terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ciência e saúde


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CS01Alerta Vermelho
1.         Explicar o que deve ser feito para evitar ferimentos e/ou possível perda da vida nas situações a seguir:
           
a. incêndio em sua casa, ou na casa de um vizinho, ou em prédio público
           
b. se estiver perdido, de carro, num lugar ermo ou deserto            c. acidente automobilístico
           
d. terremoto            e. enchente
           
f. ciclone
           
g. furacão
           
h. tempestade            i. acidente nuclear
           
j. desmoronamento
           
k. se barco ou canoa vira em mar aberto2.         Ao telefonar pedindo ajuda numa emergência, que informações essenciais devem ser dadas, e quem deve desligar o telefone por último?3.         Demonstrar que medidas de primeiros socorros você deveria tomar numa emergência nas seguintes circunstâncias:
           
a. a roupa de alguém pega fogo            b. uma grave hemorragia
           
c. alguém está se sufocando            d. alguém engoliu veneno
4.         Fazer o seguinte:
           
a. Desenhar uma rota de escape para sua família em caso de incêndio em sua casa, para o caso das saídas normais estarem bloqueadas.            b. Fazer com sua família um treinamento para o caso de incêndios.
           
c. Discutir com seu orientador, os procedimentos para retirar pessoas da igreja e escola em caso de incêndio. Deve-se analisar alternativas para prevenir o pânico.5.         O que você e seus pais devem fazer para prevenir o seqüestro de crianças em sua família? O que você deveria fazer se fosse seqüestrado?

CS02Enfermagem Básica
1.         Completar a especialidade Primeiros Socorros.2.         Que alimentos estão incluídos nas seguintes dietas?
           
a. líquida
           
b. pastosa
           
c. leve
           
d. completa3.         Conhecer os sintomas de uma febre. Saber como tirar a temperatura de alguém. Saber o que fazer para baixar uma temperatura febril.4.         Saber qual é um ritmo normal de pulso e respiração, bem como qual é a temperatura normal. Praticar tomar o pulso, respiração e temperatura de um amigo ou colega de classe.5.         O que é uma doença contagiosa? Como é transmitida? Que precauções devem ser seguidas para evitar as doenças transmissíveis? Relacione medidas de segurança a serem observadas ao cuidar de alguém em sua casa que esteja com uma doença contagiosa.6.         Que sintomas tem uma pessoa que está doente?7.         Saber como ajudar a cuidar de um recém-nascido e uma pessoa de idade em sua casa.8.         Saber quando e como lavar as mãos quando estiver cuidando de alguém doente.9.         Saber como deixar um paciente que está de cama mais confortável sem mudar de cama.10.       Demonstrar como alimentar um paciente que está imóvel na cama.11.       Demonstrar como ministrar remédios líquidos, comprimidos, pílulas ou cápsulas, para crianças e adultos. Saber como aplicar gotas nos olhos.12.       Demonstrar o método de aplicar fricção e escalda-pés. Explicar o valor tera- pêutico de seu uso, e dizer sob que condições estes tratamentos deveriam ser aplicados.13.       Demonstrar a aplicação de uma compressa e o uso de calor ou frio para o tratamento de inflamações e machucados.14.       Explicar como os remédios a seguir ajudam na prevenção de doenças:
           
a. nutrição
           
b. exercício
           
c. água
           
d. luz do sol
           
e. temperança
           
f. ar
           
g. descanso
           
h. confiança em Deus

CS03Física
1.         Definir o seguinte:
           
a. física                      
           
b. massa         
           
c. trabalho      
           
d. força          
           
e. poder                     
           
f. energia potencial                
           
g. energia cinética                  
           
h. peso           
           
i. matéria
           
j. inércia
           
k. fricção
           
l. onda
           
m. centro de gravidade
           
n. notação exponencial
           
o. zero absoluto
           
p. fulcro2.         O que é método científico? Como pode o método científico ser usado no estudo da Bíblia?3.         O que é uma experiência controlada?4.         Explique os termos na equação E = mc2, de Albert Einstein.5.         Que unidades de medida de massa, comprimento e tempo são usados aonde você mora?6.         Que unidades de medida são usadas para as profecias de tempo na Bíblia? Qual é o capítulo e verso onde podem ser encontradas?7.         Relacionar as três leis do movimento, de Newton.8.         Usando uma toalha de mesa e vários livros pesados, demonstrar a primeira lei de Newton.9.         Usando um balão cheio de ar, demonstrar a terceira lei de Newton.10.       Demonstrar a experiência de Galileu – queda de um corpo – derrubando duas garrafas de plástico (uma cheia de água, e a outra cheia até a metade) ao mesmo tempo, de uma altura de dois metros. Registrar os resultados e retirar uma aplicação espiritual da experiência.11.       Demonstrar a vantagem mecânica da alavanca, retirando um prego grande, pregado bem fundo numa madeira, usando apenas um martelo. Puxar um segundo prego usando um martelo e um pequeno bloco de madeira, localizado perto do prego, sob a cabeça do martelo. Anotar a diferença de força exigida para puxar o prego com as diferentes posições do martelo no bloco (fulcro) e tire uma aplicação espiritual desta experiência.

