segunda-feira, 11 de abril de 2011

Quem Somos?

Quem somos?

O clube de Desbravadores desenvolve atividades para juvenis de 10 a 15 anos. Esta é a idade das mudanças, e na maioria das vezes, as crianças não estão preparadas para o fato. Não entendem o que está acontecendo consigo e muitas vezes não são entendidas. Aparecem reações e mudanças físicas e sociais que nunca experimentaram.
O garoto começa a usar o porte, a palavra criança já não soa bem. A menina começa a mudar o comportamento diante do grupo. Passam a evitar o meio infantil e tentam se entrosar com os maiores e imitá-los. Não querem pertencer à sociedade dos guris, mas ainda não são aceitos no grupo dos jovens. É uma fase de instabilidade, quando o juvenil se sente sem lugar.
Geralmente há grande carência afetiva neste período, e é ai que muitos pais perdem seus filhos. O Clube de Desbravadores surge no cenário, abrindo um espaço próprio para agasalhar estes menores. Equilibrando alegria e aventura com regulamentos e princípios. Foi criada uma didática que desafia o espírito de aventura, alimenta a sede de descobertas e canaliza as energias.
Dentro de um programa de trabalho sério, num clima de alegria e muita amizade, tratamos de envolver o juvenil em grupo próprio à sua idade, encher sua adolescência de muita bagagem boa e ajudá-lo a atravessar melhor a difícil fase da puberdade. Procure conhecer melhor os Desbravadores. Vista simbolicamente essa camisa dando seu apoio. Nosso lema é: "Salvemos as crianças ou pereceremos com elas".
São juvenis de ambos os sexos que possuem objetivos e ideais bem definidos, os quais proporcionam um desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. São juvenis que possuem de 10 a 15 anos, mas desde o momento em que se tornam Desbravadores, aprendem a lei do amor próprio, do amor pelo próximo e do amor para com Deus.
O Clube de Desbravadores não é apenas uma organização regional, mas se trata de uma organização mundial.
Após ingressar num Clube de Desbravadores o juvenil tem a sua vida mudada. Todos os seus passos são cuidadosamente observados. Seu desempenho como aluno, seu comportamento na escola, em casa, seu relacionamento com os semelhantes e superiores, são cuidadosamente observados, por isso, todas as semanas, reúnem-se com o objetivo de serem avaliados, orientados e ensinados por líderes devidamente capacitados e treinados, que proporcionam momentos de aprendizagem, num programa desenvolvido pela Igreja Adventista do 7º Dia que visa unicamente a educação e formação para vida do juvenil.
Todos nós lutamos por um grande ideal, o de servir. Em nós estão impressas as marcas do patriotismo, que são notórias em todas as atividades que desenvolvemos. Somos apaixonados por nossas atividades e pela nossa luta que é cada dia maior para desenvolvermos bem todas as nossas tarefas e responsabilidades que nos são tão confiadas.
Por isso, ser um Desbravador é participar de uma grande aventura e ter uma vontade incrível de vencer na vida.
 
Os desbravadores são conhecidos em todo o mundo. Veja como se fala DESBRAVADORES em 17 línguas diferentes:
Desbravadores
Pathfinders
Conquistadores
Explorateur
Verkenner
Watafuta Njia
Eclaureur
Explorator
Palilenuee
Baanbrekers
Pfadfinder
Nvou Iboauak
Wachter
Exploratore
Mpisavalalana
Kwanhwehwefo
Mot Ba Lome A Ke

Em todo o mundo existem quase 1.300.000 Desbravadores. A idade desses juvenis varia de 10 a 15 anos. Reúnem-se 1 ou 2 vezes por semana para aprenderem a superarem-se mediante os programas e oportunidades que oferecem os Clubes locais, que são cerca de 44 mil Clubes ao redor do globo, em todos os países que tem presença adventista. O que equivale a 140 países.
O Clube de Desbravadores não proporciona somente divertimentos e tampouco é um serviço semanal para cuidar de menores. É um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que começou em 1950, e se desenvolveu com a única idéia de educar e formar o caráter.

Um bom Clube de Desbravadores ensina prontidão, limpeza, destreza física, mental, espiritual e serviço à comunidade (campanha do agasalho, campanha contra a fome, visitas aos necessitados, etc.).

