terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Habilidades Domesticas












HD01
Acolchoamento
1.         O que é um acolchoado? Como é usado?
2.         Mostrar as três principais fibras usadas no enchimento (camada central) de um acolchoado.
3.         Quais são os dois métodos comuns de desenho num acolchoado? Definir o que é “colcha de retalhos”. 
4.         Qual é a diferença entre bordado e acolchoamento?
5.         Quais são os passos para a confecção de um acolchoado?
6.         Começar e terminar um acolchoado, seja como um projeto individual ou em grupo.
7.         Desenvolver um arquivo de pelo menos seis padrões de acolchoados, incluindo dois traba-lhos de retalhos e um com um tema patriótico.
HD02
Arte Culinária
.         Saber operar devidamente o tipo de fogão que há em sua casa. Saber como apagar pequenos incêndios por óleo ou gordura em seu fogão. Saber como prevenir tais incêndios. Conhecer as medidas de segurança enquanto estiver cozinhando, incluindo a preocupação com crianças pequenas.
2.         Saber como usar devidamente medidas como colheres e xícaras, batedor de claras, peneiras de farinha, e, se tiver, batedeira ou mixer elétrico.
3.         O que significam as expressão cozer, grelhar, fritar, assar, refogar, cozinhar sem água. Quais são as maneiras mais saudáveis de se preparar alimentos comuns? Quais as menos recomendáveis para a boa saúde?
4.         Demonstrar habilidade para preparar corretamente: dois tipos de mingau de cereais, uma bebida quente saudável, ovos feitos de duas maneiras que não a fritura.
5.         Preparar batatas de duas maneiras – ambas saudáveis. Cozinhar três outros vegetais da maneira mais saudável possível.
6.         Preparar uma salada simples. Por que precisamos de verduras cruas em nossa dieta?
7.         Conhecer a pirâmide da alimentação. Por que é tão importante seguir estas informações em nosso regime alimentar? Verificar suas refeições durante uma semana, para ter certeza de que está comendo o que deveria comer.
8.         Colocar a mesa corretamente para sua família, para uma refeição vespertina. Servir uma refeição balanceada que você tenha planejado e preparado tanto quanto possível sozi-nho(a). Incluir um prato principal, legumes e salada.
9.         Seguir uma receita corretamente para fazer um prato vegetariano ou um assado de legumes.
10.       Fazer seu próprio arquivo de receitas. Colocar nele apenas receitas que você já tenha tentado fazer, e das quais tenha gostado.
HD03
Arte Culinária
nível avançado
1.         Ter a especialidade de Arte Culinária.
2.         Quantos ml contém um litro? Quantas colheres de sopa contém uma xícara? Quantas co-lheres de chá contém uma colher de sopa?
3.         Preparar dois pratos principais, como macarrão, arroz ou feijão.
4.         Preparar dois tipos diferentes de legumes.
5.         Preparar dois tipos de saladas. Como se faz para manter as verduras das sa-ladas frescas?
6.         Conhecer a diferença de valor nutritivo entre leite integral e leite desnatado.           
7.         Preparar um desjejum equilibrado seguindo a orientação da pirâmide alimentar.
8.         Preparar um prato vegetariano leve.
9.         Planejar cardápios para uma semana, escolhendo pelo menos três pratos nos quais restos de outras refeições possam ser utilizados.
10.       Preparar uma refeição balanceada usando um prato de entrada vegetariano, uma caçarola de legumes ao forno e uma salada.
11.       Saber várias razões pelas quais o vinagre não é saudável.
12.       O que a cafeína faz ao corpo. Faça uma lista de 5 alimentos que contém cafeína.
13.       Preparar 25 receitas, sendo que no máximo 5 poderão ser de doces ou sobremesas.
HD04
Congelamento de Alimentos
1.         Definir os termos a seguir:
            a. escaldar
            b. congelamento rápido
            c. queimadura de congelamento
2.         Que tipos de recipientes podem ser usados para congelar alimentos?
3.         Que pontos essenciais devem ser considerados quando se seleciona frutas ou legumes para serem congelados?
4.         Como se deve descongelar legumes congelados para levar à mesa? Como se descongela frutas congeladas para levar à mesa?
5.         Congelar dois legumes (milho e outro de sua escolha), e depois prepará-los e servi-los como demonstração.
6.         Fazer congelamento rápido de legume para ser cozido mais tarde.
7.         Por que não se deve colocar sal em legumes que serão congelados?
8.         Congelar alguns pêssegos numa calda leve, e outros em suco de laranja ou de abacaxi. Qual é a razão para o uso do ácido ascórbico na calda, e não do suco de fruta? Por que o ácido ascórbico é usado no congelamento de pêssegos?
9.         Congelar morangos ou framboesas sem adicionar adoçante.
10.       Fazer algum tipo de geléia congelada.
HD05
Costura Básica
1.         Descrever o uso apropriado do seguinte: dedal, fita métrica, tesouras, tesouras de picotar e agulhas de vários tamanhos e tipos.