CS04Ótica
1.         Definir e desenhar um gráfico do seguinte:
           
a. extensão focal
           
b. aberração de lentes positivas
           
c. lentes negativas
           
d. dois tipos de distorção
           
e. cor lateral
           
f. esféricas
           
g. lentes acromáticas
           
h. refração de luz2.         Explicar como a luz se comporta quando atinge ou atravessa água, óleo, metais e um espelho.3.         Mencionar o nome e fazer diagramas de três tipos de lentes positivas e três tipos de lentes negativas.4.         Qual deveria ser a distância mínima entre a fonte de luz e as lentes ao testar a extensão focal?5.         Encontrar a extensão focal de pelo menos quatro lentes, uma delas sendo uma lente negativa.6.         Explicar, através de diagramas, por que uma imagem de uma lente positiva produz uma imagem reversa ou invertida.7.         Demonstrar através de gráficos, como funciona um prisma. Marcar os ângulos em que as cores aparecem e desaparecem.8.         Demonstrar o que acontece quando a luz atinge um vidro fumê.9.         Construir um instrumento ótico usando espelhos ou lentes, tais como um periscópio, um projetor de slides ou um telescópio simples.10.       Explicar o que significa o termo 6 X 35 e 7 X 50, quando aplicado a binóculos.11.       Definir o termo “número-f” usado em conexão com câmeras fotográficas. O que significa o fato de uma lente ser rápida ou lenta? Uma lente f-8,5 é mais rápida ou mais lenta que uma lente f-8?

CS05Primeiros Socorros
nível básico
1.         Conhecer as causas do choque e demonstrar o tratamento adequado.2.         Conhecer os devidos métodos para respiração artificial e explicá-los.3.         Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja sufocando.4.         Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja com hemorragia.5.         Conhecer os pontos de pressão e como usá-los corretamente.6.         Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento.7.         Demonstrar o procedimento apropriado no uso de talas em diversos ossos do corpo.8.         Saber o procedimento apropriado para ajudar vítimas com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.9.         Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas de queimaduras químicas.10.       Saber que situações podem levar a um envenenamento por monóxido de carbono, e o resgate e técnicas de tratamento para este tipo de envenenamento.11.       Saber o procedimento adequado no tratamento de vítimas com ferimentos na cabeça.12.       Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas com hemorragia ou fe-rimentos internos.13.       Conhecer a diferença entre um ataque cardíaco, derrame, epilepsia e um simples desmaio, e o tratamento apropriado para cada um deles.14.       Saber como prevenir infecções.15.       Qual o tratamento adequado para picada de cobra?16.       Qual o tratamento adequado para mordidas de animais?17.       Qual o tratamento adequado para picadas de insetos e aranhas?18.       Qual a diferença entre desidratação e insolação, e qual o tratamento adequado para cada um?19.       O que deveria fazer se suas roupas pegassem fogo?20.       Quais são os princípios básicos para a prevenção de incêndios em sua casa?21.       Quais os princípios básicos de segurança em rios, mares e piscinas?22.       Quais as maneiras de salvar uma vítima de afogamento sem nadar?23.       Quais são os princípios básicos de segurança em questões de eletricidade?
24.       Como prevenir a intoxicação alimentar?
CS06Primeiros Socorros
1.         Conhecer os princípios da respiração boca a boca, e o tratamento para vias respiratórias obstruídas.2.         Qual é a diferença entre um ataque cardíaco e um derrame, e qual o tratamento adequado para cada situação?3.         Conhecer o procedimento adequado no tratamento de vítimas com hemorragia.4.         Conhecer os pontos de pressão e como aplicá-los corretamente.5.         Conhecer o método de aplicar um torniquete, e quando usá-lo.6.         Conhecer as causas do choque, e demonstrar o tratamento apropriado neste caso.7.         Conhecer o procedimento adequado para o tratamento de vítimas de envenenamento.
8.         Conhecer o procedimento adequado para o tratamento de vítimas de queimaduras.9.         Saber como aplicar adequadamente as seguintes ataduras:
           
