
3. Preparar um prato usando ervas.
4. Fazer um dos produtos a seguir, a partir de ervas: creme, almofada (com enchimento de ervas), geléia, sabonete, papel.
5. Fazer um pote decorativo com mistura de ervas secas.
6. Fazer uma caixa com substâncias aromáticas.
7. Citar e identificar 5 ervas silvestres que crescem na região em que você mora.
8. Citar 5 ervas que podem ser usadas como tintura, e mencionar a cor que produzem.
9. Citar 5 ervas que podem ser usadas no controle de insetos.
10. Cultivar 5 ervas culinárias, durante 3 meses.
11. Citar 5 ervas que atraem as abelhas.
12. Citar 5 ervas mencionadas na Bíblia, e mencionar os textos bíblicos onde podem ser encontradas.
2. Relacionar 25 ervas medicinais, e o uso de cada uma.
3. Preparar um prato usando ervas.
4. Fazer um dos produtos a seguir, a partir de ervas: creme, almofada (com enchimento de ervas), geléia, sabonete, papel.
5. Fazer um pote decorativo com mistura de ervas secas.
6. Fazer uma caixa com substâncias aromáticas.
7. Citar e identificar 5 ervas silvestres que crescem na região em que você mora.
8. Citar 5 ervas que podem ser usadas como tintura, e mencionar a cor que produzem.
9. Citar 5 ervas que podem ser usadas no controle de insetos.
10. Cultivar 5 ervas culinárias, durante 3 meses.
11. Citar 5 ervas que atraem as abelhas.
12. Citar 5 ervas mencionadas na Bíblia, e mencionar os textos bíblicos onde podem ser encontradas.
ER09
Esmaltado em Cobre
Esmaltado em Cobre
1.
Conhecer a diferença entre o esmaltado em baixa e alta temperatura.
2. Citar os materiais com os quais se pode usar o processo de baixa temperatura.
3. Qual o método apropriado de limpar objetos que serão esmaltados? Por que isso é importante?
4. Que acabamento se deve dar ao cobre, para evitar que perca o brilho?
5. Dar o nome das ferramentas usadas para fazer o esmaltado.
6. Que fontes de calor podem ser usadas para o processo de baixa temperatura? Que medidas de segurança devem ser observadas?
7. Como se prende imãs atrás de objetos de metal?
8. Fazer pelo menos cinco objetos usando cinco técnicas diferentes.
*Esta especialidade pode ser conferida tanto para pessoas que tenham usado o processo de alta temperatura, como para as que usarem o de baixa temperatura.
Nota: A aplicação de fogo aos objetos não precisa ser necessariamente feita pelo desbravador que está completando a especialidade.
2. Citar os materiais com os quais se pode usar o processo de baixa temperatura.
3. Qual o método apropriado de limpar objetos que serão esmaltados? Por que isso é importante?
4. Que acabamento se deve dar ao cobre, para evitar que perca o brilho?
5. Dar o nome das ferramentas usadas para fazer o esmaltado.
6. Que fontes de calor podem ser usadas para o processo de baixa temperatura? Que medidas de segurança devem ser observadas?
7. Como se prende imãs atrás de objetos de metal?
8. Fazer pelo menos cinco objetos usando cinco técnicas diferentes.
*Esta especialidade pode ser conferida tanto para pessoas que tenham usado o processo de alta temperatura, como para as que usarem o de baixa temperatura.
Nota: A aplicação de fogo aos objetos não precisa ser necessariamente feita pelo desbravador que está completando a especialidade.
ER10
Esmaltado em Cobre
nível avançado
Esmaltado em Cobre
nível avançado
1.
Ter a especialidade Esmaltado em Cobre.