2.         Familiarizar-se com a máquina de costura em casa ou na escola. Identificar: roda de ba-lanço (se for o caso), puxador de linha, pedal, levantador de pedal (se for o caso), agu-lha, alimentação da bobina e direção.
3.         Demonstrar como colocar a linha na máquina, e fazê-la funcionar corretamente.
4.         Fazer barra numa toalha de banho, em que os pontos fiquem bem feitos e por igual.
5.         Demonstrar sua habilidade de pregar botões, fazer casas de botões, e pregar colchetes e ganchos.
6.         Dizer o significado de: orla, viés, direção do fio, enviesado.
7.         Fazer um saco para roupa suja, ou qualquer outro artigo simples.
HD06
Corte e Costura
1.         Ter a especialidade Costura Básica.
2.         Identificar amostras de diferentes tecidos, incluindo algodão, linho, lã, seda, cetim, nylon, flanela, brim, microfibra.
3.         Ter uma caixa de costura para o seu material, incluindo: almofada para alfinetes, fita métrica, alfinetes, agulhas, linha e tesoura.
4.         Demonstrar como endireitar o tecido antes do uso.
5.         Demonstrar como colocar o molde sobre o tecido, de acordo com o desenho do molde. Todas as partes do molde devem estar corretamente colocadas de forma a alinharem-se com a direção do fio do tecido.
6.         Conhecer os seguintes termos:
            a. alinhavar
            b. chulear
            c. ziguezague
            d. fazer barra à mão
            e. orla
            f. viés
            g. fibra do tecido
7.         Fazer uma das opções a seguir:
            a. Uma saia, colocando zíper e costura no cós. A barra da saia deve ser feita de forma que a mesma não tenha pontas.
            b. Uma blusa. Explicar como faria para ajustar os ombros para pessoas de diferentes tipos físicos.
HD07
Corte e Costura
nível avançado
1.         Ter a especialidade em Corte e Costura.
2.         Fazer o seguinte:
            a. costurar dois pedaços de tecido em cuja orla tenha feito acabamento
            b. alinhavar
            c. franzir
            d. debruar
            e. remendar
            f. fazer costura francesa
3.         Fazer uma casa de botão.
4.         Demonstrar, em outras pessoas, como medir o comprimento de uma saia, comprimento de manga e comprimento do pescoço à cintura.
5.         Fazer uma camisa com manga e gola, e explicar como ajustaria os ombros para pessoas de diferentes tipos físicos.
6.         Explicar como fazer pelo menos quatro tipos das alterações a seguir:
            a. encurtar cintura
            b. encompridar cintura
            c. aumentar a manga
            d. tamanho da cintura
            e. encompridar saia ou calça
            f. encompridar ou encurtar barra de calça
7.         Fazer um par de calças ou shorts com bom caimento.
8.         Fazer uma camisa.
9.         Selecionar a partir de fotos de revistas, ou desenhar uma roupa para si mesmo/mesma que demonstre harmonia de cores e que combine com seu tipo físico.
HD08
Cuidados da Casa
1.         Ter a especialidade de Técnicas de Lavanderia.
2.         Fazer uma lista dos utensílios usados na limpeza da casa.
3.         Descrever a melhor maneira de manter fogões, fornos de microondas e geladeiras limpos.
4.         Sob que condições os germes e pragas de insetos se desenvolvem? Mencionar formas de limpar cada um dos itens a seguir: porão ou sótão, armário de roupas, armário de cozinha, pias e sanitários.
5.         Descrever a maneira adequada de preparar a louça para ser lavada, quer na pia quer na máquina de lava-louças. Diga em que ordem devem ser lavados os talheres, vidros, louça e utensílios de cozinha.
6.         Como se deve limpar tapetes, carpetes, travesseiros, móveis estofados, paredes com acabamento de papel de parede, paredes pintadas, pisos e janelas?
7.         Como é jogado o lixo em sua vizinhança?
8.         Que precauções devem ser tomadas na limpeza de uma lareira?
9.         O que quer dizer manter uma casa “segura para as crianças”?
HD09
Desidratação de Alimentos
1.         Relacionar, pelo menos três maneiras diferentes de desidratar alimentos.
2.         Por que e como se sulfura as frutas?
3.         Como se deve guardar frutas secas, e como protegê-las dos insetos?
4.         Como se faz a reconstituição de frutas desidratadas?
5.         O que é importante ao selecionar frutas para fazer frutas secas?
6.         Como devem ser guardadas nozes secas?
7.         Desidratar os seguintes alimentos, e fornecer amostras para degustação:
            a. pão; esfarelar o pão e usar em alguma receita
            b. fruta seca
            c. vegetal seco
            d. fatias de frutas
            e. fatias de vegetais (como cenouras) ou porções (como ervilhas)
            f. carne vegetal
            g. salsinha ou outra erva
8.         Reconstituir um legume, cozinhá-lo e apresentar amostra para degustação.
HD10
Nutrição
1.         Descrever a pirâmide alimentar. Mencionar o número de porções exigidas de cada grupo, cada dia. Por que é importante alimentar-se com uma dieta ba-lanceada?