a. espiral fechado e aberto            b. atadura em oito            c. ponta do dedo            d. atadura tipo gravata, para a cabeça10.       Saber como aplicar talas às seguintes partes do corpo:            a. braço            b. antebraço
           
c. tornozelo            d. joelho11.       Conhecer o tratamento adequado para o seguinte:            a. ferimentos na cabeça
           
b. ferimentos internos
           
c. ferimentos à bala            d. ferimentos no olho
           
e. picadas de insetos e mordidas de animais            f. desmaios e epilepsia
           
g. efeitos do calor ou frio extremos12.       Saber o que fazer num acidente com eletricidade.13.       Saber como escapar de um incêndio.14.       Saber como obter ajuda numa emergência.15.       Conhecer o procedimento adequado para tratar uma vítima de radiação.16.       Conhecer as seguintes maneiras de carregar uma vítima num resgate:            a. puxar pelo ombro            b. usando um cobertor            c. duas pessoas carregam
           
d. carregar pelas extremidades
           
e. maca improvisada
           
f. três pessoas carregam numa rede            g. usando maca

CS07Primeiros Socorros
nível avançado
O aluno deverá fazer o curso de primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha, passar no exame de Primeiro Socorros, Nível Avançado, e receber o certificado.
CS08Química
1.         Definir o seguinte:            a. elementos
           
b. compostos
           
c. símbolos químicos
           
d. soluções
           
e. átomos
           
f. moléculas
           
g. tabela periódica
           
h. combustão
           
i. ácido
           
j. sal
           
k. próton
           
l. nêutron
           
m. eletron
           
n. destilação
           
o. destilação fracionária
           
p. filtragem2.         Que gases eliminam a vida, e como? Explicar o princípio de um dos elementos químicos usados para incêndios.3.         Mencionar duas fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?4.         Quais os estados da matéria?5.         Escolher e fazer cinco das alternativas a seguir, e explicar a reação química que ocorre:
           
a. Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem, e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalisadora.            b. Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de tirar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.            c. Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.            d. Usando uma vela e um pedaço de papelão, demonstrar visualmente as três partes de uma vela.
           
e. Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que bóiam na água.            f. Colocar um ovo fresco em água doce, e depois salgar a mesma, anotando a diferença.            g. Demonstrar que a ferrugem usa oxigênio, usando malha de aço, um lápis, um elástico, um copo de água e uma jarra de água.            h. Demonstrar as cores produzidas quando os elementos a seguir são queimados: sal, cobre, sulfato e ácido bórico.
           
i. Fazer uma tinta invisível.            j. Demonstrar que a água sanitária ou o bicarbonato de sódio contém água.

CS09Reanimação Cardiopulmonar
1.         Conhecer e compreender a localização e funções do coração e pulmões.2.         Definir Reanimação Cardiopulmonar e mencionar cinco condições sob as quais deve ser utilizado.3.         Completar com sucesso um curso da Cruz Vermelha, ou organização equivalente, ministrado por um instrutor qualificado, para aprender corretamente, e demonstrar, o processo de rea-nimação cardiopulmonar. Isto deve ser feito no máximo um ano antes desta especialidade.4.         Sabe como manter o coração saudável. Relacionar cinco coisas que uma pessoa pode fazer para manter um coração saudável.5.         Desenvolver, manter e registrar num diário, um programa personalizado de exercícios, saúde e dieta durante um mês.6.         Aprender o significado das cores e desenho utilizado na insígnia desta especialidade, de acordo com o seguinte:
           
a. A pessoa que precisa de reanimação cardiopulmonar está pálida (branca), o que significa que não há circulação.
           
b. A pessoa que está fazendo a reanimação cardiopulmonar está vermelha, o que significa que está bem ativa.
           
c. A borda dourada representa o valor da vida humana.
           
d. Um coração é formado pela cabeça, ombros e braços da pessoa que está fazendo a reanimação cardiopulmonar, o que significa compaixão pelo próximo.

CS10CS10Resgate Básico
1.         Qual é a definição de um resgate de emergência?2.         Demonstrar como resgatar, com segurança, uma pessoa nas seguintes situações:
           
a. em contato com cabo elétrico
           
b. em ambiente cheio de fumaça ou gás
           
c. com as roupas em chamas
           
d. afogando-se, sem qualquer equipamento de resgate
           
e. um acidente no gelo3.         Demonstrar três maneiras de atrair e comunicar-se com um resgate aéreo.4.         Conhecer seis atitudes indicadas em caso de necessidade de resgate imediato.5.         Conhecer seis procedimentos a seguir antes de remover uma vítima de situação que apresenta risco de vida.6.         Conhecer cinco princípios envolvidos na remoção de uma vítima de situação que apresenta risco de vida.7.         Conhecer as maneiras apropriadas de ajudar uma vítima, em perigo, nas seguintes situações:
           
a. puxar a vítima
           
b. içar/levantar a vítima            c. ajudar a vítima a caminhar8.         Conhecer a forma adequada de ajudar uma vítima, com ajuda de outros, nas seguintes situações:            a. carregar uma pessoa sentada            b. carregar uma pessoa deitada            c. carregar com duas mãos, ou quatro mãos
           
d. carregar com cobertor            e. carregar, em três, vítima em rede, nas posições supino e de bruços            f. carregar em três ou quatro pessoas            g. carregar em seis pessoas9.         Saber como usar adequadamente uma maca e carregar uma vítima numa maca. Saber como fazer uma maca liteira improvisada.10.       Saber como usar corretamente cordas e nós, como a seguir:
           
a. nós para juntar cordas
           
b. nó para diminuir corda            c. nó para usar ao redor de alguém num resgate            d. enrolar e jogar – corretamente – uma corda leve e uma pesada, de 15 metros 11.       Que passos devem ser dados antes de comunicar que alguém está desaparecido? Que informações serão necessárias ao informar à polícia o desaparecimento de alguém? Como devem ser conduzidas as buscas por alguém perdido numa área selvagem?

CS11Saúde e Cura

1.         Estar pelo menos na oitava série.2.         Aprender através da Bíblia e/ou do Espírito de Profecia, como Jesus curou os doentes e o procedimento usado pelos anciãos da igreja para ungir o doente e pedir a Deus pela cura. Escrever um relatório de 250 palavras ou apresentar um relatório oral sobre o que você aprendeu.3.         O que o conceito de educação contínua tem a ver com as carreiras profissionais ligadas à saúde?4.         Entreviste pelo menos duas pessoas que trabalham na área de saúde. Uma delas deve ter outra profissão que não médico(a) ou enfermeiro (a), como por exemplo, dentista, fisioterapia, te-rapia respiratória, radiologia, nutrição, etc. Em suas entrevistas, faça as seguintes perguntas:
           
a. Por que escolheu esta profissão?
           
b. Que faculdade (ou cursos) é preciso fazer para trabalhar em sua profissão?
           
c. Depois de terminar a faculdade/curso, quanto tempo demora para ter um registro, ou estar apto a exercer a profissão em sua área?
           
d. Qual é o aspecto que você mais gosta em seu trabalho? O que gosta menos?
           
e. Que dias da semana, e quantas horas diárias, você tem que trabalhar?
           
f. Que tipos de promoção você pode ter em sua carreira?
           
g. Que outros cursos você poderia fazer para completar seus conhecimentos sobre sua profissão?
           
h. Quais algumas instituições em sua cidade, que oferecem cursos na sua área?5.         Completar uma das seguintes atividades?
           
a. Visitar um consultório médico ou odontológico e fazer o seguinte:
            1) Observar as áreas de operação, tais como a área administrativa, labo-   ratório, salas de exames, salas de raios-X, etc.
            2) Pedir ajuda para alguém lhe apresentar o equipamento usado naquele consultório.
            3) Aprender os passos de uma consulta, desde o momento em que em que o paciente chega à sala de espera até o momento em que deixa o consultório.
            4) Aprender como o médico/dentista examina o paciente, desde as anotações do histórico do mesmo, até o diagnóstico.
           
b. Fazer uma visita com um enfermeiro(a) que trabalhe a domicílio, e:
            1) Aprender os passos de uma visita a domicílio, desde quando o enfermeiro descobre algo sobre o paciente, até o momento em que relata o caso a um médico.
            2) Observar o enfermeiro tirar os sinais vitais do paciente.
            3) Observar o enfermeiro dar instruções e medicamentos.
            c. Visitar uma área de hospital que trabalhe com exames ou tratamentos que não exigem internação, por exemplo: fisioterapia, raio-X, laboratório, etc. Faça o seguinte:
            1) Observar as diferentes áreas de atuação do departamento.
            2) Pedir que alguém lhe apresente o equipamento usado no departamento, e como funciona.
            3) Aprender os passos dados por um paciente quando vai àquele departamento.
            4) Quantas pessoas tem a equipe do departamento?
            5) O departamento funciona à noite?

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