2. Explicar o uso de um tripé.
3. Que materiais podem ser usados para decorar ou ornamentar objetos esmaltados?
4. Usando quatro técnicas diferentes, completar os seguintes projetos:
a. Decoração de natal
b. Decoração de cozinha
c. Flor de metal
d. Broche ou pin
e. Porta livros de metal
f. Objeto tridimensional
g. Objeto semelhante de sua escolha
2. Explicar o uso de um tripé.
3. Que materiais podem ser usados para decorar ou ornamentar objetos esmaltados?
4. Usando quatro técnicas diferentes, completar os seguintes projetos:
a. Decoração de natal
b. Decoração de cozinha
c. Flor de metal
d. Broche ou pin
e. Porta livros de metal
f. Objeto tridimensional
g. Objeto semelhante de sua escolha
ER11
Eucaliptos
Eucaliptos
1.
Quantas diferentes espécies de eucaliptos existem no Brasil?
2. a. De onde vem o nome eucalipto?
b. A que família pertencem os eucaliptos?
3. a. Em que outras partes do mundo crescem os eucaliptos?
b. Em quais destes países eles são considerados plantas nativas?
4. a. Que país tem as mais altas árvores que produzem madeira-de-lei?
b. Onde crescem as mesmas?
c. Qual a altura que alcançam?
d. Que país tem a árvore mais alta dentre as que produzem flores?
5. Em que grupos são os eucaliptos divididos, e que característica é utilizada para fazer esta divisão?
6. Como os eucaliptos adaptam-se à:
a. Freqüentes incêndios florestais?
b. Regiões áridas?
7. De que espécie se extrai o óleo de eucalipto?
Onde isto é feito no Brasil?
Para que se usa o óleo de eucalipto?
8. Citar maneiras pelas quais o eucalipto pode ajudar o homem, animais, pássaros e insetos.
9. Fazer uma coleção com 15 diferentes espécies de eucaliptos que você seja capaz de identificar e desenhar ou colecionar o fruto de cada um, com data de coleta, local onde foi coletado e nome da pessoa que o encontrou.
2. a. De onde vem o nome eucalipto?
b. A que família pertencem os eucaliptos?
3. a. Em que outras partes do mundo crescem os eucaliptos?
b. Em quais destes países eles são considerados plantas nativas?
4. a. Que país tem as mais altas árvores que produzem madeira-de-lei?
b. Onde crescem as mesmas?
c. Qual a altura que alcançam?
d. Que país tem a árvore mais alta dentre as que produzem flores?
5. Em que grupos são os eucaliptos divididos, e que característica é utilizada para fazer esta divisão?
6. Como os eucaliptos adaptam-se à:
a. Freqüentes incêndios florestais?
b. Regiões áridas?
7. De que espécie se extrai o óleo de eucalipto?
Onde isto é feito no Brasil?
Para que se usa o óleo de eucalipto?
8. Citar maneiras pelas quais o eucalipto pode ajudar o homem, animais, pássaros e insetos.
9. Fazer uma coleção com 15 diferentes espécies de eucaliptos que você seja capaz de identificar e desenhar ou colecionar o fruto de cada um, com data de coleta, local onde foi coletado e nome da pessoa que o encontrou.
ER12
Filatelia
nível avançado
Filatelia
nível avançado
1.
Ter a especialidade em Filatelia.
2. Conhecer o significado das seguintes palavras ou expressões:
a. carimbo
b. molde
c. pré-carimbado
d. marca característica
e. selos comemorativos
f. marca d’água
g. pinça
3. Expor pelo menos 16 páginas numa exposição de selos do clube. Os selos devem ser apresentados de forma artística, com etiquetas para classificar cada um deles, demonstrando cuidadosa pesquisa.
4. Fazer uma coleção de pelo menos mais 750 selos, com pelo menos 50 selos para cada país estrangeiro; no mínimo 5 países estrangeiros.
5. Citar dois catálogos diferentes, que podem ser usados para identificar selos.
6. Usando um catálogo de selos, identificar e montar sua coleção de acordo com o número do catálogo, e país.
7. Montar seus selos em classificadores ou Havid (o Havid é mais indicado para selos novos).
2. Conhecer o significado das seguintes palavras ou expressões:
a. carimbo
b. molde
c. pré-carimbado
d. marca característica
e. selos comemorativos
f. marca d’água
g. pinça
3. Expor pelo menos 16 páginas numa exposição de selos do clube. Os selos devem ser apresentados de forma artística, com etiquetas para classificar cada um deles, demonstrando cuidadosa pesquisa.