2.         Explicar as diferenças entre:
            a. ovo-lacto-vegetariano
            b. ovo-vegetariano
            c. vegetariano estrito
3.         Planeje um cardápio para dois dias, contendo uma dieta ovo-lacto-vegetariana balanceada, utilizando as informações da pirâmide alimentar.
4.         Qual é o outro nome dado à vitamina B1 e B2?
5.         Fazer uma lista de, pelo menos, três alimentos fontes dos seguintes nutrientes:
            a. Vitamina C
            b. Vitamina A
            c. Vitamina B1
            d. Vitamina B2
            e. Ferro
            f. Cálcio
6.         Por que é importante beber bastante água diariamente? Qual a quantidade recomendável para cada dia?
7.         Cite o nome de três doenças comuns que podem ser controladas com uma dieta apropriada.
8.         Qual é a diferença entre farinha integral e farinha branca, e qual delas tem o maior valor nutritivo.
9.         O que significa o RDA e qual a sua função?
HD11
Nutrição
nível avançado
1.         Completar a especialidade Nutrição.
2.         Ler um livro sobre Nutrição.
3.         Realizar as seguintes tarefas:
            a. Manter um diário alimentar baseado em sua própria alimentação durante uma semana.
            b. Calcular os nutrientes para cada dia, das seguintes: calorias, proteínas, ferro, cálcio, Vitamina A, Tiamina, Riboflavina, Niacina e Vitamina C ou Ácido Ascórbico.
            c. Como o relatório de sua alimentação pode ser comparado à tabela de Porções Alimentares Diárias Recomendáveis?
4.         Explique a importância de uma dieta rica em fibras e descreva como isto pode ser feito.
5.         Mencione o nome de três doenças que ocorrem como resultado da desnutrição, e descreva os sintomas de cada uma delas.
6.         Quais são os sintomas da deficiência de vitamina B12?
7.         Que conselhos você daria a uma pessoa que decidisse ser um vegetariano estrito?
8.         Qual é a diferença entre gorduras saturadas e não saturadas? Qual delas é mais saudável, e por quê?
9.         Explicar por que é aconselhável diminuir o açúcar em nossa dieta, e sugerir maneiras de fazer isto.
10. Usando o livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar, escrever um parágrafo sobre os benefícios de uma dieta ovo-lacto-vegetariana.
HD12
Ofício de Alfaiate
1.         Identificar os tecidos a seguir:
            a. 
            b. estame
            c. algodão
            d. linho
            e. seda
            f. seda artificial
2.         Conhecer algumas teceduras comuns, como o entrelaçamento e ponto pé-de-pato.
3.         Como são usados os itens a seguir:
            a. entretela
            b. alinhavos
            c. tela para trabalhos de agulha
            d. outros implementos de alfaiate
4.         Explicar os pontos que devem ser observados para que um traje vista bem e demonstre o toque de um alfaiate.
5.         Familiarizar-se com os equipamentos de passar roupas.
6.         Ser capaz de fazer casas de botões.
7.         Fazer um bolso sem aba e outro com aba.
8.         Demonstrar suas habilidades como alfaiate, medindo, cortando e confeccionando um traje masculino ou feminino que tenha bom caimento.
HD13
Panificação
1.         Explicar a diferença de valor alimentar entre farinha integral e a farinha branca.
2.         Descrever os efeitos do fermento na confecção do pão.
3.         Citar um incidente do Velho Testamento e um do Novo Testamento, onde o fermento é mencionado.
4.         Preparar um pão com grãos inteiros (pode ser trigo, centeio, aveia, etc.)
5.         Preparar duas das opções a seguir:
            a. biscoitos salgados
            b. pães asmos (sem fermento)
            c. biscoito de massa de pão
            d. baguetes
6.         Explicar por que o uso de fermento ou bicarbonato de sódio deveria ser evitado, e por que a mistura de leite, açúcar e ovos é prejudicial à saúde.
7.         Como testar se um bolo está pronto? Como evitar que o bolo “abaixe”?
8.         Preparar duas das opções a seguir:
            a. bolo de ingredientes básicos (qualquer sabor)
            b. bolo feito com mistura pronta de bolo (qualquer sabor)
            c. bolo de frutas ou castanha (pão-de-ló)
            d. bolo fofo – de uma mistura ou ingredientes básicos
9.         Fazer uma torta de cada uma das categorias a seguir:
            a. Assada, de qualquer fruta, incluindo limão
            b. Não assada (apenas de massa assada no forno): frutas frescas, gelatina, etc. 
10.       Fazer e assar uma receita de biscoitos. Usar, de preferência, ingredientes saudáveis como frutas, aveia, castanhas, etc.
11.       Preparar um arquivo de receitas para todos os itens exigidos acima, e quaisquer outros que desejar. Veja quantas receitas é capaz de encontrar que usem frutas sem grandes quantidades de açúcar.

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