Há precisão, seja nos trabalhos manuais ou nas especialidades. Existe respeito, cortesia e obediência de qualidade excelente. Há patriotismo e uma idéia clara dos deveres do cidadão. Há uma promessa de fidelidade à bandeira e compromisso com a comunidade.
Os desbravadores (que não tem nenhum vínculo com os escoteiros de Baden-Powell) oferecem variedade de experiências e oportunidades. É um serviço educacional, feito para formar belos caracteres juvenis.
 
Os desbravadores são garotos e garotas de 10 a 15 anos comandados por líderes que normalmente são acima de 16 anos, anunciando a esperança de um mundo melhor através da prática do ensino Cristão. Os desbravadores usam um uniforme com emblemas que representam seu conhecimento e treinamento, e marcham sob uma bandeira que carrega com ela o sonho de cada um deles: o perfeito desenvolvimento físico, mental e espiritual com coragem, pureza e lealdade.
Os desbravadores são cerca de 2 milhões atuando em mais de 130 países, com mais de 40.000 clubes locais. Os Clubes de Desbravadores existem desde 1950, é um programa oficial dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Eles crêem que a Bíblia é a palavra de Deus, um guia que induz à mais alta qualidade de vida e serviço ao próximo. Por isso, se distanciam de maus hábitos que causam danos à saúde ou à família e ajudam aos que passam por carências físicas ou emocionais. Eles confiam na Segunda Vinda de Jesus, que nos trará um tempo e um lugar de paz eternos, acima e além das coisas desse mundo. O que os motiva a buscar a cada dia uma vida cristã sem preconceitos. A lei sempre em vigor é a de amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo.
Eles vibram com as atividades ao ar livre, como: acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazem fogo sem fósforo, são hábeis em nós e amarras, entendem de primeiros-socorros, desenvolvem a auto-estima através de  ordem unida e marchas. A criatividade é despertada pelas artes manuais. Trabalham em equipe, são úteis a igreja e a comunidade. Participam ativamente de campanhas comunitárias de ajuda aos carentes. Amam a Deus e a pátria. Uma vez por ano eles se encontram no Campori, que é uma grande concentração de Desbravadores de varias regiões, para atividades conjuntas, amizades e instrução.
Se você ainda não é um desbravador, você está convidado a se unir a eles no ideal de servir a Deus e ser amigo de todos. Eles estão à disposição de todos, sem distinção de credo, raça ou situação social, e atendem a gostos que compreendem idealismo, aventura e amizade.

Estamos presentes em mais de 140 países, em aproximadamente 90.000 clubes e quase dois milhões de participantes. Somos uma grande família mantida pela organização mundial dos Adventistas.
Temos entre 10 e 15 anos, pertencemos a diferentes classes sociais, raças ou religiões, mas temos os mesmos princípios e interesses. Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus, que seus ensinamentos nos apresentam a verdadeira qualidade de vida e nos ensinam o serviço aos outros. Por isso, procuramos ajudar a todos os que passam por carências físicas ou emocionais, ao mesmo tempo que nos afastamos dos maus hábitos que fazem mal à saúde ou à família.
Nosso clube se reúne a cada domingo, desenvolvendo atividades que nos ajudam a estar bem preparados para enfrentar a vida, servir à comunidade e preservar a natureza. Nós vibramos com atividades ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, e escaladas. Aprendemos, inclusive, a cozinhar em meio a natureza, fazendo fogo sem fósforo.
Usamos um uniforme com emblemas que representam nosso treinamento, e marchamos sob uma bandeira que simboliza tudo o que sonhamos: o ideal de desenvolvimento físico, mental e espiritual, com muita coragem, pureza e lealdade.
Se você é daquelas pessoas que buscam o que existe de melhor na vida e acreditam no que Jesus Cristo ensinou, venha participar conosco. Nossa clube oferece idealismo, aventura e amizade do jeito que os jovens gostam. Não fazemos distinção de raça, crença ou classe social, mas somos uma organização internacional de jovens cristãos idealistas, sempre ao seu dispor.