4. Fazer uma coleção de pelo menos mais 750 selos, com pelo menos 50 selos para cada país estrangeiro; no mínimo 5 países estrangeiros.
5. Citar dois catálogos diferentes, que podem ser usados para identificar selos.
6. Usando um catálogo de selos, identificar e montar sua coleção de acordo com o número do catálogo, e país.
7. Montar seus selos em classificadores ou Havid (o Havid é mais indicado para selos novos).
ER13
Higiene Oral
Higiene Oral
Pré-requisito: Ser
participante de Projetos Comunitários que envolvam um programa de “Saúde
Total”.
1. Defina Higiene Oral.
2. Como se constitui um dente e dê suas funções.
3. Quantos lados tem um dente? Quais são os lados que são escovados? Como?
4. Por quantas dentições passa um ser humano? Descreva o processo de apare-cimento delas.
5. Para que servem os dentes de leite?
6. Dê os tipos de dentes e suas funções.
7. A partir de que idade deve-se iniciar a higiene oral? Como? Por quê?
8. Quais são os alimentos recomendáveis para uma dentição sadia?
9. O que fazer quando há um trauma em um dente por ocasião de uma queda?
10. Que prejuízos pode trazer a má escovação?
11. Quais os meios de utilização do flúor? Em que formas é ele encontrado?
12. O que é evidenciador?
13. O que é pasta profiláctica?
14. Dê os passos a serem seguidos numa fluoretação.
15. O que deve ser usado para fazer uma higiene oral completa?
16. Descreva como deve-se fazer uma higiene oral completa.
17. Por que devemos usar dentifrício fluoretado?
18. Como se contrai a cárie?
19. Monte uma estória para ser usada em palestra para crianças como ilustração de Prevenção à Cárie Dentária.
1. Defina Higiene Oral.
2. Como se constitui um dente e dê suas funções.
3. Quantos lados tem um dente? Quais são os lados que são escovados? Como?
4. Por quantas dentições passa um ser humano? Descreva o processo de apare-cimento delas.
5. Para que servem os dentes de leite?
6. Dê os tipos de dentes e suas funções.
7. A partir de que idade deve-se iniciar a higiene oral? Como? Por quê?
8. Quais são os alimentos recomendáveis para uma dentição sadia?
9. O que fazer quando há um trauma em um dente por ocasião de uma queda?
10. Que prejuízos pode trazer a má escovação?
11. Quais os meios de utilização do flúor? Em que formas é ele encontrado?
12. O que é evidenciador?
13. O que é pasta profiláctica?
14. Dê os passos a serem seguidos numa fluoretação.
15. O que deve ser usado para fazer uma higiene oral completa?
16. Descreva como deve-se fazer uma higiene oral completa.
17. Por que devemos usar dentifrício fluoretado?
18. Como se contrai a cárie?
19. Monte uma estória para ser usada em palestra para crianças como ilustração de Prevenção à Cárie Dentária.
ER14
Higiene Oral
nível avançado
Higiene Oral
nível avançado
Você pode possuir esta Especialidade se
tiver feito o Curso de Agente Comunitário de Higiene Oral, promovido pela ABO
(Associação Brasileira de Odontologia).
ER15
Lapidação
Lapidação
1.
Citar quatro medidas de segurança que devem ser seguidas quando se corta
pedras.
2. Dar o nome de dois tipos de soluções para lubrificar e esfriar uma serra de diamantes, e a utilidade de cada uma delas.
3. Explicar como uma serra de diamantes para cortar pedras, como ela fica sem fio, e como pode ser afiada novamente.
4. Descrever os cinco passos básicos que deve seguir para polir superfícies retas.
5. Que importante precaução deve ser tomada entre cada estágio do corte e lixamento?
6. O que é um modelo, e como é usado?
7. O que é um cabochão, e qual, geralmente, é a espessura de uma pedra da qual ele é feito?
8. Explicar os dois métodos de lixamento com água, para modelar e polir pedras.
9. Dar o nome de duas misturas comuns para lixar. Se aparece um risco durante o polimento, como se pode removê-lo?
10. Cortar, aparar, e passar um cabochão por todos os estágios necessários de moer, lixar e polir, até se chegar a um acabamento com brilho.
11. Aplicar o cabochão em algum tipo de piso, utilizando cola ou cimento.
2. Dar o nome de dois tipos de soluções para lubrificar e esfriar uma serra de diamantes, e a utilidade de cada uma delas.
3. Explicar como uma serra de diamantes para cortar pedras, como ela fica sem fio, e como pode ser afiada novamente.
4. Descrever os cinco passos básicos que deve seguir para polir superfícies retas.
5. Que importante precaução deve ser tomada entre cada estágio do corte e lixamento?
6. O que é um modelo, e como é usado?
7. O que é um cabochão, e qual, geralmente, é a espessura de uma pedra da qual ele é feito?
8. Explicar os dois métodos de lixamento com água, para modelar e polir pedras.
9. Dar o nome de duas misturas comuns para lixar. Se aparece um risco durante o polimento, como se pode removê-lo?
10. Cortar, aparar, e passar um cabochão por todos os estágios necessários de moer, lixar e polir, até se chegar a um acabamento com brilho.
11. Aplicar o cabochão em algum tipo de piso, utilizando cola ou cimento.
ER16
Música II
Música II
1.
Tocar ou cantar uma escala, e saber que tipo de escala é.
2. Escrever uma escala em clave de fá e clave de sol.
3. Conhecer o meio tom, tom, terça, quinta e oitava.
4. Ser capaz de distinguir uma marcha de uma valsa, e dar o compasso de cada uma.
5. O que é uma colcheia? Uma semínima? Uma mínima? Desenhe cada uma delas.
6. Citar cinco grandes compositores, e uma composição de cada, incluindo um oratório, uma peça para piano, uma canção.
7. Tocar (um hino) ou cantar de memória uma estrofe de trinta hinos ou corinhos.
8. Tocar ou cantar, de memória, uma peça musical de qualidade.
9. Para instrumentistas: Tocar à primeira vista, uma peça moderadamente difícil, e explicar todos os símbolos e termos contidos na partitura.
10. Para cantores: Demonstrar com uma batuta, como se lidera um grupo de cantores, cantando composições compostas em 3 por 4 e 4 por 4.
11. Definir orquestra, e mencionar pelo menos cinco instrumentos de uma.
2. Escrever uma escala em clave de fá e clave de sol.
3. Conhecer o meio tom, tom, terça, quinta e oitava.
4. Ser capaz de distinguir uma marcha de uma valsa, e dar o compasso de cada uma.
5. O que é uma colcheia? Uma semínima? Uma mínima? Desenhe cada uma delas.
6. Citar cinco grandes compositores, e uma composição de cada, incluindo um oratório, uma peça para piano, uma canção.
7. Tocar (um hino) ou cantar de memória uma estrofe de trinta hinos ou corinhos.
8. Tocar ou cantar, de memória, uma peça musical de qualidade.
9. Para instrumentistas: Tocar à primeira vista, uma peça moderadamente difícil, e explicar todos os símbolos e termos contidos na partitura.
10. Para cantores: Demonstrar com uma batuta, como se lidera um grupo de cantores, cantando composições compostas em 3 por 4 e 4 por 4.
11. Definir orquestra, e mencionar pelo menos cinco instrumentos de uma.
ER17
Música III
Música III
1.
Completar a especialidade Música II.
2. Ser capaz de tocar, ou cantar qualquer hino escolhido à esmo do Hinário Adventistas, ou de outro livro de partituras usado na igreja.
2. Ser capaz de tocar, ou cantar qualquer hino escolhido à esmo do Hinário Adventistas, ou de outro livro de partituras usado na igreja.
ER18
Palmeiras
Palmeiras
1.
Apresentar as características gerais de uma palmeira, especialmente a respeito
das seguintes partes:
a. tronco ou caule
b. raízes
c. folhas
d. inflorescência, ou flores
e. frutas
2. a. O que acontece quando a coroa de uma palmeira é cortada?
b. O que acontece quando o tronco da palmeira é danificado?
3. No Brasil há várias espécies de palmeiras que são úteis ao homem. Citar duas delas, e relacionar todas as formas de utilidade das mesmas que lhe ocorrerem.
4. Identificar seis diferentes tipos de palmeiras que crescem na região em que você vive.
5. Desenhar e dar o nome de seis palmeiras que você já tenha identificado na natureza, mostrando claramente a formação das folhas, flores e formato das sementes, bem como do fruto.
6. Partes das palmeiras são usadas como alimento, ou para ajudar na preparação de alimentos. Mencionar quais partes da palmeira são comestíveis em sua cultura, e qual o método de prepará-las.
a. tronco ou caule
b. raízes
c. folhas
d. inflorescência, ou flores
e. frutas
2. a. O que acontece quando a coroa de uma palmeira é cortada?
b. O que acontece quando o tronco da palmeira é danificado?
3. No Brasil há várias espécies de palmeiras que são úteis ao homem. Citar duas delas, e relacionar todas as formas de utilidade das mesmas que lhe ocorrerem.
4. Identificar seis diferentes tipos de palmeiras que crescem na região em que você vive.
5. Desenhar e dar o nome de seis palmeiras que você já tenha identificado na natureza, mostrando claramente a formação das folhas, flores e formato das sementes, bem como do fruto.
6. Partes das palmeiras são usadas como alimento, ou para ajudar na preparação de alimentos. Mencionar quais partes da palmeira são comestíveis em sua cultura, e qual o método de prepará-las.
ER19
Produção de Vídeos
Produção de Vídeos
1.
Estar familiarizado com os tipos de vídeos disponíveis no mercado. Conhecer a
diferença entre fitas de VHS-C e Vídeo-8.
2. Identificar as seguintes partes de uma câmera de vídeo, e saber como usá-las:
a. visor
b. botão de gravação
c. lentes
d. botão de zoom
e. botão de ligar e desligar
f. foco manual, e anéis de zoom
g. compartimento para colocar fita
3. Saber o que significam as mensagens escritas que aparecem no visor.
4. Identificar e trocar a bateria. Saber como recarregar a bateria, e o momento de recarregar e trocar de bateria. Saber como fazer com que a bateria de Níquel-cadium dure o máximo possível.
5. Que outros tipos de energia podem “alimentar” uma câmera?
6. Fazer uma filmagem de 5 minutos em vídeo, e depois assisti-la com seu instrutor. Discutir sobre sua técnica, incluindo pontos a seguir, e corrigindo erros, se necessário:
a. zoom
b. iluminação
c. movimento panorâmico
d. firmeza da câmera
7. Demonstrar como montar e usar um tripé.
8. Demonstrar como editar um vídeo usando um aparelho de vídeo (VCR), editando o seguimento filmado no item 6.
9. Demonstrar sua habilidade para usar legendas, e fazer suas legendas à mão, ou no computador.
10. Completar um dos projetos a seguir, e apresentá-lo num local público. A du-ração do vídeo deve ser de 4 a 7 minutos.
a. Parábola
b. Vídeo clip (musical)
c. História da Bíblia (teatro, fantoches, etc.)
d. Natureza
e. Dilemas da vida moderna
f. Comercial para um programa publicação ou da igreja,etc.
2. Identificar as seguintes partes de uma câmera de vídeo, e saber como usá-las:
a. visor
b. botão de gravação
c. lentes
d. botão de zoom
e. botão de ligar e desligar
f. foco manual, e anéis de zoom
g. compartimento para colocar fita
3. Saber o que significam as mensagens escritas que aparecem no visor.
4. Identificar e trocar a bateria. Saber como recarregar a bateria, e o momento de recarregar e trocar de bateria. Saber como fazer com que a bateria de Níquel-cadium dure o máximo possível.
5. Que outros tipos de energia podem “alimentar” uma câmera?
6. Fazer uma filmagem de 5 minutos em vídeo, e depois assisti-la com seu instrutor. Discutir sobre sua técnica, incluindo pontos a seguir, e corrigindo erros, se necessário:
a. zoom
b. iluminação
c. movimento panorâmico
d. firmeza da câmera
7. Demonstrar como montar e usar um tripé.
8. Demonstrar como editar um vídeo usando um aparelho de vídeo (VCR), editando o seguimento filmado no item 6.
9. Demonstrar sua habilidade para usar legendas, e fazer suas legendas à mão, ou no computador.
10. Completar um dos projetos a seguir, e apresentá-lo num local público. A du-ração do vídeo deve ser de 4 a 7 minutos.
a. Parábola
b. Vídeo clip (musical)
c. História da Bíblia (teatro, fantoches, etc.)
d. Natureza
e. Dilemas da vida moderna
f. Comercial para um programa publicação ou da igreja,etc.
ER20
Skates
Skates
1.
Usar o equipamento de segurança a seguir, e saber porque deve ser usado ao se
praticar o skate: capacete, cotoveleira, joelheira, botas ou tênis de cano
alto, luvas com apoio para o pulso.
2. Dar o nome de todas as partes de um skate.
3. Desmontar completamente um skate, depois montá-lo novamente, ajustando as rodas e a tensão correta dos eixos.
4. Realizar oito manobras do skate, demonstrando perícia ao seu instrutor, e fazendo-o em local autorizado. Cinco destas manobras devem ser demonstradas numa rampa.
2. Dar o nome de todas as partes de um skate.
3. Desmontar completamente um skate, depois montá-lo novamente, ajustando as rodas e a tensão correta dos eixos.
4. Realizar oito manobras do skate, demonstrando perícia ao seu instrutor, e fazendo-o em local autorizado. Cinco destas manobras devem ser demonstradas numa rampa.
ER21
Triatlon
Triatlon
1.
Apresentar três princípios bíblico e dois do Espírito de Profecia, que apoiam a
prática de esportes.
2. Apresentar um relatório sobre o regime alimentar correto para manter-se em excelentes condições físicas, e explicar como isto foi mantido durante todo o tempo de treinamento para o triatlo. Incluir a quantidade de líquido que deve ser ingerida antes e durante a competição, e os alimentos ingeridos durante a competição.
3. a. Apresentar as orientações gerais para um preparo adequado, incluindo exercícios de aquecimento, alongamento, prevenção de contusões, prevenção de exaustão, etc.
b. Apresentar seu programa de treinamento.
c. Relacionar o equipamento adequado, incluindo bicicleta, calçados e vestimenta.
4. Demonstrar conhecimento das técnicas usadas na natação, ciclismo e corrida.
5. Competir num evento de triatlo reconhecido, individualmente, ou como parte de uma equipe. O triatlo deverá cobrir distâncias semelhantes a: natação: 500 m; ciclismo: 15 km; corrida: 10km. O percurso deve ser feito no máximo em 4 horas e meia.
2. Apresentar um relatório sobre o regime alimentar correto para manter-se em excelentes condições físicas, e explicar como isto foi mantido durante todo o tempo de treinamento para o triatlo. Incluir a quantidade de líquido que deve ser ingerida antes e durante a competição, e os alimentos ingeridos durante a competição.
3. a. Apresentar as orientações gerais para um preparo adequado, incluindo exercícios de aquecimento, alongamento, prevenção de contusões, prevenção de exaustão, etc.
b. Apresentar seu programa de treinamento.
c. Relacionar o equipamento adequado, incluindo bicicleta, calçados e vestimenta.
4. Demonstrar conhecimento das técnicas usadas na natação, ciclismo e corrida.
5. Competir num evento de triatlo reconhecido, individualmente, ou como parte de uma equipe. O triatlo deverá cobrir distâncias semelhantes a: natação: 500 m; ciclismo: 15 km; corrida: 10km. O percurso deve ser feito no máximo em 4 horas e meia.
ER22
Triatlon
nível avançado
Triatlon
nível avançado
1.
Ter a especialidade de Triatlon.
2. Desenvolver uma agenda de treinamento para si mesmo(a).
3. Manter um diário do treinamento durante dois meses.
4. Participar de um evento importante de Triatlo, individualmente. A competição deverá cobrir distâncias semelhantes a: natação: 1,5km; ciclismo: 40km; corrida: 10km. Percurso deve ser feito no máximo em 4 horas e meia.
2. Desenvolver uma agenda de treinamento para si mesmo(a).
3. Manter um diário do treinamento durante dois meses.
4. Participar de um evento importante de Triatlo, individualmente. A competição deverá cobrir distâncias semelhantes a: natação: 1,5km; ciclismo: 40km; corrida: 10km. Percurso deve ser feito no máximo em 4 horas e meia.
ER23
Telecartofilia
Telecartofilia
1.
Qual a diferença que a telecartofilia tem da filatelia e da numismática?
2. Dizer como um cartão se torna raro, e fatores que tornam um cartão valioso para os colecionadores.
3. Mencionar quantos países fazem uso de cartão telefônico, e quais os tipos de cartões utilizados.
4. Conhecer os objetivos básicos para começar uma coleção de cartões telefônicos.
5. Saber em que ano e aonde iniciou-se o uso do cartão telefônico no mundo. Também conhecer quando começou em seu país.
6. Escrever um redação de 25 linhas sobre os parâmetros de uma coleção temática.
7. Fazer um cartaz contando a história do cartão telefônico no Brasil.
8. Fazer uma coleção de pelo menos 100 cartões, não havendo dois iguais.
2. Dizer como um cartão se torna raro, e fatores que tornam um cartão valioso para os colecionadores.
3. Mencionar quantos países fazem uso de cartão telefônico, e quais os tipos de cartões utilizados.
4. Conhecer os objetivos básicos para começar uma coleção de cartões telefônicos.
5. Saber em que ano e aonde iniciou-se o uso do cartão telefônico no mundo. Também conhecer quando começou em seu país.
6. Escrever um redação de 25 linhas sobre os parâmetros de uma coleção temática.
7. Fazer um cartaz contando a história do cartão telefônico no Brasil.
8. Fazer uma coleção de pelo menos 100 cartões, não havendo dois iguais.
ER24
Telecartofilia
nível avançado
Telecartofilia
nível avançado
1.
Ter a especialidade de telecartofilia
2. Conhecer o funcionamento do cartão Indutivo.
3. O Brasil é exportador de cartões indutivos, para que países o Brasil exporta ?
4. Aonde é feita a impressão e a emissão dos cartões telefônicos de seu país?
5. Os cartões mais antigos tem no canto esquerdo do verso, alguns códigos. O que estes significam? ( Ex.<96 07(2N IT 00) 4 CMU F1> )
6. Conhecer a história do cartão telefônico de algum país que não seja o seu.
7. Fazer uma coleção de pelo menos 300 cartões, não havendo dois iguais e contendo no mínimo um de chip, um magnético, um óptico e um pré-pago.
2. Conhecer o funcionamento do cartão Indutivo.
3. O Brasil é exportador de cartões indutivos, para que países o Brasil exporta ?
4. Aonde é feita a impressão e a emissão dos cartões telefônicos de seu país?
5. Os cartões mais antigos tem no canto esquerdo do verso, alguns códigos. O que estes significam? ( Ex.<96 07(2N IT 00) 4 CMU F1> )
6. Conhecer a história do cartão telefônico de algum país que não seja o seu.
7. Fazer uma coleção de pelo menos 300 cartões, não havendo dois iguais e contendo no mínimo um de chip, um magnético, um óptico e um pré-pago.
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