 Ideais dos Desbravadores

VOTO
Pela graça de Deus,
Serei puro, bondoso e leal;
Guardarei a lei do Desbravador,
Serei servo de Deus
E amigo de todos
 
LEI
A lei do Desbravador ordena-me:
1. Observar a devoção matinal: Farei oração e leitura da Bíblia todos os dias.
2. Cumprir fielmente a parte que me corresponde: Cumprirei minhas tarefas e responsabilidades com honestidade.
3. Cuidar de meu corpo: Serei temperante, higiênico, caprichoso e dedicado ao manter minha forma física.
4. Manter a consciência limpa: Não farei nada que possa ofender a Deus e a outras pessoas;
5. Ser cortês e obediente: Serei bondoso, atencioso e educado com os outros
6. Andar com reverência na casa de Deus: Em qualquer reunião onde se fala de Deus me comportarei com respeito e silêncio.
7. Ter sempre um cântico no coração: Serei alegre e feliz, não dando lugar ao mau humor.
8. Ir aonde Deus mandar: Estarei sempre disposto a fazer o bem onde for chamado.
ALVO
A mensagem do advento a todo o mundo na minha geração

LEMA
O amor de Cristo me motiva
 
PROPÓSITO
Jovens pelos jovens, jovens pela igreja, jovens pelos seus semelhantes
 
OBJETIVO
Salvar do pecado e guiar no serviço
 
VOTO DE FIDELIDADE À BÍBLIA
Prometo fidelidade à Bíblia, à sua mensagem de um salvador crucificado, ressurreto e prestes a vir; doador de vida e liberdade
Hino oficial dos Desbravadores teve compositor o Pastor Henry Berg, o qual foi transcrito em 1952. A letra atual foi traduzida por Isolina Waldvogel, e sofreu pequenas alterações para haver uniformidade entre a silabação e a linha melódica.

HINO DOS DESBRAVADORES
Nós somos os desbravadores
Os servos do Rei dos reis
Sempre avante assim marchamos
Fiéis as Suas leis
Devemos ao mundo anunciar
As novas de Salvação
Que Cristo virá em breve
Dar o galardão

 Legião de Honra JA

Material Retirado do Manual de Guia da Divisão Sulamericana (2002)

Histórico: A Legião da Honra JA foi introduzida pela primeira vez num Concílio de Jovens, em 1953. O incentivo veio de uma citação de Ellen White em 1902. Esta declaração apareceu, primeiramente, no livro Testemonies, vol. 7, pág. 64, e pode também ser encontrada no livro Mensagem aos Jovens, pág. 270: "Moços e moças, leiam literatura que lhes dê o verdadeiro conhecimento, e que ajude toda a família. Digam firmemente: 'Não gastarei tempo precioso em leituras que não me trarão qualquer benefício e que não me prepararão para ajudar aos outros. Dedicarei meu tempo e pensamentos a adquirir preparo para o serviço de Deus. Fecharei meus olhos para as coisas pecaminosas e frívolas. Meus ouvidos são do Senhor, e não ouvirei o raciocínio sutil do inimigo. Minha voz não estará de forma alguma sujeita a uma vontade que não esteja na influência do Espírito de Deus. Meu corpo é o Templo do Espírito Santo, e todas as energias do meu ser serão consagradas a causas nobres'."

Legião da Honra
Eu, voluntariamente, desejo unir-me à Legião da Honra dos Jovens Adventistas e pela graça e poder de Deus irei:
Honrar a Cristo naquilo que escolho contemplar;
Honrar a Cristo naquilo que escolho ouvir;
Honrar a Cristo na escolha de lugares que decido ir;
Honrar a Cristo na escolha de amigos;
Honrar a Cristo naquilo que escolho falar;
Honrar a Cristo no cuidado do meu corpo.

 Requisitos para ser Membro do Clube

Para ser membro de um Clube de Desbravadores o Juvenil precisa:
1 - Ter entre 10 a 15 anos.
2 - Participar das excursões, passeios e reuniões regulares. Antes de entrar para o Clube, o desbravador deve concordar a participar e cooperar dessas atividades.
3 - O desbravador dever ser assíduo participantes das reuniões regulares.
4 - Os pais devem estar prontos a concordar e cooperar com o regulamento e atividades do Clube, como estabelecido na Ficha de Admissão do Desbravador
5 - Os desbravadores deve possuir e usar com regularidade o uniforme dos Desbravadores, deve ir as reuniões e eventos promovidos pelo Clube com uniforme completo, como solicitado pelo diretor do Clube.
6 - O desbravador deve estar pronto a participar em projetos de serviço comunitário e programas missionários.
7 - O desbravador deve viver de acordo com os princípios do Voto e da Lei dos Desbravadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário